fbpx

Como fazer seu planejamento anual para o ministério de louvor 

Como fazer seu planejamento anual para o ministério de louvor 

Se você é líder ou membro do ministério de louvor da sua igreja, este texto vai ajudar você a fazer um planejamento anual, com objetivos mensais, assim, ao longo do ano, você consegue se planejar para os eventos, estudos e avaliações com toda a equipe. Este cronograma pode servir para um guia para você organizar seus estudos e treinamentos. Ainda que você não seja da equipe de louvor, este guia pode te ajudar a organizar seu tempo para aprofundar seus estudos sobre louvor e adoração. Fizemos uma organização mensal, com apenas um objetivo por vez, assim você vai ver que não precisa ficar entulhado de serviço para conseguir um bom planejamento. 

Janeiro 

Levando em consideração que as primeiras semanas do ano podem ser diferenciadas, pois muitas pessoas estão de férias e as igrejas costumam mudar algumas lideranças, o primeiro mês pode ser um pouco “estressante”, com muitos objetivos e pouco tempo para iniciar os trabalhos, por isso, é importante se dedicar à oração e jejum, para que o Espírito Santo guie o ministério de louvor durante o ano. Dedique-se em santificação e oração neste início do ano. Na prática, faça uma avaliação de datas especiais, como aniversário da igreja, aniversário do pastor, programação de carnaval, etc. Conhecendo o calendário da igreja, fica mais fácil realizar sua programação. 

Fevereiro 

No mês de fevereiro, dedique-se a realizar, pelo menos, uma reunião com integrantes da equipe, e para apresentação de novos membros e apresentação. Você também pode concluir, no começo do mês, o planejamento anual, com as datas especiais definidas. Com esse calendário na mão, você consegue escalar os membros, se programar com antecedência para os ensaios, conferir quem poderá participar dos eventos e apresentações especiais. Além disso, faça uma reunião com a equipe para que todos se conheçam melhor, dê a oportunidade para ideias e conversas. Se houverem novos membros, apresente-os ao grupo e vice versa. Se achar necessário, agende novas reuniões. Defina, se o grupo quiser, uma agenda de reuniões da equipe também. 

Março 

Aproveite o mês de março para se dedicar à leitura. Leia um livro sobre louvor e adoração. Se você não conseguir ler o livro em um mês não tem problema, mas tenha a iniciativa de buscar um bom livro que fale sobre louvor e adoração. Esta leitura vai te ajudar a encarar o ministério de louvor com uma nova perspectiva. Existem muitos bons livros de louvor e adoração. Recomendamos o site da Amazon, onde você encontra diversos livros sobre o tema. Destacamos o livro “Mergulhando na adoração”, que é mais voltada para os membros do ministério de louvor da igreja. Outra obra que você pode comprar é o livro “Adoração na Igreja Primitiva”, que aborda o aspecto histórico da adoração. 

Para quem gosta de ebook, recomendamos “Voltando à essência da adoração”, que é barato, mas bem completo. Se você não sabe como ler um ebook, basta baixar o aplicativo Kindle, para celular, tablet e até mesmo para o computador tradicional. 

Abril 

Em abril, recomendamos que você já inicie o planejamento para o período de julho, levando em consideração que o período de férias pode afetar a formação da equipe de louvor. Esta organização deve ser relativamente fácil e rápida, por isso, se sobrar tempo, aproveite para terminar sua leitura e afinar o calendário do primeiro semestre. 

Maio 

Em maio, você pode ter uma agenda mais tranquila. Faça uma avaliação do planejamento do ano e de possíveis adaptações. Verifique se houveram mudanças no ministério de louvor, membros que saíram ou entraram. Se possível, faça uma nova reunião, para um balanço do ano. Verifique o repertório da equipe, se alguém deseja dar opinião sobre as músicas e ensaios.  

Junho  

Hora de ler mais um livro. Agora, dedique-se à leitura de um livro de teologia, fé ou de crescimento espiritual geral. Um bom livro, que você pode adquirir na Amazon, é “Até que nada mais importe”, do pastor Luciano Subirá. Aliás, os livros dele são ótimos. Outra dica é “Maturidade: o acesso à herança plena”. Indicamos também o livro “O temor do Senhor, o segredo para conhecer Deus na intimidade”, de John Bevere. Aproveite o mês de junho e a proximidade das férias de julho para ler um livro que te faça crescer espiritualmente. Não precisa ser necessariamente de adoração e louvor, pode ser algo relacionado ao Espírito Santo, um livro de teologia ou até mesmo de família. O importante é ter um material que te faça crescer como cristão também. 

Julho 

O meio do ano passou. O mês de julho marca o início do segundo semestre. Aproveite para fazer seus agradecimentos ao grupo. É um período para renovar os ânimos, avaliar o primeiro semestre e definir o segundo semestre. Em julho, pode ser que muitos membros do ministério de louvor estejam de férias, portanto é importante você deixar claro que todos são importantes para a equipe e que todos devem se sentir bem em fazer parte do grupo. 

Agosto 

Inicie planejamento para o final de ano, apresentação de Natal e Ano Novo. As apresentações de fim de ano costumam ser grandiosas e envolvem muitos grupos, membros e ministérios da igreja. Não deixe para organizar o Natal e Ano Novo para os últimos meses. Já faça um levantamento de quem poderá participar, trace ideias de apresentações e defina um ponta pé inicial, como um tema, um enredo e as músicas que devem ser tocadas, por exemplo. 

Setembro 

Vamos para mais um livro? Desta vez, você pode ler um livro sobre criatividade, técnicas musicais e instrumentais, por exemplo. Agora é hora de você renovar seus conhecimentos técnicos. Faça um levantamento de estudos e livros sobre técnicas musicais. Em setembro, dedique-se a renovar seu conhecimento sobre música, pesquise por novos grupos e cantores gospel, novas músicas. Enfim, use este período para aprimorar sua parte técnica.  

Outubro 

Durante o mês de outubro, foque em ensaios e reuniões para fortalecimento da equipe. Talvez, ao longo do ano, alguns imprevistos tenham ocorrido, por isso é fundamental lembrar que o ano está acabando e motivar a equipe para as apresentações de fim de ano. Faça um “intensivão” de ensaios para o fim de ano. Tenha bom ânimo e motive a equipe. 

Novembro 

Iniciar planejamento para os primeiros meses do próximo ano, pelo menos até o carnaval. Neste período, os ensaios de fim de ano continuam, mas já comece a pensar no próximo ano. Pense nos primeiros meses, tente deixar tudo organizado até o carnaval, pelo menos, assim, vocês terão uma grande chance de se organizarem nas primeiras semanas do ano, sem ficarem “de cabelos em pé”. 

Dezembro 

Dezembro é tempo de agradecimentos e unir a equipe para celebrar o ano. Com as apresentações chegando, o clima do grupo deve estar mais tenso, com algumas pessoas nervosas e outras ansiosas. Tente deixar todos tranquilos, sem encher ainda mais a agenda. Dê tranquilidade e conforto à equipe do ministério de louvor. 

Esperamos que este planejamento ajude você e o ministério de louvor de sua igreja a manterem uma agenda produtiva e eficiente, evitando imprevistos, tensão e desânimo no grupo. Em nosso site, temos dezenas de outros textos que podem te ajudar a liderar, e participar, do ministério de louvor. Eis alguns exemplos: 

Recomendamos também, que acesse as seguintes postagens:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *