fbpx

A paz de Deus, segundo a Bíblia 

A paz de Deus, segundo a Bíblia 

Neste texto vamos ver o que significa a paz de Deus, de acordo com as Escrituras Sagradas. Veremos que não se trata apenas de um momento de sossego, mas em nos sentirmos tranquilos, certos de nossa fé, independente de situações ao nosso redor, por isso, por exemplo, milhares de cristãos mortos na idade média, e ainda hoje por grupos radicais de outras religiões, sentiam-se em paz mesmo em situação de perseguição, e até quando estavam frente à morte, pois a certeza da vida eterna é o combustível que os mantinham com o foco em uma paz, uma certeza, que excede todo entendimento. Essa é a paz de Deus, que queremos para nossa vida. 

Você pode usar este estudo para diversas situações, mas nosso foco, hoje, será associar essa paz de Deus com o louvor e adoração, pois quando somos transbordados por esta paz, o louvor flui em nós, como rios de água viva porque somos levados a uma atmosfera que está além daquilo que vivenciamos, do que vemos e sentimos. Quando você é inundado por esta sensação, inexplicável, seu espírito, sua alma, é levada a adorar ao Criador de todas as coisas, pois somos conectados ao que está além do nosso entendimento. Por isso, aliás, o jejum e a oração também são fundamentais para rendermos o perfeito louvor, pois precisamos, constantemente, nos conectarmos com o que está além deste mundo. Caso contrário, nosso louvor é “Impedido” pelos nossos medos, angustias e aflições. 

Paz não é apenas ausência de guerra 

Se você estiver em Israel durante um feriado religioso, como o Yom Kippur, por exemplo, você verá ruas tranquilas, lojas fechadas, tudo em paz. Aqui no Brasil, o Natal é, provavelmente, o feriado que mais nos remete a essa sensação de tranquilidade. A maioria das pessoas está em férias, ou não trabalham, as famílias estão reunidas e pouco movimento vemos nas rodovias e autovias. Mas, logo, tudo volta à antiga agitação. Não conseguimos viver o tempo todo tranquilos, ainda mais em um país tão violento como este. Tão logo alguns dias de sossego passam, os dias agitados retornam. Não apenas pelo estudo e trabalho, mas chegam as doenças, falecimento de parentes queridos, entre outras situações deste tipo. 

Em contra partida, como dito no começo, mesmo em dias de perseguição, cristãos que viveram a fé intensamente viveram com a paz de Deus mesmo quando a situação parecia desastrosa para eles. Jogados aos leões, em navios (mais tarde, durante a Revolução Francesa), prisões ou outros tipos de castigo, os cristãos que tiveram verdadeira experiência com Jesus não se amedrontavam com essas situações, pois viviam uma verdadeira paz, que não somos capaz de explicar logicamente. 

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Filipenses 4:7 

Ao escrever aos Filipenses, Paulo explica que Jesus nos oferece uma paz que excede, ou seja, supera todo entendimento. Em outras palavras, não somos capazes de explicar a paz de Deus, somos apenas levados a usufruir desta paz, quando temos intimidade com o Pai. 

O termo hebraico Shalom 

A partir deste contexto de englobar muito mais do que nosso entendimento, podemos entender por que o termo “Shalom” (paz) e tão utilizado na Bíblia e ainda hoje entre os judeus (e cada vez mais por cristãos). Embora nossa tradução para o português seja simplória, o termo hebraico é muito mais complexo que isso. De acordo com Aviezer Ravitzky, colunista do site “myjewishlearning”, o termo tem uma conotação de santidade e plenitude, tendo relação com o termo “shelemut”, que é traduzido por perfeição. Portanto, o termo “shalom”, que usamos rotineiramente, sem ter noção de sua complexidade, é uma palavra que remete a uma paz santa, sem igual, completa. Assim, como a paz que excede todo entendimento. 

A paz de Deus, que devemos compreender, para buscar, é uma paz completa, que nos remete a uma noção de espiritualidade acima deste mundo. Quando buscamos intimidade com o Senhor, através de leitura bíblica, oração, jejum e consagração, estamos buscando esta paz que excede todo entendimento, que só é possível quando estamos alinhados com Cristo. 

A lei da verdade esteve na sua boca, e a iniquidade não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão, e da iniquidade converteu a muitos. Malaquias 2:6 

Neste versículo vemos que o termo “paz”, shalom, como um complemento de uma vida longe da iniquidade. Portanto, lemos que essa relação, sobre a paz de Deus, é complementada pela consagração de todo o ser 

Jesus é a personificação da paz 

Em João 14 lemos um discurso muito significativo de Jesus. Ele fala sobre o Espírito Santo, sua missão e nos explica que ele é a paz que veio ao mundo, para nos revelar e restaurar a comunhão com o Criador. 

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. João 14:27 

A verdadeira paz de Deus, completa, o Criador estabeleceu com o ser humano foi restaurada através do Messias, que nos tirou a culpa do pecado. Por isso, o termo shalom é mais completo que uma paz simplesmente. Neste contexto, Jesus não fala apenas de paz, mas está falando de unidade, comunhão, de segurança. Quando tempos comunhão com Cristo, ele nos oferece sua paz, a tal ponto que vivemos focado em sua missão e não nos perigos e aflições de nosso dia a dia. 

Como podemos viver a paz de Deus? 

Se você está atribulado, confuso, incerto, assegure-se em sua fé em Cristo, pois apenas nossa fé é capaz de compreender a paz de Deus, pois não podemos centrar nossas forças nas aflições deste mundo. Sem esperar, confiar, na promessa de vida eterna, viveremos ansiosos, preocupados. Mas quando entendemos que fomos criados com um propósito e que, acima de tudo, precisamos do perdão de Jesus e de suas palavras para caminharmos, então conseguimos aquietar nosso coração; 

A oração, o jejum e a leitura bíblica são fundamentais para vivermos esta experiência de termos a paz de Deus, pois a partir daí, conseguimos louvar e adorar a Deus com todas as nossas forças e com todo o nosso entendimento. 

Vivendo esta comunhão com o Eterno e testemunhando seu amor, através do louvor e da adoração, conseguimos transmitir para outras vidas o real sentido da criação. Enquanto o mundo vive cada vez mais incerto, sem um padrão de certo e errado, correto e ético, a Palavra de Deus nos traz uma direção. Ainda que todos critiquem, tirem sarro ou duvidem, é com essa certeza, de que o Eterno nos deixou um manual de instruções, que conseguimos encontrar a verdadeira paz de Deus. 

Procure, em sua rotina, um tempo para orar, respire, leia a Bíblia, viva com alegria, certo que o Senhor está conduzindo seu coração, para que você tenha a oportunidade de testemunhar seu poder. E, através de seu louvor, o Senhor vai ser engrandecido. Quando você vivenciar esta paz que excede todo entendimento, você vai ter certeza que adorar a Deus é uma forma de vida que não pode ser mudada. 

Se você tem alguma dica, ou testemunho, para que outros leitores possam desfrutar da paz de Deus, deixe um comentário. 

Explore nosso site e encontre outros textos que vão te ajudar a viver esta paz fora do comum. Eis algumas sugestões. 

 
Compartilhe

Um comentário em “A paz de Deus, segundo a Bíblia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *