fbpx

Como devemos adorar a Deus ?

Como devemos adorar a Deus ?

Percorrendo toda a Bíblia percebemos que não podemos definir o que é louvor ou como devemos adorar a Deus de forma categórica, simples. Não podemos dizer que existe uma única forma de louvar a Deus. A complexidade do Criador pode ser observada através das Escrituras, pois em nenhum momento há uma forma rígida de seu agir, ou de nosso relacionamento com Ele. Isso mostra que o Senhor é dinâmico e sonda mesmo o nosso coração, por isso, não podemos tratar nosso relacionamento com Ele de forma rígida. Neste estudo sobre como devemos adorar a Deus, vamos abordar aspectos que a Bíblia nos revela sobre uma adoração sincera e que mova o coração de Deus.  

Neste texto, abordamos sete aspectos que nos levam a louvar o Eterno de coração. Se você quer preparar um estudo ou uma pregação sobre como devemos adorar a Deus, você pode listar estes itens para montar o seu esboço. 

1- Viver em adoração 

A Bíblia não nos orienta a uma cerimônia religiosa para adorar a Deus, mas nos guia a viver inteiramente voltados à sua vontade. Não podemos dizer que louvamos a Deus, se nossa rotina, nosso comportamento não reflete isso. 

Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel. 1 Reis 2:4 

Uma pista que a Bíblia nos dá de como devemos adorar a Deus é que precisamos viver nossa fé fervorosamente, com ânimo. 

2- Ação humana 

A adoração é uma ação humana. Deve sair de nós. A Bíblia nos dá mais algumas dicas de como adorar a Deus, ao nos mostrar como as criaturas celestiais também louvam ao Senhor. Você pode ler Isaías 6, por exemplo. Em Salmos também temos outro exemplo. 

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Salmos 19:1 

Se nosso papel é contemplar eternamente o Senhor, as criaturas celestiais servem de exemplo de como aqueles que já contemplam a face de Deus, o louvam, por isso, devemos nos empenhar em adorar a Deus contemplando a eternidade. 

3- Aspectos globais 

Analisando o item anterior, ação humana, e a primeira, viver em adoração, podemos compreender que o nosso louvor não é um momento separado em nossas vidas, mas é o resultado de uma busca pela santificação. Devemos buscar fazer a vontade de Deus em todas as áreas de nossa vida, assim mostramos que queremos realmente agradar o coração do Pai, para adorá-lo. 

Em um de seus sermões, Jesus adverte que a vida religiosa não é uma parte separada de nossa vida social. 

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Mateus 23:23 

Rituais não superam nossas ações.  

4- Respeito 

Embora o Novo Testamento não nos oriente sobre “usar roupas” para adorar a Deus, o Antigo Testamento nos traz uma observação sobre isso, em êxodo 28:2 a 40. A roupa descrita aqui mostra que é preciso uma coerência sobre o respeito a Deus. Isso pode não significar um traje especial, pois podemos louvar a Deus mesmo sem roupas especiais, mas quando dobramos nosso coração a Deus, a nossa inclinação nos levará a buscar ao Senhor de uma forma respeitosa. Podemos não ter roupas ou palavras especiais, mas não podemos deixar que nossa relação com Deus caia no “ridículo”. Não podemos forçar uma “informalidade” para mostrar aos homens que podemos falar com Deus como quisermos, ou sendo engraçadinhos. Essas informalidades podem ocorrer de forma natural, mas devemos nos lembrar sempre do respeito ao nosso Senhor. 

5- Reconhecimento 

Não podemos, nunca, nos esquecer da grandiosidade do Eterno e de sua misericórdia, concretizada na cruz de Jesus, seu Filho. Reconhecer nossa natureza pecadora e nossa dependência de Deus é um caminho definitivo para o louvor verdadeiro. A Bíblia nos ensina como devemos adorar a Deus sempre nos alertando para o amor e a soberania do Criador. 

Apesar de termos uma aliança eterna com Ele, não podemos nos esquecer que esta aliança parte exclusivamente da bondade de Deus e não de nosso merecimento.  

6- Apenas o Criador é digno de adoração 

Seja na antiga aliança, seja na nova, as escrituras sempre deixaram bem claro como devemos adorar a Deus como único Senhor. No Antigo Testamento, Ele se revelou ao povo de Israel como YHWH (traduzido por Javé ou Jeová, na maioria das versões em português). Mais tarde, sua graça se revelou através de Jesus. Após sua morte e ressurreição, revelou-se por completo como Pai, Filho e Espírito Santo. 

Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso. Êxodo 34:14 

Adoração a deuses falsos é sempre comparada com o adultério na Bíblia. Isso mostra a insatisfação do Senhor com a adoração pagã. 

7- Sinceridade 

Desde Gênesis a Apocalipse, a Bíblia nos orienta como devemos adorar a Deus com um coração sincero, ou seja, sem interesses. Muitas vezes, buscamos a Deus interessados no que Ele pode nos oferecer, em busca de um “milagre urgente”, ou qualquer outra coisa do tipo. Precisamos estar sempre com um coração sincero em buscar a Deus por sua grandeza e amor, reconhecendo que o ato de Cristo na cruz foi o maior ato de amor que pudemos receber. 

Se você quer deixar sua opinião sobre como devemos adorar a Deus, para enriquecer esta palavra, deixe seu comentário. 

Em nosso site, temos dezenas de textos que podem te entender como devemos adorar a Deus, eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Como devemos adorar a Deus ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *