fbpx

Quem foi Moisés Parte 3: Moisés e a sarça ardente

Quem foi Moisés Parte 3: Moisés e a sarça ardente

Esse resumo de aula sobre Moisés e a sarça ardente é um dos melhores da internet. Pode ser usado para crianças ou adultos. Com algumas curiosidades sobre a história, podemos aprender muito com este texto. Estamos dando sequência sobre a história de Moisés, focando os principais pontos. Quando estudamos a vida de Moisés, um dos pontos cruciais é quando ele recebe o chamado, justamente através da sarça ardente. Com esta passagem aprendemos a confiar em Deus e seguir sua voz. Mesmo quando achamos que somos pequenos ou incapazes de executar uma tarefa, Deus nos fortalece, se esta for sua vontade. Por isso, Moisés teve uma transformação de vida quando teve este encontro com o anjo do Senhor, através da sarça ardente. 

Texto base: Êxodo 3 a Êxodo 4:18 

Objetivo: ensinar às crianças que devemos confiar em Deus para tarefas que achamos difíceis. 

Introdução 

Na aula passada aprendemos mais um pouco sobre a história da vida de Moisés. Aprendemos que ele era um dos príncipes do Egito, pois foi criado pela filha do faraó. Apesar disso, ele sabia que era hebreu; e os hebreus eram escravos no Egito, menos ele. Um dia ele estava andando pelo Egito quando viu um hebreu ser espancado. Ele foi, então, e defendeu o hebreu. Foi pra cima do egípcio e acabou matando o egípcio. Só que alguém tinha visto. No dia seguinte, quando ele viu duas pessoas discutindo, ele foi apascentar a situação, pra briga acabar, mas um dos dois disse – quem você pensa que é? Por acaso vai querer nos matar, como matou o egípcio. Ele ficou assustado e foi se esconder, pois se o faraó soubesse disso, poderia mandar matá-lo. 

História 

O tempo passou, cerca de quarenta anos, e Moisés continuava se escondendo no deserto, Ele foi trabalhar com seu sogro Jetro. Muitos anos se passaram e aquele faraó acabou morrendo e outro faraó virou rei do Egito, onde moravam os hebreus. Moisés ficou mais tranquilo. Além disso, ele não morava mais no Egito, morava por perto, mas não no Egito. Ele ajudava Jetro a tomar conta das ovelhas e um dia, teve uma experiência que mudou sua vida. 

Ele estava perto de um monte chamado Horebe, quando algo aconteceu. Ele começou a ver um arbusto em chamas, arbusto é uma árvore pequena, também chamada de sarça. Ele viu que a sarça pegava fogo, mas não se queimava, continuava inteira. Ele percebeu que aquilo não era normal. A situação de Miosés e a sarça ardente era muito especial. Ele então retirou suas sandálias e escondeu seu rosto. Naquela época eles faziam isso como sinal de respeito. Ele sabia que aquilo só poderia ser um milagre de Deus, por isso, ficou ali, esperando que algo mais acontecesse. 

Logo em seguida, ele ouviu o que Deus queria lhe dizer. O Senhor disse que Moisés deveria retirar o povo hebreu do Egito. O Senhor disse que salvaria os hebreus da escravidão do Egito. Não havia ninguém por perto, ali eram só Moisés e a sarça ardente. 

Ao ouvir aquilo, Moisés ficou com medo. Ele sabia que o exército do Egito era poderoso e que tentar fugir seria impossível. Ele não sabia muito bem o que fazer e, com medo, pergunto à sarça ardente – como eu poderia tirar meu povo do Egito? Quem sou eu para livrar os hebreus do faraó? 

Moisés estava com medo pois sabia que iria ter que enfrentar o faraó. Mas ele não sabia como. Ele deve ter pensado que teria que fazer uma guerra, ou então uma rebelião, só que os egípcios eram soldados treinados, já haviam participado de muitas guerras, mas os hebreus não. Eles eram escravos há mais de 400 anos, nunca tinha guerreado. Eles não participavam de guerras. Se eles tivessem que lutar contra o povo do Egito seria um desastre. Moisés ficou confuso e com medo. 

Moisés não podia acreditar e não tinha coragem para ir até os hebreus e dizer que ele tiraria os hebreus da escravidão. Ninguém ia acreditar que um senhor de 80 anos seria capaz de liderar um povo. 

Moisés falou para o Senhor, através da sarça ardente, que ninguém ia acreditar nele. Mas o Senhor lhe disse que faria alguns milagres para convencer o povo. Depois, mesmo assim, Moisés continuou com medo, dizendo que não sabia falar direito e que não poderia liderar um povo. Deus então lhe disse para chamar seu irmão Arão para ajudá-lo, Arão iria falar quando necessário e iria servir para dar confiança a Moisés. 

Moisés então, finalmente, concordou e foi falar com seu sogro Jetro. 

Conclusão 

Muitas vezes na vida achamos que não somos capazes de fazer algo. Moisés também ficou com medo quando Deus lhe disse que ele tiraria os hebreus do Egito. Então ele foi falar com seu sogro Jetro, que ele iria sair de sua terra e voltaria ao Egito para soltar o povo hebreu da escravidão do Egito. Jetro concordou que Moisés poderia sair de suas terras e voltar ao Egito para libertar os hebreus do Egito. 

Oração 

Na aula de hoje vimos que Deus pode nos chamar para fazer algo, e a gente ficar com medo. Devemos orar e pedir a Deus para que nos ajude e nos fortaleça a cumprir seus planos.  

Se você nunca pediu para Jesus ser o salvador de sua vida, vamos orar para ele te ajudar sempre, em todas as situações. 

Para complementar sua aula sobre Moisés e a sarça ardente leia também: 

 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Quem foi Moisés Parte 3: Moisés e a sarça ardente

  1. Que o Senhor continue te abençoando! as historias são ótimos guias para nos adultos que as vezes precisamos de um certo jeito de apresentar a bíblia aos pequenos.

    GRAÇA E PAZ

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *