fbpx

Aula bíblica – As 10 pragas do Egito

Aula bíblica – As 10 pragas do Egito

Com este resumo  sobre as 10 pragas do Egito você poderá dar uma boa aula para a escola bíblica dominical infantil de sua igreja, ou, por exemplo, levar o estudo para uma reunião de célula ou até para fazer uma devocional pessoal Neste texto, além da narrativa sobre o acontecimento bíblico, selecionamos algumas curiosidades que podem te ajudar a compreender melhor o contexto histórico e cultural de uma das histórias bíblicas mais conhecidas, as 10 pragas do Egito. Esta nossa aula vai terminar antes da fuga dos hebreus, quando celebraram a Páscoa. Se você quiser se preparar melhor para sua aula na EBD, você pode começar lendo o texto em Êxodo 4:18, para ter uma noção melhor dos acontecimentos antes da vinda das pragas. 

Texto base: Êxodo 5 até Êxodo 11 

Objetivo: ensinar às crianças que Deus tem interesse em acabar com nossas aflições 

 

Introdução 

Na última aula aprendemos sobre Moisés e seu irmão Arão, que moravam no Egito. Essa história aconteceu, mais ou menos 1450 anos antes de Jesus nascer, ou seja, há quase 3500 anos. Naquela época a nação mais poderosa da Terra era a egípcia. Muitos povos eram escravos dos egípcios e uma dessas nações eram os hebreus, os descendentes de Abrão, Isaque e Jacó. Os hebreus fabricavam tijolos para o reino do Egito. Na aula passada vimos que Deus falou com Moisés, através de uma sarça (um arbusto) ardente, ou seja, que pegava fogo, mas não queimava. O Senhor falou que Moisés iria libertar o povo hebreu do Egito, mas Moisés ficou com medo. Deus fez três milagres através de Moisés para os hebreus acreditarem que Moisés era mesmo escolhido por Deus para libertar o povo hebreu do Egito. 

Professor, se preferir, leia Gênesis 4 para lembrar os três milagres. 

Para baixar as atividades desta aula CLIQUE AQUI.

A história 

Depois desses três milagres, o povo confiou em Moisés, mas havia um problema. Moisés e Arão teriam que convencer o faraó egípcio a deixar os hebreus irem. Então, Moisés e Arão foram até o faraó e pediram para que ele deixasse o povo hebreu sair do Egito para voltar à terra deles, Canaã. Eles falaram “Senhor mandou que o meu povo (os hebreus) fossem ao deserto celebrar uma festa a Ele”. Claro que o faraó não deixou, afinal eram muitos escravos, que faziam muitos trabalhos para a nação do Egito.  O faraó disse “Eu não conheço o Senhor e não deixarei Israel fazer festa nenhuma no deserto. 

Naquele mesmo dia, o faraó ordenou aos seus soldados que os hebreus trabalhassem ainda mais. Até então, os hebreus só fabricavam os tijolos, agora, o faraó mandou que eles recolhessem a palha e ainda fizessem a mesma quantidade de tijolos. O faraó disse que os hebreus tinham muito tempo livre, por isso queriam ir fazer festa no deserto. 

Professor, lembre-se que naquela época, o faraó era visto como um deus, por isso, quando os hebreus lhe falaram do Senhor, o faraó não deu bola. O faraó achou que era um deus que não existia, como o de tantas outras civilizações. 

Quando o povo hebreu viu que o faraó mandou eles trabalharem mais ainda, ficou com raiva de Moisés e Arão, mas Deus avisou, novamente, Moisés que ele iria libertar o povo do Egito, então mandou Moisés e Arão irem falar novamente com o faraó, só que desta vez Ele já avisou que o faraó não aceitaria, por isso, iria transformar a água do Rio Nilo em sangue. 

Professor, em Gênesis 7, antes de lermos sobre as 10 pragas do Egito, lemos sobre o bordão de Moisés que virou uma serpente. Decidimos pular esta parte neste resumo, para não ficar uma aula muito extensa. Você pode optar ou não por relatar esta parte também. Se seus alunos têm menos de 10 anos, recomendamos que pule, para não deixar a aula cansativa. 

Moisés e Arão foram novamente pedir ao faraó. “Tenho pedido em nome do Senhor que deixe o povo hebreu ir celebrar no deserto, mas você não quer. Para você saber que o Senhor é o Deus verdadeiro, vou tocar com meu bordão (vara) no Rio Nilo e as águas do rio vão se transformar em sangue”. Então Moisés tocou no rio com seu bordão e as águas do rio viraram sangue. O faraó ficou admirado, mas ele chamou alguns magos do seu reino, que fizeram a mesma coisa. Então, o faraó achou que era só um truque e não deixou os hebreus saírem.  

Sete dias depois, o Senhor falou para Moisés ir falar novamente com o faraó. Desta vez, Ele enviaria um monte de rãs por todo o Egito, para o faraó ver que Moisés servia um Deus verdadeiro. Moisés e Arão foram até o faraó e pediram “deixe o meu povo servir ao Senhor, ou então, o Egito será infestado por rãs”. Arão estendeu seu bordão sobre as águas do Egito e começaram a surgir um monte de rãs. Todo lugar tinha rã. O faraó fico assustado, mas, de novo, os magos fizeram o mesmo. Só que ninguém conseguia parar com as rãs, então o faraó disse para Moisés “diga ao seu Senhor para que essas rãs saiam daqui. Se essas rãs forem embora eu deixarei vocês irem para o deserto para servir seu Deus”. Moisés orou para que as rãs fossem embora e elas foram. Só que depois que as rãs saíram, o faraó mudou de ideia e não deixou os hebreus irem para o deserto. 

Depois das rãs, Arão usou o seu bordão para tocar no pó do Egito e uma boa parte do pó virou piolho e os piolhos começaram a atacar os egípcios. Desta vez, os magos não conseguiram fazer o mesmo. Mesmo assim, o faraó não liberou o povo hebreu. 

Depois, Deus avisou Moisés que enviaria um monte de moscas por todo o Egito, menos numa região chamada Gósen, onde os escravos hebreus moravam.  Então milhões de mosca invadiram o Egito. Mais uma vez, Moisés pediu ao faraó para deixar os hebreus irem para o deserto fazer sua festa. O faraó disse que deixaria o povo ir, mas pediu que primeiro Moisés orasse a Deus para que as moscas fossem embora. Moisés orou e as moscas foram embora. No dia seguinte, o faraó mudou de ideia e não deixou os hebreus saírem para realizarem a festa que queriam. 

Então Moisés voltou ao faraó e disse “já que não deixa o povo ir, Deus enviará uma praga aos animais do Egito e uma boa parte deles morrerá de praga”. No dia seguinte, quase todos os animais do Egito estavam mortos com pragas. Mesmo assim, o faraó não deixou o povo hebreu sair. 

Depois disso, Moisés disse ao faraó “já que não deixa meu povo ir, o Senhor vai mandar úlceras (machucados e hematomas) em todos os egípcios. Então, todos os egípcios ficaram cheios de tumores. Mesmo com o povo sofrendo, o faraó não liberou Moisés e os hebreus. 

Então, Deus enviou a sétima praga. Primeiro, o Senhor avisou que os hebreus deveriam recolher seus animais e tomar cuidado, pois Ele enviaria uma chuva de pedras. Moisés foi então falar com o faraó. O curioso é que alguns egípcios ficaram com medo e recolheram seu gado. Então, naquele dia, caiu uma chuva de pedras e até fogo. O faraó chamou Moisés e disse que deixaria os hebreus irem, mas quando a chuva de pedras parou, ele voltou a trás e não deixou os hebreus saírem. 

Moisés foi falar de novo com o faraó e disse “até quando você quer ser humilhado pelo Senhor? Deixe o meu povo ir, ou então enviarei uma praga de gafanhotos, que vai acabar com as plantações do Egito”. Até os oficiais do faraó pediram para que o faraó deixasse os hebreus irem embora. O faraó então perguntou quem iria ao deserto, pois achou que eram somente os homens, mas Moisés disse que iriam os homens, mulheres, crianças e até o gado, então o faraó não deixou. Veio então um enxame de gafanhotos que devorou toda a erva do Egito. O faraó chamou Moisés e disse que deixaria o povo ir se os gafanhotos fossem embora. Moisés orou e os gafanhotos foram embora. Depois disso, o faraó voltou atrás e não deixou o povo ir. 

Mais uma vez, Moisés foi até o faraó e avisou “se você não deixar meu povo ir, o Egito viverá em trevas. Não haverá luz do dia”. Por três dias, o Egito ficou encoberto, cheio de trevas, parecia que não tinha noite e dia, apenas noite. Então, o faraó chamou Moisés e disse que deixaria o povo ir, mas quando o sol voltou a brilhar, o faraó desistiu e não deixou o povo ir. 

Então, o Senhor avisou Moisés que enviaria a décima, e última, praga. A última praga seria a pior de todas e depois dessa, o faraó não voltaria atrás. O Senhor avisou que todos os primogênitos, ou seja o filho mais velho, morreriam. Será que desta vez, o faraó deixaria o povo ir? Só que antes da décima praga chegar, Deus deu para Moisés um monte de ordens para o povo hebreu seguir. Na próxima aula vamos aprender quais regras foram essas. Vamos relembrar as 10 pragas do Egito: 

1- Águas que viraram sangue 

2- Rãs 

3- Piolhos 

4- Moscas 

5- Peste nos animais 

6- Úlceras 

7- Chuva de pedras 

8- Gafanhotos 

9- Trevas 

10- Morte dos primogênitos 

Conclusão 

O Senhor chamou Moisés e Arão para libertarem seu povo, os hebreus do Egito, mas o faraó era teimoso e não queria liberar os hebreus. Por causa disso, todo o povo sofreu muito com as 10 pragas do Egito. 

Muitas vezes, nós passamos por dificuldades na vida porque somos teimosos não queremos ouvir os conselhos de um homem de Deus, ou do próprio Senhor, que nos ensina todas as coisas através do Espírito Santo, e que revelou sua vontade nas Escrituras Sagradas. 

Oração 

Para ouvirmos os conselhos do Espírito Santo precisamos receber Jesus como Senhor de nossa vida, pois é o próprio Senhor Jesus que nos envia o Espírito Santo para habitar em nós e nos ensinar a vontade de Deus. 

Se você nunca orou pedindo para que Jesus seja Senhor e salvado de sua vida, podemos orar agora. 

Se você já aceitou Jesus como salvador e não quer ser uma pessoa teimosa, você pode orar comigo agora pedindo para que Deus nos dê um coração manso e disposto a ouvir e obedecer sua vontade. 

Para complementar sua aula sobre as 10 pragas do Egito, leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *