fbpx

A história de Jó infantil 

A história de Jó infantil 

A história de Jó pode ser ensinada para muitos propósitos diferentes. No ministério infantil, já falei desta aula para ser usada em uma sequência sobre o Fruto do Espírito, por exemplo. Também já falei sobre perseverança, sobre amar a Deus, sobre perseverança e sobre fidelidade, por exemplo.  

Portanto, esta é uma aula que podemos dar várias ênfases diferentes. Uma alternativa, também, é dividir a história de Jó em várias partes, assim, em cada trecho podemos focar um ensinamento diferente. Neste modelo de hoje, quero abordar três aspectos da vida cristã: cuidado com o que você ouve, longanimidade e não murmurar. Acho que estes são os ensinamentos mais evidentes da narrativa. 

  • Texto: Livro de Jó 
  • Objetivo: ensinar às crianças sobre ser paciente, sem ficar reclamando de tudo e confiar em Deus. 

Introdução 

Há muitos anos, um homem chamado Jó vivia com sua família. Ele tinha sete filhos e três filhas. Já pensou que família grande. Além disso ele era um homem rico. Deus tinha abençoado ele grandemente. Naquela época, a riqueza das pessoas era observada pela quantidade de animais que tinha. Jó tinha muitas ovelhas, camelos e uma grande criação de gado. Já pensou se você fosse uma das pessoas mais ricas do mundo? Ele e sua família vivam bem, sem problemas. Jó era muito feliz, assim como sua família.  

A história de Jó infantil

No entanto, um dia, tudo deu errado para ele. Primeiro, um de seus funcionários veio avisar que um povo inimigo havia atacado ele e roubado todo o seu gado. Logo em seguida, os funcionários chegaram para avisar que suas ovelhas e camelos também haviam morrido. Para piorar, um outro funcionário chegou logo em seguida e avisou a Jó que todos os seus filhos haviam falecido. 

Jó estava muito bem em um dia. De repente, ele estava triste, pobre e todos os seus filhos haviam morrido. Jó estava triste. Com certeza, ele não sabia o que fazer. Imagine você perder sua família, seu emprego. Sem saber o que fazer, sem ninguém para ajudar. Apesar de tantos problemas ele continuou servindo a Deus de todo seu coração. Não ficou reclamando ou perguntando “por que isso só acontece comigo? Eu estou fazendo tudo certo”.  Muitas vezes, quando os problemas aparecem, ficamos pensando “mas eu estou sendo obediente a Deus por que isso está acontecendo comigo?”. 

Como se não bastasse esses problemas, logo em seguida, Jó ficou todo doente, dos pés à cabeça cheio de feridas. Eram tantos problemas que até sua esposa ficou sem paciência. Ela disse que Jó deveria abandonar a fé e morrer. Jó não endureceu seu coração. Ele não ficou desapontado com Deus. 

Em seguida, três amigos de Jó foram visitá-lo, Elifaz, Bildade e Zofar. Primeiro, eles ficaram sete dias sem falar nada com Jó. Ficaram só observando. Depois, eles começaram a criticar Jó afirmando que ele estava passando por tantos problemas porque estava fazendo alguma coisa de errado. 

Eles ficaram um tempo discutindo, até que o próprio Senhor Deus falou com eles. Os amigos de Jó pediram desculpas para Jó e, depois, Jó orou por eles. 

PARA SALVAR E IMPRIMIR ATIVIDADES BÍBLICAS SOBRE JÓ CLIQUE AQUI

Conclusão 

Depois, Jó recuperou sua saúde, teve outros filhos e recuperou tudo. Aliás, Deus lhe deu em dobro tudo o que havia perdido. Jó viveu bastante e sua família foi muito abençoada. 

Aprendizado 

Nesta história de Jó podemos perceber três pontos importantes para nossa vida como cristãos. 

O que você ouve

Cuidado com o que você ouve: O primeiro ponto a se destacar nessa história de Jó é que precisamos tomar cuidado com o que ouvimos, podemos perceber que muitas pessoas tentaram desestimular Jó. Sua esposa e seus amigos tentaram enfraquecer a fé de Jó. Muitas vezes, nossos amigos, e até familiares, nos dizem palavras que nos entristecem. Precisamos manter nossa fé em Deus, nosso foco na Palavra em momentos de tristeza, de dúvidas ou de medo. Não podemos ser influenciados por pessoas que não tem compromisso com Deus. 

Longanimidade

Longanimidade: Uma vez falei sobre a história de Jó focando a longanimidade, pois estávamos ensinando uma sequência sobre o Fruto do Espírito. De fato, a história de Jó é perfeita para falar deste tema, paciência. Nesta aula aprendemos que Jó passou por muitos problemas, em todas as áreas. Muitas vezes, perdemos a paciência e até a nossa fé quando os problemas aparecem. Achamos que o fato de crer e amar a Deus nos mantém “blindados” contra os problemas. Nossa fé não é uma forma de evitar problemas, mas sim, uma forma de enfrentar os problemas com outra perspectiva, com mais força, sem fazer nada de errado, sem xingar ou sem querer se vingar das pessoas. 

Não murmure

Por fim, outra coisa que aprendemos nesta história de Jó é que não devemos murmurar. Jó tinha muitos motivos para ficar reclamando. Porém, ficar reclamando das coisas só nos deixa mais mal-humorado. Além disso, a gente incomoda as pessoas, deixando os outros mal-humorados também. Quando uma pessoa começa a reclamar, a gente contamina os outros. Os outros começam a ficar “reclamões” também. Independente de nossos problemas, precisamos ter palavras gentis, palavras de fé e de ânimo. 

Ao dar sua aula sobre a história de Jó, você pode escolher um ou dois tópicos mencionados aqui, caso seus alunos tenham até sete anos de idade, ou até mesmo esses três itens, caso seus alunos tenham de oito anos para cima. Em cada tópico, você pode dar algum exemplo pessoal também. 

BAIXAR ESTE MODELO DE HISTÓRIA DE JÓ INFANTIL EM PDF

Aprofunde seus estudos 

Se você é professor do ministério infantil, então, recomendo que você adquira a Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, que possui dezenas de modelos de aulas e informações. Assim, além de te ajudar a montar o modelo de aula sobre a história de Jó infantil, você poderá consultar muitos outros esboços de aula. 

Uma leitura essencial, é o livro Ministério Infantil não é Brincadeira, que nos fala sobre como superar as barreiras e medos para dar aula no ministério infantil com autoridade e criatividade. 

Seguem outros modelos de aula que podem te ajudar a complementar sua aula sobre a história de Jó: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *