fbpx

História de Neemias Infantil – Parte 1 de 2  

História de Neemias Infantil – Parte 1 de 2  

Normalmente, quando contamos a história de Neemias infantil, fazemos em apenas uma aula. Porém, para poder aproveitar todo o desdobramento da história de Neemias, vou dividi-la em duas partes. Se você seguir os modelos de aulas da Bíblia da Apec, para crianças, você vai ver que a história de Neemias infantil é dividida em quatro partes. Seria uma sequência de aulas sobre este interessante livro da Bíblia. Acredito, no entanto, que dividir essa narrativa em duas partes já é o suficiente para criarmos um enredo que não seja cansativo. Se você preferir, você também pode dar essa lição em apenas uma aula, depende da idade de seus alunos, do tempo que você tem em sua aula e de como você administra cada aula.  

  • Objetivo: Ensinar a criança a ser exemplo para os outros 
  • Texto bíblico: Neemias capítulo 1 ao 4 

Introdução da história de Neemias infantil

Neste modelo de aula, nosso foco será nosso relacionamento com outras pessoas. Vamos ver como a história de Neemias nos ensina a nos relacionar corretamente com os outros. 

Quem aqui já recebeu uma notícia triste? E quem aqui teve que enfrentar um problema que não gostaria de enfrentar? Pode ser uma doença, ou um problema de saúde da mãe, ou do pai. Quem sabe a perda de um bicho de estimação, ou até mesmo uma prova de uma matéria que você não estava conseguindo entender. Todos nós precisamos nos preparar para enfrentar alguns momentos tristes em nossa vida. Na história de hoje, vamos ver que devemos confiar em Deus para saber como superar esses momentos difíceis. Precisamos perseverar e pedir que Deus nos direcione a tomar as decisões corretamente. 

A história de hoje aconteceu há muitos anos. Mais ou menos, 400 anos antes mesmo de Jesus nascer. Naquele tempo a nação de Israel estava devastada. Os inimigos da Babilônia haviam invadido o país e feito todo o povo de Israel de escravo. Haviam invadido o templo e a cidade de Jerusalém. Um homem judeu chamado Neemias trabalhava para o rei desta nação, Artaxerxes, no palácio do rei. A cidade de Jerusalém ficou destruída por quase 70 anos. 

A Bíblia nos conta que isso aconteceu porque o povo de Israel estava desobedecendo a Deus. Mesmo com muitos alertas, o povo não se arrependeu, aí, uma nação rival invadiu e dominou Israel. 

A história de Neemias Infantil

O judeu Neemias, que trabalhava para o rei Artaxerxes, na cidade de Susã, que era uma das capitais da Babilônia, recebeu a notícia de que Jerusalém estava cada vez pior. Os muros e portões destruídos, as casas estavam praticamente vazias e o mato crescia por todo lugar. Ao receber as notícias, Neemias ficou arrasado. A cidade de seus pais e seus avós estava destruída. Não havia mais esperança de que Israel voltasse a ser um povo abençoado. Neemias ficou triste e ele mal conseguia trabalhar. Então, ele orou a Deus, demonstrando como estava triste. 

Após alguns dias, até o rei Artaxerxes percebeu que ele estava triste e perguntou o que estava acontecendo. Antes de responder, Neemias orou novamente e pediu ao rei que ele, Neemias, pudesse ir para a terra de Judá, para reconstruir Jerusalém. O rei concordou com ele e concedeu cartas e documentos para que ele pudesse realizar a tarefa. Naquela época, esses documentos serviam para que os soldados e autoridades do rei pudessem ver que Neemias não estava desobedecendo ao rei, ou se rebelando contra o rei. Aliás, os judeus já tinham tentado reconstruir os muros de Jerusalém e não conseguiram. 

Os adversários de Neemias

Quando Neemias chegou, dois homens, chamados Sembalate e Tobias, que não gostavam dos judeus, não gostaram de ver que Neemias estava lá. Embora Neemias ainda não tivesse falado que estava lá para reconstruir os muros da cidade, esses dois inimigos ficaram insatisfeitos. Somente depois de três dias é que Neemias começou a estudar o muro para ver como estava e como poderia reerguê-lo. 

Depois deste estudo, Neemias começou a animar o povo, chamando para reconstruir os muros. As pessoas que moravam naquela cidade, quase abandonada, começaram a se animar e decidiram que iriam colaborar com Neemias. Sembalate e Tobias ficaram com mais raiva ainda. Esses dois eram líderes de povos vizinhos e não queriam ver Israel se reerguendo. 

Quando Neemias e os judeus começaram a reerguer os muros, Sembalate e Tobias se juntaram para atacarem os judeus. Ao saberem que seriam atacados, o povo judeu ficou desanimado, mas Neemias começou a motivá-los. Mesmo sabendo do ataque, Neemias continuou firme o trabalho. Organizou as pessoas para resistir. Quando os inimigos perceberam que Neemias e os judeus já sabiam do ataque, eles até desistiram e não atacaram. 

Conclusão 

Apesar das tentativas dos inimigos de impedirem a reconstrução dos muros de Jerusalém, Neemias persistiu com o projeto. Na próxima aula, vamos ver que os inimigos de Neemias não desistiram e continuaram tentando impedir o trabalho de Neemias. 

Aprendizado 

Separei três pontos sobre esta aula. Dependendo da idade das crianças da sua sala, você pode ensinar somente um destes pontos, dois, ou, se as crianças já são de sete anos para cima, todos os três. Vamos lá: 

A primeira coisa que podemos perceber é que Neemias sempre orava para dar uma resposta. Antes de responder ao rei, ele orou. Não sabemos, ao certo, se isso aconteceu imediatamente, ou se ele se retirou para orar, mas fica a lição de que precisamos orar mesmo na frente dos outros. Muitas vezes, sentimos vergonha de orar pelo nosso lanche, por exemplo, na frente dos amigos da escola. Jesus nos ensinou que não devemos nos envergonhar de seu nome. Quando oramos na frente dos outros, demonstramos nossa fé e até podemos servir de exemplo para as outras pessoas. 

Neemias morava com o rei, ele trabalhava para o rei. Não tinha motivos para se preocupar com a cidade de Jerusalém. Ao ler essa história de Neemias infantil, aprendemos que devemos nos importar com os outros. Neemias se preocupou e até arriscou sua vida para ajudar os outros. Devemos seguir este exemplo. Muitas vezes, nos preocupar com os outros vai exigir esforço e dedicação. Não podemos nos acomodar com nossa vida e deixar que cada um viva com seus problemas. 

Por fim, aprendemos que devemos ser uma boa influência. Neemias liderou o povo na reconstrução do muro, dando ânimo e demonstrando coragem mesmo quando sofreu ameaças. Quando demonstramos nossa fé, animamos as pessoas abatidas ou tristes, nos tornamos boas influências e as pessoas podem conhecer o amor de Deus através de nós. Podemos ser boa influência ajudando pessoas tristes, ou alunos novos em nossa escola, por exemplo. 

A história de Neemias infantil – Parte 2

Atividades Bíblicas sobre Neemias

Como aprofundar seus estudos

Se você é professor do ministério infantil e deseja elaborar aulas completas, cheias de informações adicionais e curiosidades, então, você precisa adquirir a Bíblia de Recursos para o Ministério Infantil.

Outra dica de leitura é o livro Pastoreando o coração do líder de crianças, que traz diversas informações práticas para o seu dia a dia de professor.

Se você quer um material gratuito, então baixe a minha apostila para o Ministério Infantil, com dezenas de aulas prontas e atividades para cada aula.

Em nosso site temos mais de 80 modelos de aulas prontas como esta sobre a história de Neemias infantil. Veja alguns exemplos. 

 
Compartilhe

Um comentário em “História de Neemias Infantil – Parte 1 de 2  

  1. Gostei muito tenho muita dificuldade para apara acha material acha material para criança obrigado por mim da essa bênção

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *