fbpx

Aula para escola bíblica infantil – José vira governador

Aula para escola bíblica infantil – José vira governador

Este modelo de aula para escola bíblica infantil ficou muito bem feito. Os detalhes e curiosidades são bons até para os adultos. Se você é professor do ministério infantil de sua igreja, leia este texto com atenção e, depois, faça um estudo em sua bíblia, para complementar seu conhecimento. Preparamos esta aula para escola bíblica infantil sobre a vida de José no Egito, baseando-nos no capítulo 41 de Gênesis. Se você achar melhor, para preparar bem a sua aula para escola bíblica infantil, você pode ler o capítulo 40, que narra a vida de José na prisão e a interpretação de sonhos que fez do chefe dos padeiros e do chefe dos copeiros. 

Em nosso site, separamos dezenas de atividades para colorir sobre as histórias bíblicas. Para ver as atividades desta lição CLIQUE AQUI

Introdução 

Crianças, quem aqui já foi injustiçado por alguém? Alguém já foi acusado de fazer alguma coisa que não fez? É muito chato quando alguém acusa a gente de ter feito algo que não fizemos, não é mesmo? 

Professor, neste ponto da aula para escola dominical infantil você pode dar um exemplo pessoal de alguma vez que foi cobrado por algo que não foi você quem fez. Pode ser um caso de quando você era criança. Mas ressalte que você ficou muito triste e até com raiva das pessoas que o acusaram. 

Quando isso acontece a gente fica com muita raiva. E a gente fica até com vontade de nos vingarmos das pessoas que estão nos acusando, não é mesmo? 

Na aula de hoje vamos aprender um pouco sobre uma pessoa que passou por isso. Quem lembra da aula passada? Na aula passada aprendemos sobre a vida de José. 

Nós já vimos que os irmãos dele tinham inveja dele e o venderam como escravo para uma caravana de beduínos que passava no deserto e ia para o Egito. Depois, no Egito, a mulher do guarda Potifar acusou José de tentar agarrá-la, quando na verdade foi ela que tentou agarrar José, que foi preso por causa disso. 

Lá na prisão, José começou a ajudar o carcereiro a organizar as coisas e o próprio carcereiro colocou José para ajudá-lo a comandar os prisioneiros. 

A aula 

Depois de dois anos na prisão, uma situação mudou a vida de José de novo. O Faraó teve um sonho muito esquisito e pediu para seus conselheiros interpretarem o sonho. Ele queria saber o que aquele sonho significava. Ninguém conseguia interpretar. O copeiro, que trabalhava na casa do faraó, disse ao rei que na cadeia tinha uma pessoa que sabia interpretar sonhos. O copeiro disse isso porque José já tinha interpretado o sonho do próprio copeiro. O faraó mandou, então, que chamassem José. O rei do Egito já havia chamado seus conselheiros e sacerdotes para tentarem interpretar os sonhos, mas ninguém conseguiu. 

Uma curiosidade interessante para adultos e crianças pode ser lida no versículo 14. Ali, lemos que, quando José foi chamado, ele se barbeou. No Egito antigo, os egípcios raspavam o pelo todo do corpo. Somente os estrangeiros tinham barba. Esse costume é facilmente identificado nos hieróglifos encontrados. Os egípcios sempre estão “lisos” e os estrangeiros, principalmente da terra de Canaã e Palestina, sempre foram desenhados com barba. Se seus alunos têm sete anos ou mais, você pode contar essa curiosidade em sua aula para escola bíblica infantil. 

Quando José chegou, o faraó explicou que teve dois sonhos muito curiosos e que ninguém conseguia interpretar. Primeiro, ele sonhou com sete vacas gordas. Elas pastavam e eram muito bonitas, mas aí, chegaram sete vacas magras e famintas. As sete vacas magras devoraram as vacas gordas. No outro sonho, o faraó sonhou que haviam sete espigas de milhos bonitas e formosas, mas, de repente, sete espigas magras e feias nasceram por cima das espigas bonitas. 

José, então, explicou o sonho ao faraó. Ele disse que os dois sonhos significavam a mesma coisa e ele sonhou duas vezes o mesmo significado porque Deus iria fazer aquilo rapidamente. As sete vacas gordas e as sete espigas bonitas representavam sete anos de fartura. As plantações seriam abundantes e o Egito teria comida de sobra. As sete vacas magras e as sete espigas de milho feias representavam sete anos de fome que viriam depois, e “devorariam” tudo o que havia restado dos anos fartos. 

Depois de explicar o sonho, José ainda deu um conselho ao faraó, dizendo. 

“O rei deve colocar administradores sobre toda a terra do Egito, e começar a guardar um quinto de tudo o que for colhido. Enquanto houver fartura, junte comida para os tempos de fome. Os administradores devem colher um quinto de tudo e guardar, assim, nos tempos de fome, teremos o que comer.”  

Outra curiosidade que você pode mencionar em sua aula para escola bíblica infantil é que estes administradores colheriam um quinto de todo produtor do Egito, é como se fosse um imposto. Normalmente os administradores pegavam bem menos que um quinto, portanto, aquela ordem poderia gerar conflitos, mas nada disso aconteceu. Tudo ocorreu bem. 

Ao ver que José era sábio, o faraó decidiu que José comandaria essa função. Ele que iria supervisionar tudo. O faraó lhe deu roupas de governador, e lhe entregou um anel de autoridade. Os anéis, naquela época, era como se fosse um documento real para que todos soubessem que aquela pessoa era nomeada pelo rei. Com o anel, José poderia dar ordens em nome do faraó. 

Os administradores começaram a recolher um quinto de toda plantação do Egito e guardar em granéis, silos e galpões. Quando isso aconteceu, José tinha trinta anos de idade. 

Ao ler os versículos 43 ao 46 podemos analisar várias outras curiosidades bíblicas. Primeiro, o faraó deu um carro a José. No Egito, somente autoridades como o próprio faraó, e os líderes dos exércitos tinham esse privilégio. Depois, lemos que José mudou de nome, assim era considerado cidadão egípcio e não mais estrangeiro. O faraó ainda lhe deu uma esposa, que era filha de um sacerdote importante, assim a linhagem dos filhos de José seria garantida como egípcia de alta classe.  

Conclusão 

Assim, o Egito passou sete anos de fartura e as autoridades se prepararam, guardando um quinto de toda produção do país. Em seguida vieram sete anos de fome, mas como havia bastante comida guardada, o governo do Egito começou a vender esta comida para o povo e até para os estrangeiros.  

Na próxima aula veremos que a fome chegou até Canaã, onde moravam os irmãos de José. Lembram o que os irmãos de José fizeram com ele? E quem lembra o sonho que José teve sobre as estrelas, lua e sol? 

Na próxima aula vamos ver que os irmãos de José precisaram comprar comida do Egito e veremos o que José fez com seus irmãos. 

Oração 

Na aula de hoje vimos como é importante confiar em Deus, pois José, mesmo na prisão, não desanimou e não ficou com raiva dos outros, continuou fazendo as coisas corretamente. Assim como José, muitas vezes acontecem coisas ruins conosco e ficamos tristes, mas hoje aprendemos a ficar tranquilos e confiar em Deus. Agora vamos orar para que Deus nos ajude a ter estratégias para superar os problemas que enfrentamos. 

Também vamos orar por quem nunca teve a chance de pedir para que Jesus seja o salvador de sua vida, assim, temos a chance de sermos usados por Deus e, o mais importante, teremos a certeza da vida eterna. 

Para complementar sua aula, leia também : 

 
Compartilhe

3 comentários sobre “Aula para escola bíblica infantil – José vira governador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *