fbpx

Lição bíblica – A tentação de José

Lição bíblica – A tentação de José

Neste modelo de lição bíblica vamos falar sobre a tentação de José na casa de Potifar, narrada em Gênesis 39. Este resumo para crianças serve para adultos também, pois contém algumas curiosidades importantes para entendermos essa narrativa, que é uma das passagens bíblicas no antigo testamento mais conhecidas. A forma como José resistiu e venceu a tentação e mesmo assim foi injustiçado, nos faz pensar em como, muitas vezes, apesar de fazermos o que é correto, de acordo com a bíblia, somos injustiçado e parece que as coisas não acontecem como gostaríamos. A história de José é um texto para refletirmos sobre muitos assuntos. 

Se você está seguindo nossa sequência de estudos, você deve ter falado de José na aula passada para seus alunos. Se você chegou agora ao site e quer conhecer melhor nossos estudos, acesse também nosso modelo de lição bíblica sobre José sendo vendido pelos irmãos como escravo. Na sequência, vamos às informações desta lição bíblica sobre a tentação de José. 

Para ver nossas atividades e desenhos para colorir para esta aula CLIQUE AQUI

Texto base: Gênesis 39 

Objetivo: ensinar que devemos resistir às tentações, não importam as consequências. 

Introdução 

Quem aqui já viu alguns amigos chamando outros para fazerem coisas erradas? Quando alguns amigos nossos nos chamam para fazer algo que sabemos que é errado, muitas vezes a gente fica com vergonha ou com medo de não fazer, e acabamos fazendo aquilo que é errado só pra agradar os colegas. Falamos palavrão, arrumamos briga, tiramos sarro de alguém, pegamos algo que não é nosso, e assim por diante.  

Na lição bíblica de hoje vamos aprender sobre um homem que também passou por uma situação assim. Ele foi tentado à fazer algo de errado e até ameaçado se não fizesse. Esse homem se chamava José.  

A história de nossa lição bíblica de hoje aconteceu há milhares de anos, no Egito antigo. 

A história 

Vimos na lição bíblica passada que um homem chamado José tinha onze irmãos. Esses irmãos tinha inveja dele porque ele era o favorito do pai. Aos poucos, eles começaram a ficar com raiva de José. Até que um dia, tiveram a oportunidade de vede-lo como escravo para uma caravana que passava. 

José, então, foi levado ao Egito e vendido como escravo. 

Como José era forte e novo, ele era um escravo caro. Os homens que estavam vendendo ele, conseguiram vender para uma pessoa muito importante no Egito, um homem chamado Potifar. Ele era o principal comandante do exército do Egito. Um homem muito rico e importante. 

Ali na casa de Potifar, José começou a se destacar dos demais escravos, pois era um homem correto e se esforçava para fazer as coisas bem feitas. 

José foi colocado como mordomo da casa de Potifar. O mordomo era o escravo mais importante da casa. Ele cuidava das compras, do dinheiro, da segurança, da limpeza e da organização de tudo. José comandava os demais escravos. Ele se destacava dos demais e era próspero, ou seja, tudo que fazia dava certo. E isso chamou a atenção de Potifar, por isso, o comandante colocou José como mordomo. 

Só que teve um problema. Como José era novo e forte, a mulher do comandante se apaixonou por José, e quis namorar com José. 

Professor, se você quer levar essa lição bíblica para sua igreja infantil, estude bem como falar sobre essa situação para as crianças. Dependendo da idade deles, você não precisa entrar em detalhes dizendo que a mulher queria se deitar com José. Diga apenas que queria que José fosse namorado dela, escondido. 

Um dia, quando não tinha mais ninguém na casa de Potifar, só a mulher dele e José. A esposa de Potifar foi atrás de José para eles namorarem. José sabia que era errado e não quis, mas a mulher insistiu muito. José explicou que não poderia namorar com ela porque seria errado com o seu patrão e com Deus, pois o Senhor não se agrada quando uma pessoa já tem namorado e quer namorar mais outra pessoa. 

Muitas vezes, quando vamos crescendo. Na escola, com os amigos do bairro ou até com parentes. Os outros amigos ficam incentivando a gente a fazer alguma coisa de errado. Falar palavrão, mentir, fazer mal pra alguém e muitas outras coisas. Quando falamos que não iremos fazer, eles ficam com raiva. Ficam insistindo, começam a tirar sarro e até começam a brigar porque não queremos fazer o que eles mandam. 

Quando temos Jesus em nosso coração, devemos entender que é melhor fazer o que Deus manda do que fazer as coisas que os homens mandam. José sabia disso, por isso, se recusou. 

Mas mulher ficou com raiva e tentou agarrar ele. José saiu correndo, mas a roupa ficou na mão da mulher. Quando ela viu que José conseguir fugir, começou a gritar e dizer: 

Vejam esse homem tentou me agarrar, mas eu comecei a gritar e ele fugiu. 

A mulher começou a gritar para que as outras pessoas ouvissem. Quando os outros chegaram, ela mentiu, dizendo que José havia tentado agarrar ela. 

Quando o comandante Potifar ficou sabendo do que tinha acontecido, mandou prender José.  

Durante a lição bíblica, você pode explicar que, provavelmente, Potifar sabia que sua esposa era uma mulher má, pois normalmente, as pessoas que cometiam erros graves eram mortos. Como José não foi morto, apenas preso, talvez, Potifar tivesse ficado com pena de José ou sabia que sue esposa era má. De qualquer forma, apesar de tudo, Deus cuidou de José. 

Mesmo na prisão, Deus cuidou de José. E, rapidamente, o carcereiro, que tomava conta dos prisioneiros, fez amizade com José. 

Outra curiosidade, que você pode mencionar em sua lição bíblica, é que os prisioneiros do comandante ficam em uma prisão separada dos demais criminosos. Era uma prisão onde ficavam os escravos dos comandantes, do faraó e de outras autoridades do Egito, assim, quando fosse necessário, as autoridades poderiam chamá-lo para resolver algum problema, e depois prendiam-nos de novo. 

Conclusão 

Apesar da injustiça que sofreu, José continuou fazendo o que era correto diante de Deus. Ele foi injustiçado pelos irmãos e agora pela mulher de Potifar, mas mesmo assim não ficou com raiva das pessoas, não se vingou ou desistir de seguir a Deus. Pelo contrário e continuou fazendo o que era correto, por isso, se tornou um homem de confiança até do carcereiro. 

Nesta aula aprendemos que devemos dizer não à tentação. A tentação é quando alguma coisa nos incentiva a pecar. Se escolhermos não pecar, e seguir fazendo a vontade de Deus, mesmo quando somos injustiçados, o Senhor cuida de nós. 

Oração 

Se você quer que Deus te ensine o que certo e errado, para poder fazer o que certo sempre, você precisa que Jesus more em seu coração. Se você deseja ter Jesus em seu coração vamos orar agora. 

Se você já tem Jesus no coração é quer que Ele te ajude a dizer não para as tentações, vamos orar agora. 

Leia também:

 
Compartilhe

4 comentários sobre “Lição bíblica – A tentação de José

  1. Graça e Paz de Cristo!
    Estou amando as histórias que vocês colocam aqui no blog.
    Tenho usado elas para ministrar os cultos das crianças na minha igreja.
    Quero parabenizar e desejo que Deus abençoa cada dia mais por esse belo trabalho.

     
  2. não estou encontrando , desenhos e atividades da historia de Jose , me ajude por favor , quero passar esta lição domingo

    Amando o sitem, Deus os abençoe

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *