fbpx

Versículos de adoração a Deus 

Versículos de adoração a Deus 

Hoje vamos fazer uma exploração na Bíblia para encontrar algumas passagens que nos revelam o que é e como adorar ao Senhor. Selecionamos alguns versículos de adoração a Deus que são chaves para compreendermos alguns conceitos básicos e algumas curiosidades da ação de adorar ao Senhor. Estas passagens podem render alguns estudos interessantes para o grupo de louvor de uma igreja, e também servem para uma reflexão pessoas sobre nossa vida. Devemos zelar constantemente por nossa relação com Deus, que seja íntegra e sincera. Não podemos restringir a adoração apenas ao ato de cantar, devemos compreender que uma vida de adoração envolve todas as áreas e sentidos de nossas vidas. 

O cristão precisa compreender que adorar não é apenas cantar ou dançar. Por isso, não adianta inventar dancinhas ou criar uma “agitação na galera” para animar o público. Nada disso garante uma adoração aceita pelo Senhor. Muitas vezes, na ansiedade de querer avivar o culto, queremos forçar uma animação na igreja, mas isso deve acontecer de forma natural. Não estamos falando que todo culto animado é forçado, pelo contrário, queremos estimular o curso natural da adoração. Em louvores mais agitados, podemos (e até devemos) bater palmas e cantar mais alto, mas sempre com equilíbrio. Por isso, um dos ensinamentos mais claros de Jesus sobre adoração nos diz que devemos adorar em espírito e em verdade. 

Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. João 4:24 

Um dos versículos de adoração a Deus que também podemos colocar neste estudo está no Antigo Testamento. 

O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens. Isaías 29:13 

Veja como encontramos muita semelhança entre este texto e o ensinamento de Jesus, que devemos adorar em espírito e em verdade. Estes dois versículos de adoração a Deus são fundamentais para a compreensão de tudo o que envolve louvor e adoração. 



No livro “O coração do artista”, de Larry Norman (Ministério Vineyard), podemos ler que há alguns anos as igrejas norte-americanas tinha um “diretor musical”, que regia o grupo de louvor, e também fazia papel de “animador de plateia”. A igreja percebeu que era necessário deixar o povo à vontade para adorar a Deus, sem alguém que colocasse as regras e limites. As pessoas devem ser livres para se ajoelhar, levantar, bater palmas, ou simplesmente fechar os olhos e adorar. Para essa liberdade, não é necessário um “maestro”, mas sim a liberdade do Espírito Santo. 

Adorar somente ao Senhor 

Em uma das tentações de Cristo, ele foi levado a adorar a satanás em troca dos reinos da Terra. 

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Vai-te para trás de mim, Satanás; porque está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. Lucas 4:8  

Nosso dever como cristão é adorar somente ao Senhor em sua complexidade da trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). 

Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso. Êxodo 34:14 

Vejamos mais alguns versículos de adoração a Deus: 

  • Louvai ao SENHOR. Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. Salmos 113:1 
  • Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Tiago 5:13 
  • Louvai ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. Salmos 118:1 
  • Digam agora os que temem ao Senhor que a sua benignidade dura para sempre. Salmos 118:4 
  • É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. Salmos 118:8 
  • Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um; por cuja causa não se envergonha de lhes chamar irmãos, Dizendo: Anunciarei o teu nome a meus irmãos, Cantar-te-ei louvores no meio da congregação. E outra vez: Porei nele a minha confiança. E outra vez: Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu Hebreus 2:11-13 
  • Aquele que oferece o sacrifício de louvor me glorificará; e àquele que bem ordena o seu caminho eu mostrarei a salvação de Deus. Salmos 50:23 
  • Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor. Romanos 12:11 
  • Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria; e entrai diante dele com canto. Salmos 100:1,2 
  • Por isso glorificai ao Senhor no oriente, e nas ilhas do mar, ao nome do Senhor Deus de Israel. Isaías 24:15 
  • Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tiago 4:8 
  • Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR. Isaías 54:1 
  • Bendize, ó minha alma, ao SENHOR! SENHOR Deus meu, tu és magnificentíssimo; estás vestido de glória e de majestade. Salmos 104:1 
  • Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Salmos 150:2 
  • Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Efésios 1:6 
  • Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. Apocalipse 14:7 

Estes sãos alguns versículos de adoração a Deus que nos mostram os motivos e o deve de adorar ao Senhor. Com estas passagens podemos ver que devemos louvar ao Senhor mesmo em momentos difíceis e complicados, pois ele merece toda a glória. Além disso, temos que cultivar em nosso coração que a adoração independente das circunstâncias, pois adorar ao Senhor não é uma moeda para trocarmos apenas quando recebemos suas bênçãos.  

Se você quer mais versículos de adoração a Deus, recomendamos que leia o livro de Salmos, principalmente os capítulos aqui citados.  

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *