fbpx

Estudo bíblico sobre namoro para jovens e adolescentes

Estudo bíblico sobre namoro para jovens e adolescentes

Neste estudo bíblico sobre namoro vamos aprender a renovar nossa mente, lavar nossos pensamentos para que possamos iniciar um relacionamento amoroso com o propósito certo, conforme a Bíblia nos ensina. Este texto pode ser usado como base para uma pregação, um estudo ou uma devocional individual. Separamos três passos para que os jovens e adolescentes possam ter uma visão de namoro diferente do que o mundo tem. Queremos que o cristão entenda que o namoro pode ser um início de uma vida adulta séria, de compromisso e até de uma nova família, que são perspectivas bem diferentes das que o mundo moderno nos impõe, onde o namoro é uma curtição, um momento de busca egoísta por prazer e satisfação pessoal. 

Quando falamos em namoro santo ou sobre o início de um relacionamento entre cristãos, quase sempre, focamos como devem se comportar dali para frente, mas nos esquecemos que algumas práticas antigas também precisam ser mudadas. Neste estudo bíblico sobre namoro, vamos começar falando de aspectos que precisam ser analisados quando um jovem inicia, ou quer iniciar, um relacionamento. O namoro não pode ser tratado na igreja como é tratado na escola, na vizinhança. O mundo caminha cada vez mais para a banalização do namoro, onde ninguém se prepara para isso e as conseqüências são visíveis. Por mais que se fale que ter muitos namorados, “ficar” ou até consumir o relacionamento sexual no namoro são práticas normais, o que vemos é o número de jovens e adolescentes com depressão subindo. 

BAIXAR ESTE ESTUDO BÍBLICO SOBRE NAMORO EM PDF

Natureza decaída 

A primeira luta que o cristão precisa enfrentar, ao pensar sobre um relacionamento amoroso, é contra essa natureza decaída. A sociedade alimenta essa natureza decaída. Como falado, anteriormente, o namoro, que deveria ser o início de um relacionamento sério, com possibilidade de casamento, por exemplo, passou a ser visto como algo banal, que todos podem ter de qualquer forma, de qualquer maneira. “O meu desejo fala mais alto. O que importa é ser feliz”. Nossa natureza pecaminosa nos leva ao egoísmo. E o primeiro ponto que queremos destacar neste estudo bíblico sobre namoro é que precisamos lutar contra nossa natureza pecaminoso ao iniciar, ou pensar em começar, um namoro. 

De fato, tenho sido mau desde que nasci; tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido. Salmos 51:5 

Sim, fomos concebidos em pecado e nascemos pecaminosos. A partir daí, nossa natureza é continuar neste estado decaído, a menos que Cristo nos resgate, como ele fez. Se deixarmos nos contaminarmos pela sociedade, e pela nossa mente pecaminosa, conduziremos nosso namoro em pecado. Não apenas na tendência de praticar o sexo, mas na forma egoísta de encarar o relacionamento, pensando em nossa vontade, em como ser servido, em como a outra pessoa nos trata, e tiramos o foco de servir, de buscar santidade e construir as bases de, talvez, uma família abençoadora. 

Livrar-se de antigas bagagens 

Focando ainda o passado, para iniciar uma nova fase em nossa vida, o cristão precisa entender que, no namoro, precisa se livrar de “bagagens antigas”. Precisa iniciar um novo ciclo em sua vida. Talvez, relacionamentos antigos, mágoas com ex-namorado, mágoas com pais, vícios, maneiras de pensar sobre o namoro, entre outras coisas. Inicie seu namoro focando Cristo faz tudo novo. Paulo, ao escrever aos filipenses (Filipenses 3:13 a 15) pondera que ele caminha para o alvo, deixando as coisas velhas para trás. No contexto, ele diz que está com uma mente renovada para fazer o que agrada a Deus. O segundo ponto que vamos destacar neste estudo bíblico sobre namoro, é que precisamos iniciar esta nova fase, com um novo olhar, com uma perspectiva de abençoar, de mudar sua rotina para melhor. 

Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá. Filipenses 3:15 

Paulo está exortando para que tenhamos um mesmo foco, Jesus. Em nosso namoro, precisamos ter este foco também, honrar o nome de Jesus. Para isso, precisamos nos livrar de “bagagens antigas”. Egoísmo, vícios e outras práticas individualistas que nos prejudicam em nossa vida a dois. 

Se você for ministrar este estudo bíblico sobre namoro em uma reunião, ou culto, pode mencionar exemplos pessoais de coisas que você mudou ao começar o namoro. Meu exemplo prático seria mudar prioridades. Se antes, você tinha tempo livre para futebol, vídeo game ou desenhar, agora precisa pensar em priorizar cultivar seu relacionamento. Eu diminui meu tempo com futebol e passei a focar o que realmente edificava meu relacionamento, como ler livros cristãos sobre o assunto, pensar e estudar sobre finanças, por exemplo. Precisei amadurecer minha forma de usar o tempo, em favor da construção de um relacionamento saudável. 

Precisamos mudar nossa forma de falar com as pessoas, de amar o próximo, pois isso é um exercício para o relacionamento também.  

Você terá de aguentar as consequências de tudo o que disser. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. Provérbios 18:20 e 21 

Livrar-se de bagagens antigas envolve mudar nossa característica. O pensamento egoísta moderno induz a pensarmos “nasci assim. Sou assim quem quiser que me aceite do jeito que sou”, mas o cristianismo envolve mudança de postura em favor do próximo. 

Amadurecimento 

Por fim, nosso terceiro ponto deste estudo bíblico sobre namoro é o amadurecimento. Quando queremos iniciar um namoro, precisamos amadurecer nossa vida. Como eu escrevi, antes, precisei amadurecer para ver meu namoro prosperar, para edificar meu relacionamento a dois e bases sólidas. O tempo que gastava com games ou esportes, precisei usar para estudar, para me profissionalizar, para me tornar um homem melhor, que pudesse compreender as necessidades de minha futura esposa. 

Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Agora que sou adulto, parei de agir como criança. 1 Coríntios 13:11 

O cristão tem que se dedicar à mudança, pensar em trabalho, finanças, estudar, talvez até o que não goste, como economia, política ou questões burocráticas, para edificar sua futura família em bases sólidas. Ainda que, lá na frente, este namoro não se concretize em casamento, a pessoa aprendeu a crescer, a amadurecer. Seja homem ou mulher, o amadurecimento é essencial na vida cristã, amadurecimento no trabalho, na fé, na forma de encarar os desafios. Não podemos seguir o padrão do mundo, onde namorar é como contar uma piada, viajar ou brincar; tudo apenas como uma diversão. 

BAIXAR ESTE ESTUDO BÍBLICO SOBRE NAMORO EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico sobre namoro, leia também: 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Estudo bíblico sobre namoro para jovens e adolescentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *