fbpx

O fim do conflito entre Saul e Davi

O fim do conflito entre Saul e Davi

Depois que Davi venceu Golias, sua fama se espalhou em Israel. O conflito entre Saul e Davi começa, justamente, quando Davi obtém essa histórica conquista. Com isso, o rei Saul começou a ter inveja do jovem, perseguindo-o e até tentando matá-lo. No entanto, ele não conseguiu acabar com a vida de Davi. Hoje vamos ver como Davi teve a oportunidade de matar Saul duas vezes, mas preferiu manter o rei vivo, pois reconhecia que Saul era ungido para ocupar o cargo que tinha. Nessa história, aprendemos a confiar no Senhor para superarmos as aflições que passamos, especialmente as perseguições e zombarias de quem não concorda com nossa fé. 

  • Objetivo: Aprender que não devemos nos vingar de ninguém, mesmo de quem nos perseguem 
  • Texto: 1 Samuel 24 a 1 Samuel 26. 

BAIXE ATIVIDADES PARA ESTA AULA AQUI

Introdução 

Professor, nós temos uma aula anterior a esta contando um pouco mais do confronto entre Saul e Davi. Se quiser ler esse modelo de aula CLIQUE AQUI. 

Crianças, na aula passada, aprendemos que Saul, o rei se Israel, começou a ter inveja de Davi porque o rapaz estava ganhando popularidade em Israel. Saul achava que Davi poderia ser uma ameaça para seu reinando. Se a população começasse a amar a Davi mais do que gostavam dele, poderiam tirá-lo de seu trono, com uma revolta, ou algo assim. Isso é o que ele pensava. Então, Saul começou a bolar estratégias para matar Davi. No entanto, Davi conseguia sempre escapar. Assim Saul e Davi já não viviam juntos, pois Davi precisava ficar fugindo de Saul. 

No entanto, alguns homens se juntaram a Davi, formando um pequeno exército. 

Certa vez, houve um combate da cidade de Queila, em Israel. Para defender aquela região, Davi e seu amigos foram até lá para defender a cidade, e Saul ficou sabendo. Então, Saul preparou um exército e foi até lá também, mas seu objetivo era matar Davi. 

PARA BAIXAR ESTA AULA EM PDF CLIQUE AQUI

História 

Saul preparou seus homens, se armou também e seguiu com sua comitiva para a cidade de Queila. Davi ficou sabendo o que estava acontecendo, então, se escondeu em uma das cavernas da região. Davi e seu exército ficaram escondidos, sem saber ao certo o que fazer. Tudo poderia acontecer naquele dia. O conflito entre Saul e Davi era desigual, pois Saul era rei e tinha um exército melhor e mais bem preparado. Davi, por outro lado, já tinha mostrado que era um grande guerreiro e conseguia criar planos de combate muito bem elaborados. Naquele dia, Saul e Davi estavam com seus melhores guerreiros, mas Davi estava fugindo e Saul perseguindo. 

No entanto, algo inesperado aconteceu. Enquanto procurava Davi, Saul precisou ir ao banheiro, ele estava apertado. Como estavam no deserto, ele procurou uma caverna para fazer suas necessidades. Então, Saul entrou em uma das cavernas sozinhos. Os soldados, obviamente, ficaram do lado de fora. O que ninguém esperava, inclusive Saul e Davi, é que Saul tinha entrado justamente na caverna aonde Davi estava escondido com mais alguns amigos. Então, os amigos de Davi falaram para ele: 

  • Essa é a oportunidade que o Senhor te deu para acabar com seu inimigo. 

Mas Davi disse: “Não quero fazer nenhum mal a um homem que foi ungido por Deus para ser rei”. Então Davi apenas cortou um pedaço das roupas de Saul, sem que o rei percebesse. 

Em seguida, quando Saul saiu dali, Davi também saiu e começou a gritar para todos; “Por que você fica ouvindo essas pessoas que dizem que quero prejudicar você? Veja, eu poderia ter acabado com você hoje, mas poupei a sua vida”. Então, Davi mostrou o pedaço de roupa que tinha cortado.  

Imediatamente, Saul ficou apavorado e começou a chorar dizendo: “Você está certo e eu errado. Sei que, certamente, um dia você será rei sobre Israel. Por favor, não acabe com meus filhos e minha família”. Davi jurou que jamais acabaria com a família de Saul. Então, cada um foi para um lugar. Davi, mesmo assim, continuou distante do rei Saul. 

Alguns dias se passaram, e Saul voltou a ficar com raiva de Davi. Alguns de seus funcionários, foram até o rei e avisou onde Davi estava escondido, ele estava em uma região chamada Haquila. Mais uma vez, Saul reuniu um exército para perseguir o jovem filho de Jessé. No entanto, Davi ficou sabendo da emboscada e se preparou. Enquanto procurava por Davi, Saul e todos os que o acompanhavam dormiram. Davi estava observando e viu que não tinha ninguém dormindo. A Bíblia explica que o sono de todos ao mesmo tempo não foi por acaso, mas foi plano de Deus. Mais uma vez, Davi, acompanhado por um colega seu chamado Abisai, foram, com muito cuidado e chegaram bem perto do rei. Então, Davi pegou a lança e a garrafa de água do rei. Davi foi para bem longe e começou a gritar para acordar o principal guarda do rei, que se chamava Abner. “Ei, Abner! Você não deveria estar guardando o rei. Veja! Estou aqui com a lança dele e a garrafa de água. Seu eu quisesse teria matado o rei Saul”. Todos acordaram. Mais uma vez, Saul e Davi estavam frente a frente, e Davi deixou bem claro que não queria fazer nada de mal ao rei. De novo, Saul pediu desculpas e foi embora. Davi também saiu dali, mas para outro caminho. 

Conclusão 

Alguns anos se passaram e Saul acabou morrendo em uma batalha. Primeiro, os judeus de Judá declararam Davi o novo rei. Mais alguns dias passaram e todo o povo de Israel declarou Davi rei sobre todos. Davi não precisou se vingar de Saul e nem fazer as coisas como entendia, mas preferiu confiar em Deus. Saul e Davi começaram amigos, mas, aos poucos, Saul e Davi se tornaram quase inimigos. Não podemos dizer que eram inimigos porque Davi nunca quis matar o rei, mas apenas se defender. 

BAIXE ATIVIDADES PARA ESTA AULA AQUI

Aplicação 

Nesta aula sobre Saul e Davi aprendemos como devemos confiar em Deus para que Ele faça a sua justiça. Muitas vezes, quando alguém nos prejudica, queremos nos vingar, ou, no mínimo, torcemos para que dê tudo errado para esta pessoa, mas isso não está certo. Jesus também nos ensinou a abençoar quem nos persegue. Nossa fé vale para que confiemos em Deus para ele dar fim às nossas tribulações. 

PARA BAIXAR ESTA AULA EM PDF CLIQUE AQUI

Para complementar sua aula sobre Saul e Davi, você também pode ler; 

Sobre o Novo testamento, leia: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *