fbpx

Você é um verdadeiro adorador?

Você é um verdadeiro adorador?

Para ser um verdadeiro adorador, viva completamente para o seu Criador. Nesta reflexão vamos ver o que Jesus quis ensinar à mulher samaritana, quando ele disse que os verdadeiros adoradores são os que adoram ao Pai. Ao conversar com a mulher samaritana, podemos ver como Jesus ressaltou que o Pai aceita a adoração dos verdadeiros adoradores. Não seja, portanto, um falso adorador. Seja um verdadeiro adorador em todas as áreas de sua vida. Queremos que você reflita sobre sua vida pessoal, sobre suas ações e como você deve procurar ao Senhor em espírito e em verdade, e não apenas por tradição. 

Vamos começar esta reflexão com o trecho da conversa entre Jesus e a mulher samaritana que fala sobre a verdadeira adoração. 

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:19-23 

Devemos lembrar que este diálogo aconteceu quando Jesus e seus discípulos pararam em Sicaruma cidade de Samaria, para comerem. Os discípulos foram comprar comida, e Jesus ficou fora da cidade, na chamada fonte de Jacó. Então, a mulher surge e Jesus lhe pede água. 

Quebrando o orgulho 

A resposta da mulher pode nos abrir um leque de interpretações. Ela questiona porque ele, Jesus, está lhe pedindo água, pois os dois povos, judeus e samaritanos não se falavam. Em outras palavras, não era comum um judeu, como Jesus, pedir ajuda ou iniciar uma conversa com os samaritanos, como aquela mulher. Não podemos afirmar quais os sentimentos aquela mulher teve naquele momento, mas podemos perceber que houve um espanto. Ela não esperava que um judeu iniciasse uma conversa com ela. E quando isso acontece, ela fica desconfiada, não entende porque aquele homem estava disposto a iniciar uma conversa cordial com ela. 

Conhecendo o contexto, podemos ver que essa mulher já tivera muitos maridos, e o que estava com ela também não era dela. Estudiosos entendem que o mais provável é que ela fosse uma adúltera. Sendo ou não, certamente, seu interior estava ferido. Com cinco maridos anteriores e um atual, que também não era dela, certamente, ela procurava um amor inalcançável. Em seguida, ela percebe que estava conversando com um profeta. 

Para ser um verdadeiro adorador, em primeiro ligar, devemos quebrar nossa armadura e percebemos quão falhos e pecadores somos. Com as rede sociais em altas, diversos canais de teologia no Youtube, centenas de seguidores no Instagram, podemos achar que temos a razão em nossas visões teológicas, menosprezando outras visões, ou nos achando melhores que os não cristãos. Mas o verdadeiro adorador, em primeiro lugar, olha para si, para quem é, para os seus pecados. 

O profeta Isaías, passou por isso também. Ele profetizava os “ai” de diversos povos, mas quando teve um encontro com o Senhor, disse “ai de mim porque sou homem de lábio impuros”. Para conduzir a igreja ao louvor, caso você seja da equipe de louvor, você precisa, acima de tudo, reconhecer sua condição de pecador, e entender o que precisa ser mudado em sua vida. 

Quando a mulher diz que não tinha marido, Jesus a elogia, dizendo que falou com verdade. Quando assumimos nossas fraquezas e caráter pecador, iniciamos um diálogo verdadeiro com nosso salvador. 

Falsos adoradores 

Quando o diálogo aborda a questão da adoração, Jesus faz a mulher refletir mais uma vez. Desta vez, a mulher quer saber onde é o lugar correto da adoração, em Jerusalém, ou no monte que havia ali perto. Os samaritanos alegavam que o monte daquela região, Gerizim, era sagrado e chegaram a construir um templo ali para rivalizar com o de Jerusalém. Por isso, havia certa rivalidade sobre o local correto da adoração. No entanto, Jesus demonstrou que pouco importa o lugar físico, o que importa é a nossa consciência, é preciso ser um verdadeiro adorador para que o pai receba nosso louvor de forma agradável. Em seguida, Jesus se revela o messias e a conversa termina. 

Ao ler este diálogo podemos perguntar – se existe um verdadeiro adorador, será que existem os falsos adoradores? 

O verdadeiro adorador tem uma vida voltada para o que é santo, agradável e que glorifica o Pai. Logo, podemos dizer que o falso adorador é que não se preocupa em sua santidade e vive com duas vidas paralelas, uma na igreja e outra fora dela. Os falsos adoradores não são os que adoram outros deuses, mas os que são hipócritas em “louvar” a Deus, mas continuam a praticar o que não é agradável. Os fariseus e saduceus, por exemplo, praticavam todo o ritual religioso, mas seus corações estavam longe de Deus, pois não se preocupavam em viver a Palavra com amor e dedicação, mas insistiam em seu orgulho e vaidade. 

Os falsos adoradores cantam para Jesus, levantam suas mãos no santuário, mas, com essa mesma boca, fala palavrão, mente ou canta músicas mundanas. Com as mãos que aplaudem a Deus, cometem furtos e agressões, por exemplo. Os falsos adoradores, longe da igreja, usam roupas sensuais, cobiçam a mulher do próximo, são intoleráveis no trânsito, murmuradores no trabalho, satirizam autoridades, não reconhecem seus erros no casamento e nem aceitam o perdão do cônjuge. Esta é uma pequena lista para observamos como o verdadeiro adorador precisa progredir em sua vida pessoal, em todas as áreas para que não renda uma adoração hipócrita. 

Quando for buscar a presença de Deus, esvazie-se de si mesmo, reconheça seus erros e tenha certeza que a adoração é uma consequência de sua vida diária, e não apenas um ritual separado de seu comportamento secular. 

Para complementar seu estudo sobre um verdadeiro adorador, recomendo que leia também.  

 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Você é um verdadeiro adorador?

  1. Adorei a reflexão acima exposta.
    Sou corista e também pregador, agradeço a Deus e prometo esforçar-me para ser um verdadeiro adorador.

     
  2. Para se tornar um verdadeiro adorador, precisamos entregar a nossa vida total em Cristo Jesus e servir a Deus de coração. Muitos de nós confessamos a nossa entrega com a boca e não cremos com o coração, por isso nos tornamos falsos adoradores. Eu gosto muitos de visitar este site porque eu aprendo muito com os seus ensinamentos. Obrigado!

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *