fbpx

Ninguém pode servir a dois senhores

Ninguém pode servir a dois senhores

Se ninguém pode servir a dois senhores, faça a sua escolha. Se deseja ser fiel a Deus, seja por completo, não seja fiel apenas em alguns momentos e em algumas áreas. Neste texto vamos ver como não podemos ser servos de Deus e continuarmos servos dos costumes deste mundo. Vamos tomar por base o conhecido trecho do sermão da montanha, no qual Jesus nos ensina que não podemos servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo. Ali ele expressa o cuidado que Deus tem conosco, para que possamos ter a mente livre das preocupações deste mundo, justamente para adorá-lo como Ele merece. 

Vamos tomar como base para esta reflexão o seguinte versículo. 

Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro. Mateus 6:24 

Neste momento, Jesus está no início de seu ministério e fazendo seu discurso, que ficou conhecido como  o sermão da montanha. A partir deste trecho, ele começa a falar sobre nossas preocupações com o dinheiro. No entanto, o princípio de servir dois senhores serve para refletirmos sobre todas as áreas de nossa vida, como veremos a seguir. 

Vida financeira 

Para compreender melhor o texto, recomendamos que leia até o final do capítulo. No entanto, o primeiro ensino aqui é claro, não devemos viver ansiosos pelo nosso dinheiro, pela nossa vida financeira. Em um país instável e desigual, como o nosso, a preocupação com nossa vida financeira começa cedo. Raros são os que consegue uma estabilidade financeira desde cedo, por isso, nossa preocupação com nosso sustento ocupa tanto nossa mente e nosso dia. Este versículo nos ensina a não colocarmos o nosso coração no dinheiro. Muitas vezes, no anseio pelo dinheiro, praticamos o que é errado. A motivação pode até não ser a ganância, mas mesmo que estejamos em uma situação financeira apertada, nosso desespero ou medo não justifica nossas ações. Por isso, Jesus explica que ninguém pode servir a dois senhores. 

Devemos colocar nossa esperança em Deus, nossa expectativa e nossa confiança em quem tem poder para nos amparar e nos aliviar quando estivermos aflitos. Esse é o sentido de fé, confiar em Deus, mesmo quando a situação em nossa volta sugere que tudo está de mal a pior. 

Muitas vezes, temos essa sensação de que está tudo ruim porque ficamos comparando nossa vida com a dos outros, e não temos a capacidade de parar, pensar e definir planos para sair de nosso sufoco. O sufoco na vida financeira, na grande parte dos casos, acontece porque não nos preparamos para os dias maus. Gastamos nosso dinheiro com um celular mais moderno, um carro melhor, uma televisão maior, mas não juntamos para um imprevisto. E quando os dias difíceis chegam, ficamos desesperados. Talvez, essa seja a hora de vender o que temos e repensar nossos conceitos. Pois quando compramos um celular, ou uma televisão para sermos iguais ou melhores que nossos amigos do trabalho ou da igreja, estamos servindo ao dinheiro, ao prazer de mostrar que temos o melhor. Por isso, as Escrituras, além de nos ensinar que ninguém pode servir a dois senhores, também nos ensinam que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males (1 Timóteo 6:10), pois esse prazer de mostrar que temos o melhor, gera a ganância, a inveja, a cobiça; 

Por isso, a criminalidade e a corrupção são comuns em nosso país. Repare que os políticos e empresários corruptos já são homens em bons cargos, que ganham bem, e não teriam a necessidade de roubar, mas continuam cometendo delitos, pelo simples prazer de querer mostrar que são melhores que os outros. 

Não fique comparando sua vida com os outros, seja grato pelo o que você tem, se preocupe menos com o que você posta na internet e se dedique mais a buscar o coração de Deus, por isso, Jesus disse que o que a mão esquerda faz, que a direita não fique sabendo. Ele está nos ensinando a sermos discretos, mas o que queremos é que todos saibam o que comemos, para onde viajamos e que roupas usamos, por isso ninguém pode servir a dois senhores. As redes sociais nos trouxeram uma nova forma de socializar, precisamos usar essa ferramenta com ponderação para que não caiamos no erro de comparar nossa vida com a dos outros, gerando insatisfação e ganância. 

Quem é o seu senhor? 

Pensando nisso, podemos nos questionar, quem é o nosso senhor? Será que vivemos para mostrar para os outros o que temos, o que compramos e para onde vamos? Se Deus é o Senhor da nossa vida, devemos focar o que Ele ensina, como ele nos instrui e o que temos feito para agradá-lo. Ao invés de nos preocuparmos com o que postamos, e o que os outros postam, nas redes sociais, devemos voltar nosso pensamento para santificação, estudo da Palavra, oração e caridade, pois essas coisas nos trazem a motivação certa para nos alegrarmos em qualquer situação. E assim, abrimos nosso coração para adorar e louvar a Deus, satisfeitos com o que temos. 

Ninguém pode servir a dois senhores porque em determinado momento você vai ter que fazer uma escolha, a quem você quer agradar, a Deus ou a sua vaidade? Louve e adore a Deus como único senhor em sua vida, que ele seja o Senhor (com letra maiúscula, agora) em seus pensamentos, em sua rotina. Quando abrimos o coração para servi-lo como único, estamos depositando nossa esperança em quem é Eterno. 

Ao louvar o Senhor, reflita se Ele é mesmo o Senhor de sua vida, reflita nas portas que você precisa fechar e em como sua vida pode ser guiada mais pelo o que Ele quer e menos pelo o que você posta nas redes sociais. 

Para complementar sua reflexão sobre ninguém pode servir a dois senhores, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *