fbpx

História de Samuel Infantil – Parte 3

História de Samuel Infantil – Parte 3

Nesta terceira parte da história de Samuel infantil vamos ver como a fama do profeta Samuel se espalhou e como o povo de Israel, que ainda não tinha rei, precisou lidar com os inimigos filisteus, que enfrentaram os hebreus e conseguiram levar a arca da aliança para sua terra. Esta é uma boa história para nos ensinar a não ter superstição em “objetos sagrados”. Mesmo a arca da aliança, símbolo do poder de Deus no Antigo Testamento, não possuía poderes sobrenaturais, mas Deus a usava apenas para dar uma amostra de sua glória e poder. Não devemos achar que uma Bíblia ou uma roupa especial, por exemplo, ou qualquer outro objeto, possua poderes sobrenaturais. 

  • Texto base: 1 Samuel 4:1 até 1 Samuel 7:17 
  • Objetivo: Não confundir o poder de Deus com superstição 
  • Para baixar as atividades desta aula CLIQUE AQUI

Introdução 

Na aula passada vimos como a fama de Samuel começou a se espalhar entre os israelitas. Quem, lembra quem era Samuel? Ele era um profeta que estava aprendendo com Eli como era o sacerdócio, ou seja, o serviço, de um sacerdote. E Eli, quem lembra de Eli e seus filhos? Eli era um sacerdote muito bom, mas que não soube educar seus filhos, que se tornaram desobedientes. O povo não gostava dos filhos de Eli: Finéias e Hofni. Naquela época, o principal povo inimigo dos hebreus era o povo filisteu. Na aula passada vimos que o próprio Deus chamou Samuel para dar uma mensagem, à noite. Avisou que os israelitas iriam sofrer por causa do pecado de Finéias e Hofni e pela irresponsabilidade de Eli. 

Professor, como esta é a terceira parte da história de Samuel infantil, você pode fazer uma retrospectiva das aulas anteriores. Para ler os trechos anteriores, clique nos links abaixo: 

Professor, se achar melhor, tente passar uma breve explicação sobre a arca da aliança, antes de começar sua história de Samuel infantil. 

A história 

Algum tempo depois, os filisteus se prepararam para uma guerra contra os hebreus e conseguiram vencer a primeira batalha, o primeiro conflito. Então, os israelitas tiveram uma ideia, eles queriam pegar a arca da aliança, que era considerada sagrada, para levar para o combate. Eles acreditavam que fazendo isso, Deus iria protege-los dos filisteus.  

A arca da aliança foi feita no deserto. Ali dentro, os hebreus colocaram a vara de Arão, as pedras com os 10 mandamentos, o maná do céu, que Deus enviou no deserto. Os hebreus consideravam essa arca como um objeto sagrado, que representava o poder de Deus. No entanto, a arca era só um objeto, ela, em si, não tinha poder nenhum, pois todo poder vem de Deus. 

Quando os filisteus começaram a guerrear contra os hebreus, eles acharam que se a arca da aliança fosse levada para o combate, Deus iria dar a vitória para eles automaticamente. O poder de Deus não está em um objeto e nem mesmo em uma pessoa. No Novo Testamento podemos ler os apóstolos Pedro e João fazendo milagres, assim como o apóstolo Paulo, mas o poder não era deles, era de Deus, que usava e até hoje usa as pessoas para manifestar seu poder. 

Quando achamos que podemos fazer tudo só porque estamos com uma Bíblia, ou porque falamos “em nome de Jesus” por nossa própria vontade e não pela vontade de Deus, estamos nos engando, pois as coisas acontecem quando e como Deus quiser e não por causa de um objeto, ou uma pessoa, e nem mesmo em uma frase. Quando achamos que podemos conseguir poder sobrenatural através de outras coisas, e não por causa de Deus, estamos “dividindo a glória de Deus”, e isso não é real, pois somente Deus tem poder para fazer coisas sobrenaturais. Nenhum objeto pode ter poderes iguais a Deus. 

Muitas pessoas querem realizar seus desejos e vontades e falam “em nome de Jesus”, mas sem saber se essa é mesmo a vontade de Deus. Por exemplo, participam de um concurso ou um sorteio e dizem “eu vou ganhar em nome de Jesus”. Essas pessoas estão usando o nome de Deus em vão e isso é pecado. A Bíblia nos diz que o nome de Jesus é poderoso, mas falar seu nome em vão não tem poder nenhum, devemos falar o nome de Jesus somente em casos sérios, como oração ou evangelização, por exemplo. 

No entanto, os israelitas achavam que o poder de Deus estava na arca da aliança e levaram o objeto para o combate. Sabe o que aconteceu naquele dia? Os filisteus massacraram os israelitas, mataram Hofni e Finéias, os filhos de Eli e ainda levaram a arca da aliança, exatamente como Samuel disse que aconteceria. 

Professor, dependendo da idade de seus alunos, você pode contar essa parte da história de Samuel infantil com mais detalhes. Pode dizer que quando os hebreus pegaram a arca da aliança e levaram para o campo de batalha, os hebreus começaram a gritar tanto, que os filisteus ficaram assustados e pensaram: “os deuses estão no acampamento deles. Temos que ser fortes e corajosos para derrotas esse povo, pois foi esse Deus que tirou eles do Egito”. 

Os filisteus pegaram a arca e levaram para o templo de seu deus, chamado Dagom. Mas no dia seguinte, a estátua de Dagom estava caída. Então, eles pensaram que isso era o poder da arca e levaram para outros lugares. Toda cidade que a arca era levada, os moradores daquelas cidades ficavam doentes. Então, os próprios filisteus resolveram devolver a arca. Depois de sete meses, levando a arca para lá e para cá, os filisteus resolveram devolver a arca, junto como uma oferta, pois achavam que assim poderiam acalmar os hebreus e o próprio Deus. 

Conclusão 

Algum tempo depois que receberem de volta a arca da aliança, os israelitas passaram a ser governados pelo profeta Samuel, que passou a comandar a nação. Samuel morou na cidade de Mispa, onde governava o povo. 

Oração 

Hoje aprendemos que não podemos ser supersticiosos, achando que objetos, pessoas ou frases são mágicos e têm poder de Deus. Ele é o único que pode fazer o que quiser e como quiser. Só Ele, através de Jesus, pode nos dar a vida eterna e a salvação. Se você nunca orou pedindo a Jesus para ser o senhor de sua vida, e quer fazer isso agora, vamos orar. Se você já tem Jesus como salvador e deseja fortalecer sua fé, crendo apenas no poder de Deus, vamos orar.  

Para complementar sua história de Samuel infantil, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *