fbpx

História de Samuel infantil – Parte 1

História de Samuel infantil – Parte 1

A paz do Senhor, meu amado! Neste modelo de aula sobre Samuel Infantil aprendemos sobre o poder da oração. Hoje vamos ver como Ana confiou em Deus para que pudesse ter um filho. Com esta aula para EBD Infantil aprendemos sobre confiar em Deus e no poder que a oração tem, mesmo quando parece que não estamos sendo ouvidos.

Fala sério, professor, quem nunca passou por isso?

Também aprendemos a ouvir quem é de Deus e a sermos gratos pelas bênçãos que recebemos. Este modelo de aula é ideal para todas as idades. Embora a história de Ana, mãe de Samuel não seja tão conhecida, ela traz conceitos importantes para a fé cristã. Separamos a história do início do ministério de Samuel em duas partes.  

  • Texto: 1 Samuel 1:1 até 2:11 
  • Objetivo: ensinar às crianças sobre o poder da oração e sobre a gratidão 
  • Para baixar as atividades desta aula CLIQUE AQUI

Introdução 

Quem aqui já orou para Deus pedindo alguma coisa e Deus respondeu? Na aula para EBD Infantil de hoje, vamos ver como é importante a gente orar e entregar nas mãos de Deus nossas vontades. Vocês ainda são crianças e não passam por tantos problemas como os adultos, mas se você prestar atenção na aula de hoje vai saber o que fazer quando passar por alguma dificuldade.

Hoje, vamos aprender sobre a vida de Ana, uma mulher que viveu  muitos anos em Israel. Naquela época, Israel ainda não tinha rei, e quem governava o povo eram diversos juízes, com ajuda dos sacerdotes. 

Professor, se você quiser, pode contar uma experiência sua de oração atendida, como introdução desta aula para EBD Infantil. 

A história de Samuel Infantil

Naquela época, havia uma família que morava em Efraim, que era uma região montanhosa de Israel. O homem chamava-se Elcana e ele tinha duas mulheres, uma se chamava Penina e a outra Ana. Naquele tempo, alguns homens tinham mais de uma esposa. Não era o correto, mas este tipo de comportamento se tornou comum. 

 

 

Amigo, dependendo da idade de seus alunos, você nem precisa mencionar que Elcana tinha duas mulheres. Diga apenas que ele era casado com Ana, que não podia ter filhos. 

Todo ano, Elacana e Ana iam para uma outra cidade, chamada Siló, para adorar a Deus. Durante a viagem, Ana ficava muito triste porque não tinha filhos e isso era muito ruim para ela. Ana ficava até mesmo sem comer, de tão triste que ficava. Seu marido, Elcana, tentava consolar ela dizendo – porque chora, eu não sou melhor que dez filhos para você? 

Confesso que às vezes imagino Ana respondendo para Elcana “Ahh, não mesmo”.

Elcana era um bom marido, mas naquela época, as mulheres que não tinham filhos eram desprezadas. Muitos diziam que a mulher que não tinha filho estava cometendo muitos pecados, e que o fato de não ter filhos era um castigo de Deus. Eles achavam isso, mas isso não é verdade. Muitas mulheres, até hoje, não têm filho por diversas razões, e não porque estão cometendo muitos pecados. De qualquer forma, Ana ficava muito triste.  

O choro de Ana

Até que certa vez, quando Elcana e Ana foram a Siló, Ana resolveu orar com todas as suas forças. Ela não aguentava mais ser zombada porque não tinha filhos. Ela começou a chorar, no templo onde orava. Ela chorou tanto, que o sacerdote responsável pelo templo, chamado Eli, ficou observando-a. Só que Ana nem conseguia falar direito, ela só mexia os lábios. Sua oração era feita de coração.

No entanto, Eli, o sacerdote, achou que Ana estava mexendo os lábios sem falar nada porque estava bêbada. Ana explicou para o sacerdote que ela não estava bêbada, mas estava chorando muito porque estava amargurada. O sacerdote então disse – vá em paz, e que o Senhor conceda o desejo de seu coração. Ana ouviu aquilo e ficou mais aliviada. 

Eli era um sacerdote de Deus e Ana ouviu o que ele disse e ficou mais tranquila. Nós também precisamos ouvir as pessoas de Deus e não quem nos traz amargura e tristeza.

Ouça  a pessoa certa

Quando alguém te perturbar, ou quando estiver muito triste por alguma coisa, você tem que ouvir quem tem intimidade com Deus, seus pais, a tia da classinha, um pastor.

Não fique triste quando alguém caçoar de você, ouça o que um homem, ou uma mulher, de Deus tem para te falar. Ana fez isso. Naquele dia ela decidiu ouvir o homem de Deus. 

Ana chorou muito naquela oração porque estava muito aflita. Nós também devemos orar quando estivermos aflitos. Muitas vezes, quando estamos tristes, ou alguém zomba de nós, queremos resolver as coisas do nosso jeito. Queremos brigar, queremos revidar, temos vontade de chorar. Não faça nada disso, ore e peça a Deus para te ajudar a resolver o problema. 

Conclusão 

Naquele ano, Ana ficou grávida e teve um filho, que se chamou Samuel, que significa – Do  Senhor o pedi. Ela ficou tão feliz que preparou uma oferta especial para o Senhor mais tarde, e ainda compôs uma canção, que está na Bíblia até hoje. 

Todos os dias pedimos muitas coisas para Deus, como saúde, emprego e outras coisas. Mas, muitas vezes, nos esquecemos de agradecer a Deus por tudo o que Ele nos dá. Ana agradeceu a Deus pelo filho. Da mesma fora, devemos, todos os dias, agradecer a Deus pelas bênçãos que temos. Uma família, saúde, ou quando recebemos uma bênção especial, algo que queríamos muito. 

Na aula de hoje aprendemos três coisas, com essa mulher chamada Ana, que foi mãe de Samuel. 

  1. Ouvir o homem de Deus 
  2. Orar com fé 
  3. Devemos ser gratos a Deus 

Oração 

Se você tem algum problema, alguma aflição, podemos orar juntos para que Deus te ajude a superar este problema. 

Também podemos orar para que o Senhor Jesus, que é Filho de Deus, te ajude em todos os momentos. Para isso você precisa aceitá-lo como seu salvador. Se você deseja que Jesus seja o seu Senhor hoje, vamos orar comigo. 

Em nosso site temos centenas de modelos de aula para EBD Infantil. Seguem alguns exemplos: 

Alguns modelos de aula para EBD Infantil populares: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *