fbpx

História de Samuel Infantil – Parte 2

História de Samuel Infantil – Parte 2

Nesta segunda parte da história de Samuel infantil vamos ver como o profeta que ungiu o rei Davi iniciou seu chamado como sacerdote. Com esse estudo podemos aprender sobre a importância de nossa dedicação a Deus, não só com Samuel, como também com Eli, que errou muito ao não corrigir seus filhos, que eram desprezíveis e cometiam muitos erros absurdos em seu serviço como sacerdotes. Nessa história de Samuel infantil vamos concentrar o ensino sobre a seriedade que devemos ter em nosso trabalho no corpo de Cristo. Até mesmo os adultos precisam aprender muito com essa lição. Esperamos que você e sua sala possam compreender como devemos ser comprometidos no que fazemos. 

  • Texto base: 1 Samuel 2:12 até 1 Samuel 3:21 
  • Objetivo: mostrar que devemos estar atentos a ouvir a voz de Deus 
  • Para baixar as atividades desta aula CLIQUE AQUI

Introdução 

Na aula passada vimos como Ana queria muito ter um filho, mas ela não podia porque era estéril, ou seja, ela tinha um problema de saúde que a impedia de ser mãe. Certa vez, Ana e Elcana foram até um profeta chamado Eli, na cidade de Siló. Lá Ana pediu para que ele orasse, pedindo a Deus por um filho. O profeta Eli orou por eles e após algum tempo Elcana e Ana tiveram um filho e colocaram o nome dele de Samuel. Samuel foi consagrado a Senhor, ou seja, seus pais decidiram que ele trabalharia junto ao profeta Eli, para ser criado como um homem dedicado ao serviço a Deus. 

A história 

Para aprender sobre o ofício de um profeta e dos sacerdotes, Samuel foi enviado para ser educado pelo profeta Eli. Samuel cresceu aprendendo sobre as leis de Moisés sobre o modo de agir de Deus e muitas outras coisas, no entanto, vivendo ali com Eli Samuel percebeu que Eli não era firme com seus próprios filhos, que eram sacerdotes. Os filhos de Eli, Hofni e Finéias. Apesar de serem sacerdotes, eles não eram obedientes a Deus. Faziam muitas coisas erradas e abusavam do povo, exigindo coisas que o sacerdote não deveria fazer. Isso era terrível, mas Eli não conseguia fazer seus filhos mudarem de postura. 

Ser obediente a Deus acima de tudo 

A primeira coisa que devemos aprender com essa história de Samuel infantil é que devemos ser obedientes a Deus acima de tudo. O profeta Eli, apesar de ser um grande homem de Deus, e um grande profeta, não conseguia educar seus filhos. Devemos lembrar que que foi o próprio profeta Eli que orou para que Ana tivesse um filho, e a partir da oração de Eli é que Ana foi abençoada com o nascimento de Samuel, portanto, Eli até tinha conhecimento sobre intimidade com Deus, mas, quando o assunto era seus filhos, Eli não conseguia mantê-los disciplinados. Talvez, Eli tivesse pena de castigar seus filhos. 

Analisando a história de Samuel, a Bíblia menciona que Eli sabia dos pecados de seus filhos, mas mesmo assim não conseguiu impedi-los. Apesar de amar seus filhos, Eli deveria ter sido mais severo com eles, talvez até retirado eles do serviço de sacerdotes. Se eles usavam o trabalho de sacerdote para explorar as pessoas, eles deveriam ser impedidos de continuar no cargo, mas Eli não fez isso. Com certeza, Eli deveria ter sido mais rígido com seus filhos, quando soube das coisas erradas que eles faziam. Eles, os filhos de Eli, por exemplo, mandavam o povo dar carne para eles, e exigiam sacrifícios que não eram necessários. 

Nós amamos muitas pessoas, mas devemos, acima de tudo, obedecer a Deus e respeitar suas leis. Eli não fez isso e seus filhos cometeram muitos pecados. Em nossa vida, temos muitas pessoas que gostamos e queremos agradar, mas acima de tudo devemos ser obedientes a Deus. 

Estar atendo à voz de Deus 

Continuando nossa história de Samuel, enquanto isso, o pequeno profeta morava com Eli, no tabernáculo, onde aprendia muitas coisas. Certo dia, Samuel foi dormir, quando ouviu alguém lhe chamando. Ele acordou e foi falar com Eli, pois achou que era o profeta que o estava chamando. O profeta disse que não o estava chamando e que Samuel deveria voltar a dormir. Logo em seguida, aconteceu a mesma coisa. Samuel acordou ouvindo alguém chamando-o. Ele achou que era o profeta Eli, e foi falar com ele. Eli, novamente, explicou que não havia chamado Samuel. Então, Eli mandou Samuel voltar a dormir. Na terceira vez, o próprio Eli percebeu que, na verdade, quem estava chamando Samuel era Deus, então, orientou Samuel – dá próxima vez que ouvir a voz, diga “eis me aqui, Senhor”. E Samuel fez isso. 

Então na quarta vez que Samuel ouviu essa voz chamando-o, respondeu “eis me aqui, Senhor”. Então, o Senhor passou um recado para Samuel, dizendo que iram acontecer muitas coisas horríveis com Israel, com Eli e com os filhos de Eli, porque eles eram desobedientes.  

No outro dia, Samuel ficou com medo de contar isso para Eli, mas o próprio profeta perguntou a Samuel o que o Senhor havia dito, então, Samuel contou tudo. Depois disso, todo o povo de Israel ficou conhecendo a história e passou a considerar Samuel um grande profeta. 

Nesta parte da história de Samuel infantil aprendemos que devemos estar atentos à voz de Deus. Muitas vezes, o Senhor que nos falar e nos ensinar, numa leitura bíblica, num culto, mas ficamos distraídos com celular, música, outras preocupações. Quando estamos entrando em comunhão com Deus, devemos estar atentos à voz de Deus. 

Coragem para confrontar 

A terceira questão que aprendemos com a história de Samuel infantil é confrontar nossos medos e algumas pessoas, quando elas estão contra a Palavra de Deus. Samuel ficou com medo de contar tudo para Eli porque Deus havia falado que Eli e seus filhos teriam um fim trágico. Muitas vezes, sentimos medo de confrontar alguém quando estão fazendo alguma coisa errada e preferimos ficar quietos, como se estivéssemos concordando. Não podemos aceitar que as pessoas xinguem alguém, tirem sarro de algum colega na escola ou façam outras coisas erradas. Devemos ter coragem para dizer que o que eles estão fazendo está errado. 

Conclusão 

Após repreender Eli e seus filhos, Samuel ganhou fama em Israel, isso porque todos conheciam os pecados dos filhos de Eli, mas ninguém teve coragem de confrontá-lo. Quando Samuel fez isso, ganhou respeito de todo o Israel. Samuel ouviu a voz de Deus e passou a ser um profeta respeitado. Nós devemos ouvir a voz de Deus e ter coragem para fazer o que é certo, mesmo que outras pessoas estejam fazendo coisas erradas e se divertindo com isso. 

Oração 

Se você quer ouvir a voz de Deus para fazer o que é certo, precisa, em primeiro lugar, reconhecer que Jesus é nosso salvador e precisamos ouvir sua voz. Se você quer reconhecer Jesus como seu salvador, vamos orar (ore). Se você já aceitou Jesus como salvador, vamos orar para que Deus fale conosco e nos ajude a corrigir nossos erros. 

Para complementar sua história de Samuel infantil, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *