fbpx

Estudo sobre murmuração na Bíblia

Estudo sobre murmuração na Bíblia

A murmuração na Bíblia sempre está ligada a consequências desagradáveis, por isso, precisamos aprender a ser gratos pelo o que temos e abençoar outras vidas. Neste breve estudo, vamos ver como é importante enxergarmos os pontos positivos de toda situação. Quando decidimos louvar e adorar a Deus pelo o que temos, estamos mostrando um coração agradecido e que reconhece a perfeição de Deus. Quando murmuramos, estamos dizendo que o Senhor não está sendo perfeito em sua forma de agir, e que Ele poderia fazer melhor. Por isso, quando olhamos a Bíblia analisando as pessoas que murmuraram contra o Altíssimo, passaram por problemas na frente. 

Em primeiro lugar precisamos entender o que significa murmuração na bíblia. Analisando algumas passagens, como dos hebreus no deserto, ou de alguns novos cristãos, mencionados nas cartas de Paulo e Tiago, podemos perceber que a murmuração está diretamente relacionada com a “decepção” segundo o que esperamos, segundo os nossos desejos. Reclamamos de pessoas, de líderes, de situações, do governo e do próprio Senhor quando as coisas não saem conforme esperamos. Por isso, a murmuração é. Antes de tudo, uma atitude egoísta. Através da murmuração estamos mostrando nossa insatisfação. Devemos nos vigiar, antes de abrirmos nossa boca, antes de reclamarmos por qualquer motivo, para analisar se nossa reclamação não é fruto de insatisfação pessoal. 

 

 

Críticas 

Basicamente, quando murmuramos, estamos criticando alguém. É notável perceber como os próprios cristãos estão adotando o costume de se criticarem. Basta acessar as redes sociais e perceber que boa parte das críticas a uma página, uma postagem, uma música gospel ou um estudo são de outros cristãos, que se acham dominadores da verdade e de todo conhecimento bíblico. No estudo da Comunicação, aprendemos que a globalização deixaria as pessoas mais narcisistas e isso tem de fato ocorrido. Com isso, muitos cristãos se acham mais dotado de conhecimento que outros e se acham no direito de sair por aí criticando todos, para mostrar que tem mais “estudo bíblico” do que outros. Por isso, a Bíblia condena essa atitude,  

Destruirei aqueles que falam mal dos outros pelas costas e não suportarei os orgulhosos e os arrogantes. Salmos 101:5 

Não deixe seu coração tornar-se julgador das pessoas. Pare de falar mal das pessoas, de líderes, de cantores ou até do governo. Abençoe, ore, faça seu papel de ser luz. Os ímpios já criticam o suficiente todos. Nosso papel, como cristãos, que refletem a glória de Jesus é transmitir o amor e a paz. 

Talvez, você se pergunte – Mas Jesus também criticou os fariseus. É verdade, repare que ele criticou justamente os religiosos que se achavam superiores aos outros. A murmuração na Bíblia não tem a ver com a justiça de Deus, tem a ver com o nosso controle sob nós mesmos, sob a vontade que temos de criticar. Por isso, saiba controlar sua língua. 

Problemas inesperados 

Outra situação que nos leva a murmurar, especificamente contra o próprio Senhor, são os problemas inesperados que enfrentamos em nossa rotina. Quando passamos por uma situação financeira delicada, contraímos uma doença, ou um problema qualquer de Saúde, passamos a murmurar contra essa situação que não estávamos preparados. Quem nunca reclamou por ter deixado o guarda-chuva em casa e tomou chuva? Uma situação simples que nos mostra que muitas vezes, enfrentamos situações adversas que não esperávamos. Talvez, o exemplo bíblico mais conhecido seja a dos hebreus chagando em Canaã, quando viram que ali habitavam gigantes. Eles não esperavam por aquilo, por isso, temeram e criticaram Moisés.  

Este exemplo de murmuração na Bíblia nos mostra muito bem como temos essa tendência de criticar situações que nos levam ao conflito daquilo que imaginávamos. Os hebreus, pelo menos parte deles, esperavam chegar em Canaã com facilidade, conquistar a terra sem muitas aflições, por isso, ao verem que o local era habitado por gigantes, homens fortes, temeram e murmuraram. Alguns deles até cogitaram retornar ao Egito, à escravidão. 

Jesus nunca escondeu que teríamos aflições (João 16:33). No contexto, ele já estava explicando sobre seus últimos dias, como sofreria e como os discípulos se espalhariam. Ao ler Gênesis 15, podemos perceber que a promessa feita a Abraão, sobre a terra prometida, já dizia que os hebreus deveriam expulsar outros povos e até menciona a futura escravidão no Egito. Precisamos reconhecer que em nenhum momento o Criador nos esconde as aflições e tribulações, mas nos encoraja a enfrentá-las – mas tenha bom ânimo, pois eu venci o mundo, complementou Jesus. 

Murmuração perturba 

A murmuração na Bíblia nos mostra como esse chiado perturba o coração de Deus, pois ao murmurarmos estamos nos comportando como os filhos das trevas. A murmuração é um barulho que incomoda. Ao ler Êxodo, vamos ver diversas passagens sobre os hebreus se queixando contra Moisés e Arão, ora pela falta de água, ora por falta de comida, depois por causa das guerras. O murmurador sempre procura os problemas, ele não enxerga a provisão de Deus. Quando começamos a murmurar, abrimos as portas para muitas outras murmurações futuras, por isso, precisamos fechar as portas para a reclamação. Se achamos que não tem nada demais criticar o governo, logo criticaremos os líderes da igreja, os vizinhos, a “religião”, a “religiosidade” das pessoas, até que questionamos Deus e começamos a endurecer o nosso coração. 

Adore 

Repare que boa parte dos ateus são pessoas que já foram cristãs, mas enfrentaram uma série de problemas contra irmãos, líderes doutrinas, até que decidiram deixar de crer, pois assim fica mais fácil lidar com as diferenças de opiniões. 

Essas pessoas vivem se queixando, descontentes com a sua sorte, e seguem os seus próprios desejos impuros; são cheias de si e adulam os outros por interesse. Judas 1:16 

Para combater a murmuração, precisamos adorar, pois a adoração renova nossa mente e nosso coração, para focarmos o que traz alegria, esperança, fortalecendo nossa fé. 

Quando sua mente pensar em murmurar, “mude a chave”, pense em motivos para agradecer a Deus. Repare que, com o tempo, você vai se tornar uma pessoa muito mais alegre, satisfeita e confiante de si, reconhecendo que o Senhor luta por ti. 

Para complementar seu estudo sobre murmuração na Bíblia, recomendamos que leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *