fbpx

Ministração para jovens sobre seguir Cristo de todo coração e entendimento

Ministração para jovens sobre seguir Cristo de todo coração e entendimento

Neste esboço de ministração para jovens vamos ver como é importante tomar uma decisão importante em nossa vida enquanto ainda somos jovens. Se você é líder do grupo de jovens em sua igreja, este texto vai ajudar você a realizar um estudo bem interessante sobre seguir Cristo de todo nosso coração. Você pode enriquecer este estudo com seus exemplos pessoais e acrescentando versículos e personagens bíblicos. Precisamos ter em mente que quando decidimos seguir a Cristo, estamos tomando uma decisão que envolve todos os demais aspectos de nossa vida. Por isso, ao longo da jornada, muitos desistem, pois não estão prontos para abrir mão de prazeres individuais para servir o Reino. 

Uma realidade que podemos observar ao analisar a vida de Jesus é que ele tinha todo tipo de seguidor. Aliás, seria mais certo dizermos que vamos analisar, neste estudo, os tipos de seguidores que Cristo tinha. Se você está montando um esboço de ministração para jovens sobre fé, você pode começar perguntando ao público que tipo de seguidor “você é?”. Não é preciso que respondam, é apenas uma pergunta retórica, para reflexão. Podemos observar que Jesus tinha seus discípulos, tinha seus fiéis, mas também era seguido por curiosos e até mesmo inimigos. Este perfil continua até hoje. Nas igrejas, e no mundo em geral, podemos ver que Jesus ainda segue com estes tipos de seguidores. Nosso objetivo nesta ministração para jovens sobre seguir Jesus, vamos ver como nos tornarmos um verdadeiro seguido de Jesus. 

Inimigos 

Em primeiro lugar, vamos mencionar os inimigos de Jesus. É curioso perceber, mas em inúmeras situações, podemos ver que os fariseus estavam bem perto de Jesus. Muitas pessoas, ainda hoje são assim, não é verdade? Não podem ver uma notícia relacionada à igreja evangélica, ou a algum pastor, que elas êm prazer em criticar. Ficam procurando sites, como o nosso, para comentarem de forma sarcástica e até ofensiva sobre a fé das pessoas. O importante destes perseguidores é que, existe um ponto positivo, seus questionamentos e acusações, podem nos fazer refletir sobre nossa fé e pensar em questões importantes de nossa vida. Jesus sempre tratou os fariseus opostos aos seus ensinamentos de forma contundente. Os jovens cristãos precisam estar preparados para lidarem com este tipo de gente, os perseguidores. Podemos começar essa ministração para jovens sobre seguir Cristo, instigando os jovens a pensarem se estão do lado dos seguidores ou perseguidores. 

Na rotina de um jovem, ele conhecerá muitos perseguidores. Devemos olhar para Cristo e entender como lidar com estes desafios. Ao invés de lutar contra a carne, Jesus sempre batalhou no espírito, por isso, suas respostas eram completas e faziam as pessoas refletir. Frases do tipo “atire a primeira pedra quem nunca pecou”, chocam aqueles que acreditavam ser mais “santos”, ou melhores que os outros. Assim como suas atitudes, como a de conversar com a samaritana, demonstram que ele se preocupava em salvar as pessoas, demonstrando amor e compaixão. A melhor forma de o jovem encarar os perseguidores é com amor e compaixão. 

A multidão 

Naquela multidão haviam pessoas sedentas pela transformação da Palavra de Jesus, mas também existiam os que estavam ali momentaneamente. Seja porque um parente havia chamado, ou porque Jesus estava em sua cidade. Muitas pessoas daquela multidão não queriam Jesus no dia a dia, mas apenas se entusiasmavam momentaneamente por suas palavras. Assim, nos dias atuais, uma multidão segue Jesus por um período, ou seja, não estão dispostos a terem uma vida aos pés de Cristo. 

Nesta parte da ministração para jovens, queremos destacar as pessoas que seguem Jesus por um período, mas depois desistem. Aqui cabem vários tipos de pessoas. Os que receberam uma bênção e se conformaram com isso, existem os que se acham donos da razão e não concordam com nenhuma “ideologia”, existem os que acham bonito o que ouvem, mas depois acabam “mudando de religião”, existem os que não querem assumir compromisso “todo domingo”. Enfim, a multidão está recheada de pessoas que preferem acompanhar Cristo de longe. 

Só para deixar claro, em sua ministração para jovens, devemos ressaltar que é evidente que no meio da multidão haviam pessoas com sede de Deus, pessoas que se entregavam de coração, mas, estamos focando as “dispersas” nessa ministração para jovens, só para efeito de reflexão. 

Os seguidores 

Por fim, também haviam aqueles que realmente seguiam Jesus. Não apenas pelos seus milagres, mas pelos seus ensinamentos. Ao chamar seus discípulos, podemos ver Jesus dizer repetidamente, algo o tipo “deixe tudo e me segue”. Abrir mão de muitas coisas para seguir Jesus não é fácil, principalmente para os jovens. E quando falamos em abrir mão, não é apenas como uma mudança de endereço, mas de hábitos e pensamentos, pois nosso maior desafio, como ser humano, é mudar nossa mente, por isso, há muita resistência dos mais velhos em “mudarem de religião”. Associam aceitar Jesus como uma mudança de religião. 

Os mais jovens precisam entender que vão precisar abrir mão de algumas coisas para seguirem Cristo. Vão precisar segurar seus impulsos carnais, suas emoções, o desejo de serem reconhecidos como “melhores” que outros em alguma área.  

Ao montar seu esboço de ministração para jovens, você pode mencionar mudanças em seu comportamento que precisaram, e precisam, ser feitas para se tornar um discípulo de Jesus. 

Abrir mão de nossa vontade, também significa ter humildade quando formos corrigidos, por exemplo. Perseverança para deixar de lado as piadinhas sujas, a vontade de “beber socialmente”, de ir às baladas, entre outras mudanças de comportamento. O problema é que o mundo prega que precisamos ser felizes, satisfazer nossas vontades, precisamos “curtir a vida” enquanto estamos vivos, não podemos “perder a chance” e tudo isso nos leva a tomar decisões egoístas. “Levar a cruz”, ou seja, sofrer pela fé, é abominável aos olhos do mundo modernos. Os incircuncisos digamos assim, não devemos sofrer por uma “religião”. Com este tipo de pensamento, muitos passam a ver o cristianismo como uma ideologia arcaica e sem propósito para a vida moderna. Neste momento, da ministração para jovens, podemos instigar uma reflexão. Será que estamos dispostos a sofrer humilhação, ser taxados de bobos e ignorantes, por cremos em Jesus Cristo? Ou este “sofrimento” é muito par nós? Quando formos humilhados pela nossa crença, devemos lembrar que muito mais sofreu Cristo por nós. 

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20 

Para ser um verdadeiro seguidor de Jesus, precisamos refletir sobre que tipo de seguidor somos, os que fazem parte da multidão, e que estão interessados em Jesus por período, ou se somos discípulos, que aceitaremos sofrer perseguições e ser alvo de brincadeiras pela nossa fé. 

Nosso site tem dezenas de textos que podem ajudar você, que é líder de jovens e deseja aprimorar suas técnicas de ensino e base de conhecimento. Eis alguns exemplos: 

Também temos dezenas de esboços de ministração para jovens. Eis alguns interessantes: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Ministração para jovens sobre seguir Cristo de todo coração e entendimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *