fbpx

O que podemos fazer quando dá tudo errado? 

O que podemos fazer quando dá tudo errado? 

Quando as coisas dão errado, mas sabemos que temos algumas práticas ruins, fica fácil compreender que estamos colhendo o que plantamos, mas, e quando acreditamos que estamos fazendo tudo certo, mas ainda assim dá tudo errado? É difícil, não é mesmo? Buscamos uma resposta para entender o porquê das dificuldades e não compreendemos porque passamos por tantas dificuldades, embora nos esforcemos tanto para agir corretamente em todos os aspectos. Às vezes, na vida, passamos por momentos de choro e dor que nos levam a desacreditar de tudo e de todos, inclusive de nossa própria fé. Não entendemos porque o Criador nos deixa passar por tantas aflições enquanto outras pessoas, que agem deliberadamente de forma injusta, conseguem prosperar.

Neste texto vamos ver que, mesmo em momentos de dor, podemos confiar que o sofrimento é passageiro e que a fé é fundamental para suportarmos nossas aflições. Se nossos olhos permanecerem apenas neste mundo, não podemos compreender por que pessoas injustas prosperam enquanto outras, que são humildes, trabalhadoras e honestas, passam por dificuldades. Pensamos que está tudo errado e não vemos uma lógica para isso. “Se existe um Deus tão amoroso e justo, por que Ele deixa que essas coisas aconteçam?” talvez, esta seja o principal questionamentos daqueles que não acreditam em Deus, e daqueles que estão na dúvida.

O exemplo de Jó 

Vamos começar esta palavra com um dos personagens bíblicos mais conhecidos, Jó. Este homem era bondoso e zelava por seu trabalho, sua família e seus filhos. Apesar de ser um fiel a Deus, sua fé não impediu que ele passasse por dificuldades. Como veremos a seguir, Jó perdeu tudo o que tinha, apesar de ser um exemplo de pessoa de fé e justiça.

Jô 1:13 a 22 – …e sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam, e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. estando este ainda falando, veio outro e disse: fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro, e disse: estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou e disse: nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do senhor em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

Perdas dolorosas 

Independente do que cremos, as situações adversas acontecem e não estamos livres da perda de um ente querido porque seguimos a religião A, B ou C. Os dias maus virão a todos, independente da fé.

Como vimos no exemplo de Jó, apesar de sua fidelidade em sua fé, toda a sua família foi acometida de um desastre que lhes custou a vida. Apesar de sua devoção, deu tudo errado em sua trajetória. No decorrer do livro que relata a vida de Jó, lemos que ele também pegou uma doença grave, que quase lhe custou a vida também. Após altos e baixos, no fim das contas Jó reconhece alguns erros de sua personalidade e de seus pensamentos e sua vida foi restaurada, bem como sua família e seus negócios.

Jeremias 

Outro profeta, Jeremias, também passou por momentos difíceis, mas deixou que a gratidão se sobressaísse sobre sua tristeza. Em seus dias, ele profetizou contra Israel e a favor de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Jeremias foi preso e acusado de ser acusado de desertor, como se quisesse trair a nação de Israel.

Apesar das acusações, Jeremias manteve-se fiel à sua pregação e ainda foi mais longe. Chorou pela nação, por aqueles que o acusaram.

Deus não faz escambos 

A Bíblia está cheia de histórias de superação, mas vamos nos reter a estes dois exemplo citados, Jó e Jeremias. Mesmo quando deu tudo errado em suas vidas, essas duas pessoas mantiveram posturas que nos ensinam muito. Podemos aprender que Deus não funciona a base de trocas. Se você orar, jejuar e ir à igreja então tudo vai dar certo em sua vida, caso contrário vai dar tudo errado. Não é desta forma.

O que agrada o coração do Senhor é nossa postura de fé, principalmente quando dá tudo errado, por isso, Paulo também escreveu que não podemos comparar as aflições deste mundo com a glória do que teremos (Romanos 8:18). A fé é justamente um exercício de crer naquilo que não tem lógica pela percepção humana, natural. Não recebemos recompensas imediatas a cada ato de fé, pois o Criador não faz escambo.

Senso de justiça 

Outra passagem interessante para esta devocional é o de Isaías 64:6 – Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe.

Neste trecho, lemos que nosso senso de justiça não segue o padrão do Criador, e vice-versa. Este versículo nos faz lembrar que não somos deuses, não somos dono da verdade. O senso de justiça de cada pessoa é diferente, pois isso, não adianta procurar desculpas, ou cair em depressão, quando dá tudo errado. Devemos confiar em Deus e pedir seu auxílio para sermos aprovados nesta vida.

Quando você passar por problemas de dor, de choro, ou de perda total, lembre-se que Deus está no controle de todas as coisas. E tome posse de suas promessas, porque a Palavra dele é verdadeira. Enxergue além desta vida, tenha como alvo o que é eterno.

Ou cremos em Deus ou não. Não podemos viver um meio termo, crer quando dá tudo certo e não acreditar quando parece tudo errado. Se você acredita que existe um Deus vivo e verdadeiro, entenda que nem sua fé e nem sua busca em ser uma pessoa justa não o impedirão por passar por momentos difíceis e de dor. Todo este ponto baixo em nossas vidas fortalece nossa fé e mostra o caráter que temos, de nos manter corretos apesar da situação adversa.

Leia também:



 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *