fbpx

Palavra bíblica para jovens sobre as tentações de Jesus

Palavra bíblica para jovens sobre as tentações de Jesus

Esta palavra bíblica para jovens nos ensina que as tentações de Jesus no deserto podem nos trazer valiosas lições para nossa vida cristã. Muitas vezes, inconformados com as situações ao nosso redor, começamos a questionar a Deus por suas decisões e seu modo de agir. Mais do que fortalecer a fé dos mais jovens, e adolescentes, todo cristão precisa ter em mente as lições e objetivos de Jesus para nossa vida; e as famosas três tentações no deserto nos ensinam como podemos enfrentar as dificuldades da vida e como nossa fé sincera pode nos orientar em momentos de incertezas e de questionamentos internos. 

Vamos tomar como base o texto de Mateus, conforme o trecho abaixo. 

Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. O tentador aproximou-se dele e disse: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”. Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’”. Então o diabo o levou à cidade santa, colocou-o na parte mais alta do templo e lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’”. Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus’”. Depois, o diabo o levou a um monte muito alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e o seu esplendor. E lhe disse: “Tudo isto lhe darei, se você se prostrar e me adorar”. Jesus lhe disse: “Retire-se, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto’”. Então o diabo o deixou, e anjos vieram e o serviram. Mateus 4:1-11 

Se você está preparando esta palavra bíblica para jovens para sua igreja, para um culto, ou reunião, você pode ler o trecho acima antes da ministração. 

No deserto 

Em primeiro lugar, podemos perceber que Jesus foi levado ao deserto para ser tentado. Isso pode nos ensinar muitas coisas, como por exemplo, em certas situações da vida, quando enfrentamos tentações e tribulações, nós estamos “no deserto”, sem amigos, sem irmãos, sem família. Muitos problemas que enfrentamos não podem ser resolvidos por pessoas próximas. Nos sentimos sozinhos. Ninguém pode nos ajudar. Ainda que tentem nos consolar, as ajudas têm um limite. Olhamos ao redor e não vemos quem possa nos ajudar, não enxergamos uma saída. 

Se você está usando esta palavra bíblica para jovens para realizar uma pregação, você pode dar um exemplo de algum momento em sua vida que te deixou neste sentimento de solidão, de estar no deserto. 

Quando enfrentamos os problemas, não significa que estamos em pecado, ou que temos pouca fé, por exemplo. Faz parte da vida cristã este momento de deserto.  

Analisando a vida de Jesus, aprendemos que ele passou pelo deserto antes de iniciar seu ministério. Ou seja, precisamos saber lidar com algumas situações para, lá na frente, podermos trabalhar em nosso ministério, em nossa família e como ajudador de outras vidas. 

Transforme pedra em pão 

A primeira tentação de Jesus tem relação direta com o sustento. Com fome, após quarenta dias jejuando, Jesus foi desafiado a transformar as pedras em pão. A autoridade de Jesus estava em jogo. Jesus tinha acabado de ser batizado por João Batista e ouvido a voz do céu “este é o meu filho amado”. Agora, todo o futuro de Jesus poderia ser arruinado. Paulo, mais tarde nos ensinou que Jesus, em tudo foi tentado, mas não pecou. 

Pois não temos um sumo sacerdote que não seja capaz de compadecer-se das nossas fraquezas, mas temos o Sacerdote Supremo que, à nossa semelhança, foi tentado de todas as formas, porém sem pecado algum. Hebreus 4:15 

Jesus não poderia ter falhado em sua missão e precisava passar por todas as provações. Neste caso, ele foi desafiado a “tirar o foco” de sua missão para, simplesmente, exaltar a si mesmo. Ele poderia satisfazer suas necessidades materiais, carnais, com seu poder espiritual, mas isso iria contradizer as escrituras e seu próprio ministério. Como ele poderia falar sobre o poder espiritual se ele não conseguisse demonstrar isso na prática. 

Para esta palavra bíblica para jovens, podemos associar esta lição com nossa vontade de resolver os problemas materiais com o poder sobrenatural. Cristo não veio para resolver nossos problemas carnais com seu poder espiritual apenas, mas para nos ensinar sobre a plenitude do poder de Deus. Quando somos desafiados a superar os problemas deste mundo recorrendo ao poder espiritual, devemos nos lembrar da primeira tentação de Jesus. Precisamos ser firmes na fé e entender que não precisamos recorrer aos “milagres” para demonstrar o poder de Deus, pois o Criador não precisa fazer um show de circo. Seu objetivo na criação não é mostrar-se “poderoso e fantástico”, mas derramar seu amor em nós e nos fazer aperfeiçoar o amor perfeito. 

Quando o jovem enfrenta piadinhas dos amigos do tipo “por que Deus não abre o mar para gente de novo, por que Deus não multiplica os pães na África, etc”, precisa estar firme na fé e não bater boca ou procurar responder apenas na lógica. É preciso ter a fé guardada, e a Palavra de Deus em seus corações para suportar essas zombarias e ter certeza de quem ele é em Cristo. 

Não se abale, jovem, quando sua fé for provada. Você, e muito menos Deus, precisa fazer milagres e demonstrar um show de circo para as pessoas crerem no poder de Deus. Apenas demonstre amor e use a própria Palavra, guiada pelo Espirito Santo, para ganhar vidas. 

Sinais e maravilhas 

Em seguida, satanás desafiou Jesus a se jogar do alto do templo para que os anjos o segurassem, mas Jesus disse que não faria aquilo para não tentar a Deus. Ou seja, não precisamos fazer sinais e prodígios na frente das pessoas, o tempo todo, para que creiam em Deus. Esta tentação é baseada na própria Palavra, que diz que os anjos do Senhor nos guardam, para não tropeçarmos. A “pegadinha” de satanás era fazer que Jesus nos servisse de exemplo para que nunca mais aceitássemos passar por problemas, pois poderíamos acusar ao Senhor dizendo algo do tipo “sua Palavra disse que seus anjos nos protegeriam o tempo todo, então por que enfrento tantos problemas?”. 

Em sua palavra bíblica para jovens, cite algum exemplo de alguma situação difícil que você passou e que mais tarde te ajudou a superar outro problema parecido. 

Neste mundo não temos objetivo de viver sem preocupações, sem problemas. Jesus nos ensinou que teríamos aflições, por isso, não somos livrados de todos os perigos, tribulações e tentações, pois somo aperfeiçoados em nosso caráter e personalidade. 

O esplendor do mundo 

Nesta tentação, Jesus é levado a ser grandioso e glorioso. Muitas vezes, achamos que precisamos ser prósperos em tudo na vida para demonstrar que somos fiéis a Deus. O inimigo de nossas almas tenta nossos pensamento o tempo todo nos fazendo crer que devemos ser ricos, prósperos e não devemos passar por nenhum tipo de tribulação. Este tipo de pensamento nos faz cair quando passamos por dificuldades. Por isso, muitas pessoas se desviam da fé cristã quando enfrentam problemas, pois são iludidos a terem os tesouros da vida, quando deveriam aperfeiçoar o amor e a fé. 

Se você está usando esta palavra bíblica para jovens para realizar um sermão, cite um exemplo de quando você passou por uma dificuldade e foi “tentado” a crer que aquele problema era inaceitável, mas depois de muita oração e leitura da Palavra, você mesmo compreendeu que aquela situação foi necessária para formar seu caráter. 

O banquete final 

Depois das tentações, Jesus recebeu um banquete. Em nossa palavra bíblica para jovens, vamos associar este banquete ao nosso banquete celestial. Nosso maior objetivo, como cristãos, é enfrentar as tentações e tribulações, no deserto, para desfrutarmos do banquete final. Se Jesus tivesse “aceitado” qualquer um dos desafios de satanás, não teria recebido o banquete final. Se nós não aceitarmos as batalhas deste mundo, não desfrutaremos do banquete final, com Cristo. 

Você pode terminar sua palavra bíblica para jovens encorajando todos a perseverarem na fé, para que desfrutem do banquete final. 

Quando somos jovens, somos tentados em muitas áreas e desafiados em muitos desertos. Quando Jesus esteva no deserto, sozinho, recorreu à Palavra de Deus para não ser enganado. Quando estiver no deserto, passando por questionamentos, indecisões e desânimo, lembre-se de procurar respostas na Palavra de Deus, não na internet, nos amigos ou nas filosofias do mundo. Tudo isso tem seu valor, mas o melhor caminho a seguir é o de Deus, pois isso, medite nas Escrituras de dia e de noite. 

Se você quiser complementar sua palavra bíblica para jovens, leia também: 

Se você é líder do grupo de jovens de sua igreja, recomendamos que leia: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *