fbpx

Pensai nas coisas do alto e não no que é irrelevante

Pensai nas coisas do alto e não no que é irrelevante

Nesta reflexão vamos ver como é importante valorizarmos o que é eterno, por isso, a Bíblia nos ensina “pensai nas coisas do alto”, pois precisamos focar no que é eterno e não nas coisas transitórias. Se você também procura um texto para servir de esboço de sermão, ou para levar um estudo para sua igreja, ou célula, este texto vai de ajudar a traçar este esboço. Nossos sentimentos, nossos objetivos e nossas emoções precisam estar focados no sacrifício e ressurreição de Cristo, pois isso é o que vai fortalecer nosso caráter. Quando focamos no que é terreno, não vamos conseguir focar, com a mesa intensidade, o que é espiritual. 

Quero começar esta reflexão mencionando um programa que passa na televisão que mostra o dia a dia de uma família no Alasca. Lá eles passam por muitas dificuldades, o sistema de vida deles é bem diferente do nosso e o que eles precisam fazer diariamente é, basicamente, sobreviver. A cada dia um novo desafio, uma nova aventura. Eles precisam ir atrás do alimento, preparar a casa para o inverno, correr atrás de combustível. Enfim, a cada amanhecer um objetivo. Ao assistir o programa, claro, percebemos como nossa vida é bem diferente da deles. Eles vivem nas florestas e de tempos em tempos precisam se mudar por causa das previsões climáticas. Em um desses episódios, eles foram para a cidade “grande” (na verdade, uma pequena cidade do Alasca, mas que para eles já era bem fora da realidade) e perceberam como o costume de quem vive na cidade era bem diferente dos costumes deles. Eles começaram a questionar porque as pessoas se importam com marcas de roupa, ou de carro, por exemplo. Para eles não tem lógica carros ou roupas com preços tão diferentes se eles cumprem a mesma função. Por que um perfume precisa ser tão mais caro que outro?  

Vendo este episódio parei para pensar como realmente valorizamos coisas que não precisam ser tão valorizados. Não são apenas marcas de roupa e carro, mas valorizamos muito um emprego, um bairro para morar, uma viagem, ou de quem somos amigos. Passamos muito tempo “correndo atrás” de coisas que são temporárias. Se você parar e se estudar, começar a observar as pessoas ao lado, do seu convívio, vai perceber como passamos muito tempo falando e valorizando coisas que são passageiras. Quando a Bíblia nos ensina – pensai nas coisas do alto – ela está nos ensinando a focar o que realmente importa, as pessoas, valorizar individualmente o ser humano, pois nós somos eternos ou, pelo menos, temos a oportunidade de sermos eternos, ao lado do Pai. 

Vamos tomar como base para esta reflexão o seguinte versículo. 

Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Colossenses 3:2 

Ao ler o capítulo inteiro, de Colossenses 3, você vai perceber como Paulo está enfatizando como é importante amarmos uns aos outros. Ele menciona marido e mulher, gregos, judeus etc. Pois isso é o que importa, por isso, ele menciona – pensai nas coisas do alto (ou lá de cima, como na nossa versão). 

Menosprezando os outros 

Além de nossa própria angústia, quando pensamos nas coisas que são da terra, acabamos nos comparando com outras pessoas. Por isso, o mundo tem se tornado cada vez mais frio e materialista, pois olhando somente o que é terreno, não há motivos para valorizarmos ou ajudarmos o próximo, pois, pensando de forma terrena, não preciso me preocupar com “a concorrência”. Passamos a olhar somente para nós mesmos e começamos a menosprezar os outros. Seus sentimentos, suas necessidades, seus sonhos. Em um mundo frio e materialismo a competição é constante e o nosso objetivo é sempre “mais importante” que o dos outros. Assim, para realizar meu sonho, “eu preciso” acabar com o sonho de alguém. Podemos refletir nos programas de televisão de competição. Todos querem ser os vencedores, e para isso, precisam acabar com “o adversário”, não dar chances, tirar vantagem. Somos estimulados a chegar a um objetivo acabando com os sonhos de muitas outras pessoas. Claro, que não me oponho a estes programas, mas estou usando como referência para percebermos que esta dinâmica acaba se refletindo no trabalho, na faculdade e até na igreja. 

Com isso, menosprezamos quem não tem um cargo elevado, um emprego de destaque, pois achamos que tal pessoa não se esforçou o suficiente. Acreditamos que todos têm as mesmas chances, o que não é verdade. A vida impõe dificuldades diferentes, por exemplo, de acordo com o sobrenome, ou cor da pele, ou até mesmo gênero. 

Quando o cristão aprende a “pensar nas coisas do alto”, como Paulo ensinou, está aprendendo a tratar todos com o mesmo amor e o mesmo respeito. Por isso, logo adiante, Paulo escreve: 

Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo, e em todos. Colossenses 3:11  

Se você achava que “pensai nas coisas do alto” era referente apenas à oração e leitura bíblica, por exemplo, perceba que é mais que isso, e pensar nos outros, transbordando o amor que recebemos de Cristo. 

Valores eternos 

A Bíblia nos ensina valores eternos, por isso, passa ano, décadas, séculos e até milênios, e sua leitura continua sendo impactante. O próprio Paulo, no decorrer de Colossenses nos dá uma dica de como nossos pensamentos podem ser direcionados às coisas “de cima”. Paulo menciona misericórdia, benignidade, humildade, mansidão, longanimidade, paciência etc. Percebam que, em seu discurso, Paulo associa muito claramente o “pensai nas coisas do alto” com nossas ações relacionadas às pessoas. Quando decidimos ser cristãos verdadeiros, precisamos praticar essas coisas.  

Devemos deixar de lado, nossos sentimentos e desejos, assim como Paulo também relaciona neste capítulo. Ele cita, por exemplo, imoralidade, não mentir, tomar cuidado com nossas palavras etc. 

Se você está usando este texto como base para uma ministração, leia Colossenses 3 por inteiro e separe o que Paulo menciona como características de quem anda conforme o olhar terreno e quem anda olhando para as coisas de cima. Eis alguns exemplos de atitudes terrenas, sensualidade (versículo 5), atitudes maldosas (versículos 8 e 9). Atitudes “eternas”, amor, paciência, gentileza (versículo 12), perdão e ser pacífico (versículo 15), gratidão (versículo 17) e submissão e obediência (versículos 18 a 22). 

Para complementar esta reflexão, recomendamos que você também leia: 

Outros textos que você pode gostar: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *