fbpx

Reflexão – A igreja é o corpo de cristo

Reflexão – A igreja é o corpo de cristo

Em Romanos, Paulo nos ensina que a igreja é o corpo de Cristo. Nesta devocional sobre a igreja, vamos ver três características que o corpo, criado por Deus, tem e que devem servir de exemplo para formarmos uma igreja forte. Normalmente, quando lemos Romanos 12 só pensamos no corpo sendo formado por diferentes órgãos, mas não paramos para pensar no corpo em si, em suas características que podem servir de exemplo para nossa igreja. Esta devocional sobre a igreja pode ser lida para a reflexão pessoal, ou para servir de base para um esboço de pregação sobre a igreja, corpo de Cristo. 

Para esta reflexão, vamos tomar como base o seguinte versículo: 

Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo. Romanos 12:4 e 5 

Ao analisar a criação do corpo humano, podemos perceber algumas características que se assemelham à igreja, não por acaso. Quando aprendemos que a igreja é o corpo de Cristo, esta analogia é muito mais completa e profunda do que podemos imaginar, pois envolve as características únicas do corpo humano e as características essenciais da igreja. 

BAIXAR ESTA REFLEXÃO SOBRE A IGREJA É O CORPO DE CRISTO EM PDF

Criado por Deus 

Ao ler Gênesis, a primeira coisa que nos impressiona é que tudo foi criado pela Palavra de Deus, exceto uma coisa, o homem. Depois de ter criado tudo, ou melhor, quase tudo, o Senhor criou o homem, só que, desta vez, não foi apenas por sua palavra. Ele poderia ter dito “haja o homem”, mas ele o criou com suas próprias mãos. O Criador teve o cuidado de criar sua obra prima com suas próprias mãos. Assim, como a igreja não foi algo que os homens resolveram criar, mas o Criador é que foi colocando essa necessidade na história, com o tabernáculo e depois o templo. A igreja precisa ser vista e entendida como uma instituição criada por Deus. 

Quando falamos que a igreja é o corpo de Cristo, precisamos pensar no carinho e dedicação na formação da criação. O próprio Deus criou, e molda a igreja. Ele fez a igreja para ser a noiva de Cristo, imaculada no sangue do cordeiro, por isso, não podemos deixar que escândalos e críticas sejam feitas sem que a defendamos. Quando as pessoas falam de pastores ou cantores gospel que se envolvem em escândalos, não podemos nos abster dizendo apenas “ele não é da minha igreja”. Temos que mostrar que a igreja é relevante, apesar desses problemas, sendo um local de adoração, de conforto, de apoio, de acolhimento.  

Algumas pessoas, para parecerem “legais”, sempre querem levantar os problemas da igreja em conversas com pessoas não cristãs, achando que isso a torna imparcial, mas só piora a situação, pois se o próprio crente não defender a igreja, como ele convidará as pessoas para participarem dela? Como passará confiança? Lembre-se que a igreja foi criada por Deus e nosso dever é defende-la. 

Recebemos o Espírito de Deus 

Após a formação do homem, Deus soprou em suas narinas, dando-lhe o fôlego da vida. Assim, o homem passou a ser um ser vivente, à semelhança de Deus. Em Atos, lemos sobre o pentecostes, mas mesmo no Antigo Testamento, podemos ver que os profetas só foram usados por Deus porque estavam cheios do “espírito de Deus”, em outras palavras, pelo Espírito Santo. A igreja precisa ser cheia do Espírito Santo para ter vida, para ser relevante em seu serviço. 

Não podemos nos esquecer de fazer tudo com ajuda do Espírito Santo. Não podemos achar que somos bons o suficiente para fazermos tudo sozinhos. Temos que depender sempre do Espírito de Deus para fazer a obra. Esta semelhança da dependência do “fôlego de Deus” é outra semelhança que nos faz perceber que a igreja é o corpo de Cristo. 

Temos funções 

Por fim, precisamos lembrar que o corpo tem seus órgãos com suas funções. A igreja é o corpo de Cristo também neste sentido, que está explícito no texto de Paulo, que lemos no começo. Não podemos achar que existem cargos mais relevantes, ou mais importantes, pois cada membro tem uma função. Apesar de Paulo falar claramente dos membros externos, imagine se formos pensar nos internos, como rins, pulmão e intestino. Perceba que um problema em alguns destes órgãos pode levar à falência o corpo todo. A igreja é o corpo de Cristo porque é formado de muitos membros, e todos, juntos formam um corpo saudável e útil. 

A função do cristão, como corpo, não se restringe apenas aos ofícios da igreja, como pregar, fazer missões, ou dar aula para as crianças. O cristão também tem o dever de fortalecer outros cristãos, de dar suporte, assim como nosso corpo se regenera de feridas com hormônios e células do nosso próprio corpo. Pense, por exemplo, em uma ferida aberta. Com o tempo o próprio corpo forma uma “casquinha” até que haja cura. Nós, como igreja, temos que proteger, dar apoio aos irmãos, quando estiverem feridos ou com outros problemas. 

O cristão não precisa de amigos que lhe mandem mensagem perguntando se ele vai ver o jogo de domingo, ou se quer fazer um passeio no final de semana. Precisa de amigos que lhe chame para ir á igreja no domingo, que pergunte se está lendo a Bíblia, se está fazendo devocional, se está tendo alguma dificuldade no aprendizado bíblico. 

Precisamos ser relevantes 

Concluímos este pensamento sobre a igreja é o corpo de Cristo lembrando que devemos ser relevantes para o mundo, assim como Adão foi criado para dominar a natureza, a igreja precisa ser atuantes, lembrando que a igreja foi criada por Deus, precisa receber o fôlego da vida e precisa respeitar as funções de cada membro. 

BAIXAR ESTA REFLEXÃO SOBRE A IGREJA É O CORPO DE CRISTO EM PDF

Para complementar esta reflexão sobre a igreja é o corpo de Cristo, leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Reflexão – A igreja é o corpo de cristo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *