fbpx

Não deixe seu casamento ficar como o de Acabe e Jezabel

Não deixe seu casamento ficar como o de Acabe e Jezabel

Um dos exemplos bíblicos de casamento fracassado mais populares é o de Acabe e Jezabel. Ao ler a história deles, a partir de 1 Reis 21, fica fácil perceber como a mulher era manipuladora e egoísta. Neste estudo para casais vamos ver quatro características de Acabe e Jezabel que não combinam com o relacionamento cristão.  Aliás, a personalidade deste casal precisa ser combatida desde cedo, mas o grande desafio que a sociedade moderna exalta os princípios que despedaçam o casamento. Sem percebermos, estamos levando para casa, o que o mundo consome e aprova. Sem o Espírito Santo para nos ajudar, aceitamos que os valores mundanos, contrários à Bíblia invadam nossa casa com fantasia de “normal, sem preconceitos ou aceitável”. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE ACABE E JEZABEL EM PDF

A vida de Acabe e Jezabel é um dos exemplos bíblicos mais claros sobre uma família que decidiu deliberadamente viver sem temor ao Senhor. Além de fazer tudo o que era abominável, ainda perseguiram e mataram os profetas do único e verdadeiro Deus. Essa é a realidade da sociedade moderna, das ideologias e conceitos que estão se popularizando neste mundo. Nas escolas, universidades, política, mundo empresarial. Em todo canto, o que se prega é contrário à Bíblia. Behaviorismo, independência, ideologia de gênero, justiça com as próprias mãos, evolucionismo e outros conceitos, que não podemos aceitar passivamente. Os cristãos não podem deixar que os princípios de Acabe e Jezabel sejam absorvidos por nós. 

Orgulho 

No começo da narrativa podemos ver como o orgulho era uma marca do casal Acabe e Jezabel, pois quando Nabote se negou a dar seu campo ao rei, a rainha apelou à autoridade do rei, ao seu orgulho, para conseguir o que queria, ainda que fosse por meios errados. 

Afinal de contas, você é o rei ou não é? Levante-se, anime-se e coma! Eu darei a você a plantação de uvas de Nabote, o homem de Jezreel! 1 Reis 21:7 

Jezabel sentiu que o orgulho do rei tinha sido ferido. Se fosse nos dias de hoje, quando sentimos nosso orgulho ferido, dizemos coisas do tipo “você sabe com quem está falando?” ou “você não me conhece para falar assim”. Na sociedade moderna, aprendemos que não podemos levar desaforo para casa, não podemos demonstrar fraqueza, temos que ser frios, controlar nossos sentimentos.  

Ao contrário do que aprendemos na sociedade, a Bíblia nos ensina a sermos humilde, aceitar o dano. Ao ter sua autoridade desafiada, Jesus nunca precisou provar quem era, se calou, aceitou a castigo não merecido. Jesus demonstrou seus sentimentos e chorou. Assim, devemos agir. Não devemos ter medo de mostrar nossos sentimentos, nossas fraquezas e até aceitar “sair no prejuízo”. Ao contrário de Acabe e Jezabel, não apele ao seu orgulho, aos seus títulos, ao seu cargo, aos seus diplomas, às pessoas que conhece para menosprezar os outros, para conseguir o que deseja, a qualquer custo. Seja humilde e aceite calar-se mesmo sendo acusado injustamente. Confie na justiça de Deus. 

Ganância 

A principal motivação de Acabe e Jezabel pelo campo de Nabote era a ganância. Possuir um campo a mais que não lhes pertencia. Apesar da explicação de Nabote, que não poderia vender o campo porque era herança de seus antepassados, o rei ficou frustrado e irado, a ponto de perder o apetite e aceitou o plano cruel de sua esposa para conseguir o que queria. Isso é o que aprendemos em cursos e palestras de conquista pessoal, livros e outros meios de comunicação sobre CEO, ou sobre produtividade. Todo mundo nasceu para ser líder, todo mundo tem que ganhar milhares de reais na internet, todos devem conquistar, conquistar e conquistar.  

Mas a Palavra nos ensina a sermos gratos com o que temos, a aceitar o bem e o mal que vem de Deus. Claro que podemos ter sonhos e projetos, mas não podemos  conquistá-los a qualquer custo. Repare que os casos de corrupção envolvem políticos e empresários que já possuem bons salários, mas a ganância ainda os fazem querer mais e mais. Aceite um limite, balanceie seu tempo, acumule riquezas no Céu. 

Se entregou ao pecado 

Acabe e Jezabel se entregaram ao pecado de tal forma que os registros contam que foram os piores a cometer pecados, entre os reis de Israel. 

Não houve ninguém que tivesse se entregado tão completamente a fazer coisas erradas, que não agradam ao Senhor, como fez Acabe. E tudo ele fez por sugestão da sua esposa Jezabel. 1 Reis 21:25 

O cristão precisa se vigiar para não se entregar ao pecado, aceitando conselhos do mundo. “O homem não consegue ficar tanto tempo sem ter relações sexuais – você não pode ser bobo, tem que entrar no jogo – todo mundo faz isso e nunca deu problemas – você não pode discriminar as pessoas por suas escolhas, Deus ama todo mundo” e outros “conselhos do mundo”, que vão entrando em nossa mente e criando raiz em nosso coração, se não cortarmos essas ideias. Não aceite o “pecadinho” para ser “legal”, para não parecer “fundamentalista ou fanático”, como vão te chamar, ao se posicionar fortemente na Palavra. 

Não aceitou a correção 

Aparentemente, no final do capítulo 21, de 1 Reis, Acabe aceitaria se humilhar, mas lendo o capítulo seguinte, percebemos que ele continuou rebelde, não aceitando o conselho de Micaías.  

Aí o rei Acabe deu a seguinte ordem a um dos seus oficiais: Prenda Micaías e o leve a Amom, o governador da cidade, e ao príncipe Joás. Diga a eles que o joguem na cadeia e o ponham a pão e água até que eu volte são e salvo. 1 Reis 22:26 e 27 

Mesmo sendo alertado a não ir ao combate, Acabe foi e lá foi morto, como profetizado. Algumas vezes, assim como na história de Acabe e Jezabel, aceitamos uma correção momentaneamente, mas pouco tempo depois, voltamos com os velhos hábitos. No caso de Acabe, foram dois anos. Não deixe que sua busca por santidade seja momentânea, enquanto houver paz, seja fiel a Deus na tribulação e na tentação, aceite a correção sempre, o que serve para te corrigir há dois anos ainda serve hoje, pois a Palavra de Deus é eterna. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE ACABE E JEZABEL EM PDF

Para complementar seu estudo sobre Acabe e Jezabel, leia também: 

  1. Dicas de livros: Jezabel a mulher aranha 
  2. Maridos na Bíblia que fracassaram 
  3. Jesus, a água da vida em nosso casamento 
  4. Quem é você no casamento, Caim ou Abel? 
  5. Sandraque, Mesaque e Abedenego, exemplos para o casamento cristão 
 
Compartilhe

Um comentário em “Não deixe seu casamento ficar como o de Acabe e Jezabel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *