fbpx

Maridos na Bíblia que fracassaram

Maridos na Bíblia que fracassaram

Quando buscamos alguns referenciais de marido na Bíblia, pulamos aqueles que cometeram grandes erros e buscamos apenas os aspectos positivos de homens que servem de exemplos positivos. No entanto, lendo as Escrituras com cuidado, podemos aprender muito também com homens que fracassaram em seus papéis de marido. Neste estudo vamos analisar alguns homens na Bíblia que fracassaram em sua função como maridos. Alguns deles até foram grandes homens de Deus, mas falharam com sua esposa, sua família. Poderiam ter alcançado grandes conquistas para seu lar, mas caíram, perdendo um futuro ainda mais abençoado. Espero que essa reflexão leve você a refletir quais erros em sua vida precisam ser evitados e corrigidos. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE MARIDOS NA BÍBLIA EM PDF

Quando analisamos os pontos negativos dos personagens bíblicos podemos ver o que fizeram de errado, quais foram os seus pecados, e as consequências de suas atitudes. Isso é muito importante para nós, cristãos, que desejamos oferecer o melhor para nossa família sem precisar passar pelos mesmos erros de outras pessoas. Selecionamos três maridos na Bíblia que erraram em seu papel no lar e trouxeram consequência desastrosas. As Escrituras nos trazem a complexidade de todas as narrativas, justamente para que possamos entender que nossas lutas não são únicas, são batalhas já enfrentadas por outras pessoas. Todos os pontos negativos são apontados na Bíblia para que vejamos que nenhum homem, nem Davi, nem Moisés ou Paulo, por exemplo, estavam livres de falhar. 

Davi 

Nosso primeiro exemplo negativo de marido na Bíblia é o de Davi. Poderíamos listar inúmeros aspectos positivos de Davi, mas ele não foi infalível. Pecou, no âmbito familiar ao se relacionar com a mulher de Urias. Ao ler 2 Samuel 11, percebemos, no entanto, inúmeros pecados e falhas cometidos por Davi. Além do adultério, forçou a morte de Urias. Segundo estudiosos, o fato de Davi não ter ido para a batalha já aponta um certo desleixo do rei, que deveria ir ao campo de batalha. Ainda lemos como Urias foi um homem de honra e não aceitou ir para sua casa enquanto seus companheiros lutavam por Israel. O rei planejou que Urias fosse dormir em casa para parecer que o filho de Bate-Seba fosse dele. 

Davi pecou e tentou esconder seu erro, o adultério. Trabalhou para que tudo parecesse bem. Muitos maridos caem no mesmo erro, quando pecam tentam justificar ou esconder o erro. O marido é chamado de cabeça do lar porque tem em si a responsabilidade de manter o lar sob a autoridade de Deus. Se as contas estão no vermelho, a culpa não é da esposa, se os filhos vão mal na escola ou desobedecem, a responsabilidade não recai comente na mulher, mas nele, que é o cabeça, o líder. Ser o cabeça não significa ser o rei, mas o responsável. O marido não pode esconder os problemas de casa, como Davi tentou, mas deve assumir o comando, orar e pedir perdão e levar sua família ao lugar de paz, à presença do Altíssimo. 

O primeiro exemplo de marido na Bíblia nos ensina a não tentar esconder nossos erros, mas assumir a responsabilidade de voltar a Deus. 

Sansão 

Este é um exemplo clássico de marido na Bíblia que fracassou. Ele tinha um chamado para ser juiz de Israel, mas optou por um relacionamento com uma mulher que tinha outros costumes, outras tradições. Dalila era filisteia, ou seja, pertencia justamente ao povo que tinha a maior rivalidade com Israel. O erro de Sansão foi que ele não foi capaz se resistir ao que não pertencia ao seu povo. Ele não viu problema no que era perigoso. Sabemos que ao fim de sua vida, Sansão derrubou as colunas do templo de Dagon, matando mais filisteus naquele dia do que no resto de sua vida, mas isso não encobre suas falhas. Ao casar-se com Dalila, ele fez uma aliança perigosa, com uma pessoa que poderia lhe trazer problemas. Desde a saída do Egito, os hebreus foram alertados a não se misturarem com outros povos, justamente pelo perigo de confundir sua cultura e sua fé. 

O cristão não pode deixar que coisas que são consideradas normais no mundo sejam, também, normais em sua vida. Assim como Sansão não deveria se casar com Dalila, não podemos viver juntos com certos amigos, certas festas, certos seriados, certas piadas. Não podemos nos acostumar com o “não tem nada a ver”. Sansão achou que não tinha “nada a ver” ele se casar com Dalila, mas o tempo mostrou a consequência de sua escolha. Não faça escolhas que possam cortar sua comunhão com Deus. 

Analise bem com quem você anda, com quem você conversa, quais músicas ouve, quais filmes assiste. Sansão foi consagrado a Deus e seu cabelo não era cortado, como sinal desta aliança, e isso lhe conferiu força. Quando seu cabelo foi cortado, sua aliança foi cortada. Quando mantemos relação com o que não devemos, estamos quebrando nossa aliança com Deus e nossa força, na fé, é abalada. 

Acabe

Eis um exemplo de marido na Bíblia muito conhecido. Influenciado por sua esposa, Jezabel, cometeu inúmeros pecados, como assassinato e roubo. Um homem influenciado pelo pecado. Ele sempre concordou com sua esposa não apenas por não ter autoridade, mas porque dentro dele já habitava a vontade de fazer o que era errado. Jezabel era o canal que lhe dava motivo para pecar, mas não podemos ser ingênuos de achar que Acabe pecava contra sua própria vontade. Sempre que alguém aceita passivamente o pecado é porque já havia a predisposição para aquele erro. Não podemos aceitar que o desejo de pecar mantenha-se vivo dentro de nós, como um animal enjaulado, pois se assim fizermos, quando tivermos a oportunidade de pecar, pecaremos, não resistiremos ao pecado. Precisamos matar pecado dentro de nós. Não podemos aceitar que desejos do homem velho permaneça dentro de nós. Se tínhamos problemas com bebida, por exemplo, precisamos ficar longe de qualquer situação que possa nos levar a beber. Precisamos evitar situações que podem nos levar a ter inveja, raiva, ciúmes etc. Nosso dever é lutar contra o pecado, matando o mal pela raiz. 

Acabe foi um marido na Bíblia que não se opunha à sua esposa. Aceitava tudo passivamente e ainda continuava com ela. A ação correta dele seria dizer não ao pecado e corrigir Jezabel ao arrependimento. Não aceite situações que possam despertar em você o desejo pelo pecado. Seja firme e lute para que pequenas coisas não façam grandes estragos. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE MARIDOS NA BÍBLIA EM PDF

Para complementar seu estudo sobre maridos na Bíblia, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *