fbpx

Como fazer o grupo de jovens compartilhar o evangelho

Como fazer o grupo de jovens compartilhar o evangelho

Se você é líder do grupo de jovens de sua igreja, este texto vai te ajudar a entender como eles podem compartilhar a fé na sua rotina. Este texto pode servir de base para líderes e pais, que desejam ver os jovens e adolescentes compartilhando o evangelho de Cristo de uma maneira saudável e eficaz. Esta reflexão vai nos ajudar a entender melhor a rotina dos jovens e adolescentes e estudar como eles podem compartilhar o evangelho sem cair em erros e armadilhas da vida moderna. A vida de fé de cada jovem é a principal arma para falar do amor de Cristo. Muitas vezes, não percebemos que isso faz mais diferença do que campanhas e eventos para atrair jovens para a igreja. devemos nos lembrar sempre que nosso objetivo, como cristãos, é salvar vidas, e não encher igrejas. 

Muitas vezes, quando falamos em compartilhar a fé com amigos, na faculdade e até mesmo com familiares, encontramos uma grande barreira. Nossos jovens estão na igreja, participam das atividades, mas encontram grande dificuldade quando são convidados a evangelizar, individualmente. Alguns até se sentem mais seguros em eventos de evangelismo em grupo, mas compartilhar o cristianismo individualmente acaba sendo um grande obstáculo. Talvez, a questão não seja apenas a dificuldade de falar sobre a redenção de Cristo, mas também na própria forma que achamos que o evangelismo tem que ser. Listamos cinco tópicos que vão ajudar o grupo de jovens de sua igreja a falar de Jesus em seu ambiente. 

Evangelizar é uma ação contínua 

Em 2 Coríntios, Paulo nos ensina que somos cartas lida por todos. Isso significa que somos observados o tempo todo. Na própria igreja, na academia, na faculdade, na padaria. Principalmente quando as pessoas sabem que somos cristãos, elas nos observam, nem que seja para procurar defeitos. 

Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. 2 Coríntios 3:2 

O importante é entender que somos observados o tempo todo, por isso, a evangelização é contínua. Viver uma vida com Deus é demonstrar nossa fé o tempo todo, sendo bondosos com as pessoas, cordiais, sinceros, justos, demonstrando misericórdia, tendo palavras de ânimo e de vida etc. Em outras palavras, a evangelização não ocorre em um único dia. Evangelizar não é chegar para alguém e apresentar a Bíblia toda de uma vez. Pense que as pessoas não vão em busca de Deus por ter ouvido a Bíblia toda, mas vão procurar a Bíblia depois de conhecerem a Deus. Devemos, através de nossos atos, demonstrar às pessoas que somos diferentes, que temos o amor de Jesus em nossos corações. Com o tempo, quem está ao nosso redor vai confiar em nós para se abrirem e para conversarem sobre questões mais sérias, aí teremos a oportunidade de falar mais um pouco de Cristo. 

Ensine ao seu grupo de jovens a viverem o amor de Deus o tempo todo e que isso não significa apenas reproduzir versículos bíblicos e ideologias, mas, acima de tudo, amar ao próximo, pois Jesus nos disse que seríamos reconhecidos como seus seguidores por amar o próximo. 

Evangelização não segue um roteiro 

Outra questão importante ressaltar em seu grupo de jovens é que a evangelização não segue um roteiro. Podemos conhecer a bíblia, a mensagem da salvação, decorar versículos chaves, mas o mais importante é deixar o Espírito Santo nos guiar e nos usar, pois cada pessoa tem sua história, sua necessidade, suas dificuldades e suas virtudes. Via de regra, a rotina jovem envolve pessoas com saúde, em início da vida adulta, cheia de sonhos. Não podemos resumir a evangelização em uma disputa de “minha verdade contra a sua verdade”. Devemos apenas compartilhar nossas experiências e trazer uma esperança àqueles que passam pelas dificuldades da vida. 

A oportunidade para falar de Jesus pode surgir quando você menos esperar, quando estiver desprevenido. Em muitas ocasiões, quando essa chance aparece, as palavras e ideias nos fogem da cabeça. Os versículos desparecem e assuntos que conhecemos tão bem se tornam grandes mistérios. Nessas horas, não tem roteiro a ser seguido. Devemos confiar no Espírito Santo, assim como Jesus ensinou seus discípulos. 

Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. 

Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Mateus 10:19,20  

Isso não significa que não devemos nos preparar e estudar a Palavra, mas acima de tudo, devemos entender que cada vida tem uma verdade única e devemos demonstrar o amor de Deus através de palavras únicas e pessoais, e não com um roteiro genérico. 

Ensine seu grupo de jovens a evitar qualquer tipo de debate sobre “minha verdade e sua verdade”. Eles devem evitar diálogos do tipo “espiritismo e evangélicos, ou taxar os católicos de idólatras, os homossexuais não serão salvos, etc”. Em primeiro lugar, devemos falar do amor de Deus. As diferenças, dúvidas e críticas devem ser recebidas com bom senso e amor. Ao invés de respostas ríspidas, o jovem pode manter uma postura de compaixão, imaginando que ali ele não trava uma batalha pessoal, mas espiritual e o conflito pode afastar ainda mais as pessoas do amor de Deus. Quando tratamos as diferenças e questionamentos com amor, e calma, estamos apresentando um evangelho verdadeiro. 

Evangelizar é ensinar 

O grupo de jovens cristãos precisa ter uma visão de que o evangelismo é um ensino contínuo. Como falamos antes, não é uma forma de apresentar os fundamentos do cristianismo de uma vez. Aliás, pense em sua conversão e na conversão da maioria das pessoas que se tornaram cristãos na adolescência ou quando eram jovens adultos. Conhecemos o evangelho por causa de uma conversa pessoal, uma situação individual. Aos poucos conhecemos o evangelho. Não aprendemos tudo de uma vez, por isso, não devemos ter a ideia de que é possível ensinar o evangelho todo de uma vez. 

Evangelizar não é apenas uma programação, um ritual religioso que cumprimos para “ir par ao Céu”. Apresente o serviço de  evangelização como uma forma de salvar vidas.  

Lidando com questões difíceis 

Dê ao seu grupo de jovens a oportunidade de conversarem sobre questões difíceis. Ao falar de Jesus para alguém, certamente muitas perguntas serão feitas. Não há problema nenhum quando não sabemos todas as respostas. Os jovens e adolescentes evangélicos precisam entender isso e estarem tranquilo quanto a isso. Quando não souberem responder uma pergunta de alguém da faculdade, por exemplo, eles podem dizer que não sabem responder, mas que vai procurar uma resposta para o dia seguinte, ou para a próxima semana. 

Uma sugestão seria até mesmo criar um grupo de Whatsapp para questões difíceis. Assim, sempre que um jovem não souber responder algo, ele pode postar no grupo para que os outros também participem da conversa. Estimule seus jovens a levarem as dúvidas e questionamentos para a reunião da igreja, para que todos reflitam e pensem sobre o assunto. Isso vai criar um grupo de jovens dinâmico, onde todos pensam nos problemas comuns. 

Converse individualmente 

Além do grupo de jovens, esteja à disposição para conversas “um a um”, particularmente. Tome café, faça um lanche com os jovens da sua igreja. Isso vai criar um ambiente informal. Lembre-se apenas que mulheres aconselham mulheres e homens aconselham homens. Ou então esteja sempre acompanhado de sua esposa, ou marido. O jovem deve ver em você um amigo, alguém que se importa com sua vida pessoal. O líder do grupo de jovens precisa ter essa disponibilidade de conversas informais, para gerar confiança. O jovem cristão precisa de um cristão mais maduro para ser seu “alicerce” na igreja.  

Esteja disposto a conversar com os jovens, de uma maneira mais informal. O jovem pode querer tratar assuntos pessoais de uma forma mais privada, e não compartilhando com todo o grupo de jovens, por isso, se mostre sempre à disposição. Hoje em dia, com a tecnologia à disposição, deixe um contato rápido e fácil para todos. 

Esperamos que essas dicas para liderar seu grupo de jovens, e incentivá-los a compartilhar o evangelho sejam úteis à sua congregação. Se você tem mais ideias e sugestões, compartilhe conosco nos comentários. 

Temos outros textos que podem ajudar você a liderar seu grupo de jovens, eis alguns exemplos. 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *