fbpx

Para render uma verdadeira adoração, destrua as mágoas antigas

Para render uma verdadeira adoração, destrua as mágoas antigas

Nesta devocional sobre a verdadeira adoração, vamos aprender um pouco sobre perdão também, pois quando abrimos a porta para o perdão, estamos abrindo o coração para o que é bom e aceitável ao Senhor. Quando tiramos algo de ruim de um lugar, podemos colocar algo melhor, no caso uma adoração ao Senhor. Para isso, precisamos entender que o perdão é uma forma de manifestar a graça de Deus. Por isso, o louvor e a verdadeira adoração estão diretamente ligados a quanto estamos dispostos a perdoar. 

Podemos tomar como exemplo de perdão na blia o rei Davi, que poupou a vida de Saul duas vezes. O rei Saul tinha ciúmes de Davi porque o povo de Israel começou a engrandecer demais Davi. Em determinado momento, Saul passou a perseguir Davi para lhe tirar a vida. No entanto, nessas caçadas, por duas vezes, Davi teve a oportunidade de matar o rei, mas lhe poupou a vida, pois ainda que fosse seu inimigo pessoal, Davi sabia que Saul tinha sido ungido rei. 

Conhecendo a história de Davi e Saul, sabemos que eles não se tornaram grandes amigos. Isso nos ensina que perdoar alguém, não significa que temos a obrigação de nos tornarmos amigo desta pessoa. Temos que nos esforçar para esquecer as mágoas antigas. Deixar o que ficou para trás, continuar nossa vida e não ter o desejo de vingança contra alguém. 

Muitas vezes, quando estamos magoados com alguém torcemos pelo pior dela. Mesmo que não a maltratemos diretamente, torcemos para que ela fique doente, perca o emprego e até coisas piores. No entanto, quando estamos com o coração aberto para o perdão, estamos abrindo as portas para que esta pessoa seja cuidada pelo Senhor. Se for da vontade de Deus que esta pessoa, que nos magoou prospere. Não devemos ter prazer em ver a desgraça na vida dos outros, ainda que seja alguém que nos magoou. 

Deixando o ressentimento 

Para vivermos uma vida de verdadeira adoração precisamos saber perdoar, não ter ressentimentos. Para isso, precisamos abrir nosso coração e entender o que nos frustra, o que nos magoa, o que nos deixa chateado. Precisamos fazer isso para realizar uma limpeza interior diariamente. Caso contrário, o coração cheio de rancor, com mágoas e abatido, não vai ter a disposição de louvar e adorar a Deus por entender que algo está errado em sua vida. Como podemos adorar a Deus com mágoas de alguém? Não é possível, por isso, o perdão é importante para termos uma vida consagrada ao Senhor. Não deixe que os ressentimentos de sua vida se acumulem. Faça uma reflexão constantemente para ver o que te deixa chateado, o que te deixa preocupado, quais pessoas você tem mágoas. Identificando isso, você poderá orar, pedir a Deus para que arranque todo ressentimento, toda mágoa de seu coração. 

Ferido por um irmão 

Uma das sensações de maior tristeza, que gera muita mágoa, é quando somos vítimas de alguém a quem prezamos, como alguém da família, ou da igreja, principalmente um líder. Por isso, muitos cristãos se desviam da fé. Quando são desiludidos por um irmão da fé ou um líder, a pessoa deixa de seguir seu caminho na fé, desiste e passa a viver como quer, pois já não é capaz de louvar e adorar ao Senhor com tantas mágoas dentro dela. 

Ao lermos Colossenses, aprendemos a perdoar. A Bíblia já nos ensina que mesmo entre os irmãos enfrentamos muitos problemas. 

Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Colossenses 3:13 

Como mencionado anteriormente, neste texto, perdoar não significa reatar os laços de amizade, mas deixar de pensar negativamente sobre alguém, abrindo o coração para a verdadeira adoração. 

Preparando a adoração 

Quando estamos chateados, tristes e amargurados não queremos, não conseguimos louvar. Não sabemos nem o que dizer em uma oração. Por isso, quando estamos magoados, é importante abrir nosso coração para Deus. Dizer a Ele o que nos entristece, o que sentimos. Precisamos pedir ajuda para perdoar. Quando abrimos nosso coração para o perdão, o Senhor nos trás alívio. Assim como Ele nos perdoou de nossos pecados, sem merecermos, Ele deseja que estejamos prontos a perdoar, independentemente se a outra pessoa “merece” ou não nosso perdão. 

Em Mateus 18, a partir do versículo 21, lemos uma parábola muito interessante sobre o perdão. Um servo perde perdão das dividas ao seu Senhor e é agraciado com o perdão. No entanto, logo em seguida encontra alguém que lhe deve e não o perdoa. Jesus conta esta parábola após Pedro perguntar quantas vezes devemos perdoar um irmão. A resposta de Jesus é o famoso 70 vezes 7. 

Devemos nos lembrar do perdão de Deus para termos forças para perdoar alguém que nos magoou e assim retomar nossa vida de verdadeira adoração. Não deixe que sentimentos ruins se acumulem dentro de você. Saiba perdoar, para abrir espaço para o louvor. 

A verdadeira adoração 

Quando conseguimos nos limpar dessas mágoas, conseguimos entender que Deus também nos perdoa, mesmo sem merecermos. Podemos compreender que Deus nos ama e nos entende. Quando não há perdão, vivemos com momentos de adoração a Deus e não uma vida inteira de adoração. Por isso, um coração limpo, disposto a perdoar e a fazer a vontade do Pai é importante para rendermos um louvor agradável e aceitável. 

Jesus nos ensinou que se tivermos queixa contra um irmão, devemos, primeiro, nos reconciliar para depois trazer a oferta (Mateus 5). Aqui ele está ensinando a remover todas as mágoas antes de tentar agradar a Deus, pois o perdão ao próximo, o amor ao próximo, é melhor maneira de demonstrar nossa fé, nosso louvor, nossa gratidão. 

Sempre que pensar em louvar a Deus e apresentar uma verdadeira adoração, faça uma limpeza interna e retire qualquer tipo de mágoa e de ressentimento. 

Se você deseja complementar essa palavra, deixe seu comentário para que outros leitores sejam edificados também. 

Leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *