fbpx

A igreja de Pérgamo e os jovens cristãos atuais

A igreja de Pérgamo e os jovens cristãos atuais

No livro de Apocalipse, João escreve às igrejas da Ásia uma série de orientações, e a igreja de Pérgamo nos chama a atenção por ser uma igreja que é mencionada como estar no “trono de satanás”. Um termo forte, mas que pode ser muito útil para situar os cristãos nos dias atuais, e em nosso país, que tem grande problema de moral, basta perceber as letras das músicas mais populares ou os programas de televisão com maior audiência. Essa carta à igreja de Pérgamo é uma das melhores referências bíblicas para os dias atuais. Aqui podemos aprender muito a viver neste mundo sujo sem nos contaminarmos e levar o evangelho a toda criatura. 

Ao ler o trecho de Apocalipse 2:12 ao 17, lemos sobre a carta de o discípulo João escreve à igreja de Pérgamo. Uma carta que chama nossa atenção pelo seu contexto tão atual. Se você quer fazer um estudo bíblico para os jovens cristãos, pode usar este texto como base. Aqui separamos algumas características dessa carta que podem muito bem ser aplicadas aos dias de hoje. 

Onde moramos 

Assim que começa a carta, João menciona que ele sabia onde aqueles cristãos moravam, uma cidade que era centro do paganismo romano. Ali eram adorado diversos deuses romanos e muitas práticas que conflitavam com o cristianismo era praticada ali. João também menciona os nicolaítas. Apesar de estudiosos e comentaristas bíblicos não terem certeza do que se trata, boa parte acredita, pelo contexto, ser uma linha de pensamento cristã, herege, que começou a aceitar que o cristão participasse de outras práticas religiosas sem nenhum constrangimento. Assim, o cristianismo era apenas mais uma religião naquela região. Como era comum as pessoas adorarem diversos deuses, adorar a Jesus nunca foi problema para os romanos. No entanto, os cristãos sabiam que não deveria adorar os deuses gregos e romanos, e muito menos o imperador, que quase sempre exigia tal idolatria, daí a perseguição aos cristãos, que se recusavam a adorá-los. João menciona a morte de Antipas. Pelo contexto, entende-se que Antipas teria morto por seguir os ensinamentos de João, como diz o versículo 13. 

O que vale aqui, é o termo usado por João para descrever a cidade onde ficava a igreja de Pérgamo, como trono de satanás. Não é assim que vivemos hoje? Tudo o que é referente à Bíblia, as pessoas não cristãs, têm aversão. Em todas as áreas da sociedade, política educação, comunicação, ciências etc, não se pode mencionar que desejamos seguir um padrão bíblico, cristão, pois somos tachados de fundamentalistas, ortodoxos, ignorantes, conservadores. Por isso, hoje precisa ter essa consciência de que você vai incomodar muitas pessoas quando resolver se posicionar como cristão, seja na faculdade, no trabalho, nas áreas sociais ou com amigos.  

Somos bombardeados por conceitos errados, que contradizem nossa fé, mas não podemos reclamar, não podemos denunciar, não podemos discordar, que somos vistos como errados. O jovem cristão, ao ler sobre a igreja de Pérgamo, pode identificar em sua rotina como satanás montou seu trono, em suas ideologias enraizadas nas mentes das pessoas, onde vale o prazer, o imediatismo, o sucesso pessoal, tudo isso é fruto do pensamento evolucionista, que ensina que nascemos do nada, para nada e nossa vida, na verdade, não faz sentido, então “é melhor aproveitar a vida como você bem entender”. 

Nicolaítas 

Embora não haja certeza sobre as obras dos nicolaítas, podemos ver que já existia certa influencia sobre a igreja de Pérgamo, a tal ponto de João advertir a igreja. No versículo 14, João menciona os cristãos seguindo os ensinamentos de Balaão, comendo comidas sacrificadas aos ídolos, e logo em seguida, no versículo 15, fala dos nicolaítas, por isso, é bem provável que a doutrina nicolaíta tenha semelhança com o que foi escrito antes, que cristãos estavam aceitando alguns costumes pagãos. 

Um ensinamento útil e atual, pois aceitamos o que não é cristão com muita facilidade. As músicas, os filmes, os seriados, as ideologias, a forma de viver. Vemos nudez parcial, ou total, em filmes e séries, e achamos que não tem nada de mais, ouvimos e dançamos músicas no carnaval e em festas para nos divertirmos e achamos que não tem nada de errado. Levamos nossos filhos às festinhas de carnaval e dia das bruxas na escola e achamos que está tudo bem, é só uma brincadeira. 

Aos poucos, com medo, ou vergonha, de sermos vistos como fundamentalistas e caretas, abrimos espaço para o comportamento e cultura do mundo, assim como fez a igreja de Pérgamo. 

Arrependam-se 

João termina a carta à igreja de Pérgamo pedindo arrependimento e ressaltando a premiação pela fidelidade. O autor menciona uma pedrinha branca, que tem sido interpretada de muitas maneiras, sendo a mais comum, levando em consideração alguns sistemas de julgamento na época. Os juízes tinha duas pedras em mãos, uma branca e outra escura, ao levantar a branca, indicava que inocentava o acusado. Pelo contexto, pois João fala do Reino de Deus, podemos entender que, de fato, ele menciona a pedra branca como sinal de perdão. 

Ao olharmos para nossa vida e percebermos que estamos adotando conceitos e uma maneira de vida errada, sempre podemos nos arrepender e voltar para o verdadeiro cristianismo, de compromisso com a Palavra e com os padrões de Deus, e não da sociedade. 

Para complementar seu estudo sobre a igreja de Pérgamo, recomendo que leia também: 

Se você é líder de jovens, leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *