fbpx

Ministração para jovens – Qual será o seu legado?

Ministração para jovens – Qual será o seu legado?

Neste esboço de ministração para jovens vamos falar um pouco sobre as influências que um jovem recebe em sua rotina e como lidar com os desafios culturais que o cercam. Com tantas decepções, inclusive de líderes religiosos, muitos jovens acabam perdendo a referência de cristão íntegro e que vive sua fé. Políticos, atletas, músicos e outras personalidades desapontam e cada vez menos apresentam padrão comportamental que nos inspiram. Em meio a este mundo sem referências, o jovem cristão precisa firmar sua fé lutando contra as adversidades que enfrenta, contra as decepções e contra os padrões cada vez mais corrompidos. Para transformar o jovem em um adulto de caráter e responsável, deixando um legado íntegro aos familiares e sociedade é preciso estar firmado na Rocha verdadeira, e bem consolidado, caso contrário uma hora as decepções quebram as perspectivas deste jovem. 

Se os jovens e adolescentes cristãos não tiverem como exemplo o próprio Jesus, não conseguirá enfrentar os desafios da vida sem se manchar, ou sem esfriar a fé. Precisamos estabelecer que nossa referência é Cristo, não o pastor ou o líder de jovens da igreja. Ao iniciar sua vida na faculdade, ou no trabalho, o jovem cristão passa a conviver com pessoas que difamam o cristianismo sem piedade. Criticam pastores, música, os padrões e ideias cristãos. Apontam o cristianismo como um ideal ultrapassado, vencido, para pobres e ignorantes. Para piorar, alguns líderes cristãos, de fato, falam e fazem coisas que nos envergonham, e mancham a fé. Precisamos levar em consideração este contexto no qual o jovem está inserido, para conseguirmos desenvolver nossa ministração para jovens de forma clara e objetiva. 

É visível que o mundo hoje passa uma crise social. Em nosso país isso fica ainda mais claro. A falta de líderes e governantes íntegros tem deixado a sociedade em constante crise econômica e social. O que vale é a ambição, a satisfação pessoal, tirar proveito, “vencer na vida” a qualquer custo. Os padrões cristãos não cabem neste contexto. O cristão precisa defender o caráter da família, a justiça o amor ao próximo, mas quando os jovens observam que mesmo os líderes cristãos cometem adultério, sonegam impostos ou cometem outros delitos, fica difícil para ele crer que realmente é possível ser um cristão íntegro. Os pensamentos do tipo “se ele pode errar, eu posso. Se ele pode roubar, eu posso. Se ele pode ver pornografia eu posso. Se ele pode beber socialmente, eu posso” começam a tomar conta do jovem a tal ponto de ele querer desistir de sua integridade. 

Siga sua fé 

O escândalo envolvendo um líder cristão é muito forte para derrubar a fé. A traição de Davi, com Bete-Seba, por exemplo, trouxe consequências frustrantes para a nação inteira, além de trazer inúmeras tragédias à sua descendência. 

O jovem cristão precisa entender que quando um problema atinge um líder cristão, na verdade, precisamos separar o joio do trigo. Não somos cristãos verdadeiros porque vamos muito à igreja, ou porque lemos a bíblia toda, mas porque amamos o próximo, e seguimos a justiça, o amor e a fé. 


Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos. 1 Pedro 5:8,9 

Nesse trecho acima vemos que precisamos resistir aos problemas que nos cercam. Não importa o que cometem de erros e injustiça ao nosso redor, não podemos ser influenciados. Precisamos influenciar. 

Desenvolva seu caráter 

Para sermos influenciadores na sociedade e em nossa família, precisamos criar um caráter forte e íntegro. De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup, nos Estados Unidos, mesmo as pessoas que se dizem cristãs, apenas 44% delas afirmam que frequentam uma igreja. Isso significa que não estão buscando encher seu caráter com novos ensinamentos. O desenvolvimento do seu caráter é feito com leitura bíblica, oração e comunhão com os irmãos da igreja.  

Jesus Cristo é nosso maior exemplo que um líder não se faz de acordo com seu status, títulos ou posição social. Ele simplesmente serviu. Amou. 

Para sermos influenciadores, precisamos servir, amar. Não buscar status de pastor, presbítero ou líder do louvor. Basta servir. 

Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. Marcos 10:45 

Queremos ressaltar, nesta ministração para jovens cristãos, que o nosso legado vai ser importante para nossa família e sociedade se decidirmos servir. Ao invés de nos preocuparmos com quão decepcionantes são as pessoas, precisamos servir. Este é o exemplo que fica na memória das pessoas. Fazer doações, gastar tempo, fazer um favor, dar carona, doar. Essas ações falam mais que nossos ensinamentos, de palavras. 

Quando nos preocupamos em servir, deixamos de nos preocupar com o que os outros fazem, porque nós é que estamos fazendo, e quanto mais fazemos, mais descobrimos que ainda estamos fazendo pouco. 

O que lhe preocupa 

Podemos condensar esta ministração para jovens destacando que precisamos viver mais nossa vida e menos a vida dos outros. As notícias, os esportes, os acontecimentos não podem ter influência maior em nossas vidas que a nossa vontade de nos mantermos íntegros. O comportamento dos outros não pode nos impedir de viver conforme os padrões do cristianismo.  

Para deixar um legado de fé e amor, precisamos viver isso. Passar mais tempo servindo e menos tempo criticando e nos aborrecendo com aqueles que nos decepcionam. 

Vamos concluir este esboço de ministração para jovens lembrando que nossa perseverança deve ser em servir. Pergunte aos jovens em como eles servem a família, o trabalho, a faculdade, a igreja, o bairro. Ressalte que é importante demonstrar nosso amor ao próximo assim, com atitudes, não apenas de palavras. Se Jesus tivesse contato uma parábola sobre os pés dos discípulos, não teria tanto impacto quanto ao gesto que ele fez. 

Você pode terminar esta ministração para jovens com uma leitura de 2 Reis 2:1 a 15. Neste trecho, Elias se foi, deixando seu legado para Eliseu. O próprio líder de jovens, precisa deixar este legado aos jovens, incentivando-os a serem futuros líderes, pessoas que possam orientar e aconselhar os mais novos. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Ministração para jovens – Qual será o seu legado?

  1. Amei esse conteúdo ,estou ajudando minha igreja com os adolescentes ,mas olha não sei nem onde começar pois sou leiga no assunto ,mas estou gostando dessa ajuda de vcs . Muito obrigada .

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *