fbpx

O que aprendemos com o Salmo 103

O que aprendemos com o Salmo 103

Essa reflexão sobre o Salmo 103 é um coringa. Serve para famílias, preparação para cultos, jovens, louvor. Esses quatro pontos sobre o trecho podem nos ensinar muito em nossa vida cristã.  

Recomendamos que antes de iniciar sua devocional sobre o Salmo 103, leia o salmo por completo. Faça uma leitura calma e tranquila. Pegue a sua bíblia, ou abra uma aba com a bíblia online e leia com calma. Assim, você vai perceber melhor cada versículo estudado. 

BAIXE ESTE ESTUDO SOBRE O SALMO 103 CLICANDO AQUI

Louve ao Senhor 

Vamos começar analisando como o trecho exalta ao Senhor diversas vezes. Isso mostra como o autor está entusiasmado com o seu Senhor. 

Vamos destacar os versículos 21 e 22. 

Louvem o Senhor , todos os anjos do céu, todos os seus servos , que fazem a sua vontade! Louvem o Senhor , todas as suas criaturas, em todo lugar onde ele reina! Que todo o meu ser te louve, ó Senhor ! Salmos 103:21-22  

Quando conhecemos alguém famoso, por exemplo, muitas vezes não sabemos bem o que fazer, e muito menos o que falar. Quando acontece de repente então, é ainda pior. Quando já sabemos que teremos a oportunidade de encontrar alguém que admiramos, ficamos pensando o que falar e como falar. Às vezes, parece que tudo foi bem melhor do que imaginamos, mas quando a situação é mais inesperada, ficamos sem saber o que falar. No geral, fazemos alguns elogios sobre o trabalho da pessoa. Dizemos o óbvio. “Eu admiro seu trabalho. Você é um grande atleta. Foi é uma das melhores atrizes do país. Eu acho você muito divertida”. Tudo o que a pessoa já sabe. 

Algumas vezes, quando temos alguma experiência com Deus, isso também acontece. Exaltamos seu nome, dizemos que ele é santo, maravilhoso e tudo mais o que Ele é, e sabe que é. Não podemos surpreendê-lo em nossas palavras, mas podemos, apenas entregar o coração; e é isso p que ele espera apenas. Nosso coração sedento, e não poemas e palavras inimagináveis. 

Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade. Salmos 103:2 e 4 

Em Apocalipse 4:8, João relata os anjos no Céu que não cessam de dizer “santo, santo, santo”. Seria um trabalho exaustivo, mas isso ocorre porque estão simplesmente se entregando e reconhecendo a grandeza de Deus. 

Muitas vezes não sabemos como louvor, o que dizer ao Senhor, mas tudo o que Ele deseja é ouvir nossa voz, simples, falando, nem que seja o óbvio. Ele é Santo, maravilhoso, grandioso, príncipe da paz… 

Os benefícios de conhecer a Deus 

Outra coisa que nos chama a atenção no Salmo 103 é que o autor ressalta como é bom receber as bênçãos de Deus. 

Que todo o meu ser louve o Senhor, e que eu não esqueça nenhuma das suas bênçãos! ele me salva da morte e me abençoa com amor e bondade. Salmos 103:2 e 4. 

Em qualquer lugar que trabalhemos, temos alguns benefícios. Não apenas o salário, mas outros tipos de benefícios típicos de cada profissão. O médico vai ter o benefício de poder indicar os melhores profissionais para seus familiares e amigos, o jornalista pode ter o privilégio de conhecer pessoas importantes e se aprofundar em diversos assuntos, o motorista pode ter um privilégio de fazer horas extras. E assim por diante. 

Conhecer a Deus nos traz o privilégio de conhecer alguém que nos sonda, nos entende e nos orienta conforme a retidão de seu caminhão, e não a vontade de nosso próprio coração, ou conforme as variações culturais da sociedade. 

Mais que isso, temos o privilégio do perdão de nossos pecados, cura interior, transformação e libertação.  

Seus feitos 

Podemos não conhecer a Deus fisicamente, ainda bem, pois assim exercemos a fé, e sem fé é impossível agradar a Deus. Mas podemos sentir o agir de Deus e vivenciar seus feitos. Assim como Moisés era conhecido por Deus e vice versa. 

Ele revelou os seus planos a Moisés e deixou que o povo de Israel visse os seus feitos poderosos. O Senhor Deus julga a favor dos oprimidos e garante os seus direitos. Salmos 103:6-7  

Conhecer os atos de Deus é um privilégio que nos conhecer melhor sua natureza e grandiosidade. 

O Salmo 103 nos alerta para isso, para a revelação de Deus através de seus atos, ainda hoje. Através dos feitos de Deus podemos compreender seu querer mesmo sem conhecê-lo. 

O Senhor não parou de trabalhar. Ele trabalha para os que nele confiam, por isso precisamos olhar seus feitos e contemplar sua glória através de seus feitos. O Salmo 103 nos trás uma revelação de alguém que está, claramente, apaixonado por Deus. Isso por causa de seus feitos e sua constante ação no meio do povo. De Israel. Assim como o Senhor se mostrou a Moisés, Ele se mostrou a Israel, através de seus feitos. 

Distância entre vida e morte 

Ele revelou os seus planos a Moisés e deixou que o povo de Israel visse os seus feitos poderosos. O Senhor não nos castiga como merecemos, nem nos paga de acordo com os nossos pecados e maldades. Assim como é grande a distância entre o céu e a terra, assim é grande o seu amor por aqueles que o temem. Salmos 103:7,10-11  

Ainda bem que Ele não nos trata como merecemos. Isso nos faz lembrar de seu amor e misericórdia, por isso o salmista transborda seu coração de amor. Ele recebeu este amor primeiro, e percebeu como a grandiosidade do Pai lhe foi alcançada, mesmo sem merecer. 

Não podemos mensurar o amor de Deus, mas podemos apenas recebê-lo. A nós não cabe pensar ou explicar o amor de nosso Deus, mas apenas aceitá-lo. 

No começo e no fim do salmo 103 lemos o escritor louvando a Deus. No meio, ele explica os porquês. Assim, nos cabe louvar a Deus, no início e no fim, independente do que acontece no meio. Acontecem coisas boas, batalhas, e nós podemos agradecer por não sermos tratados como merecíamos, segundo os nossos pecados. 

BAIXE ESTE ESTUDO SOBRE O SALMO 103 CLICANDO AQUI

Se você leu o salmo 103 e deseja compartilhar o que o Senhor falou ao seu coração conosco, compartilhe nos comentários. 

Leia também:

 
Compartilhe

8 comentários sobre “O que aprendemos com o Salmo 103

  1. REALMENTE ESSE SALMO É A EXPRESSÃO DE UM CORAÇÃO AGRADECIDO A DEUS.
    EXALTAR O NOME DO CRIADOR E CONTEMPLAR A SUA BELEZA É TUDO QUE PRECISAMOS NESTA VIDA.

     
  2. Esse salmo foi citado pela minha esposa. Que era o salmo dela. Ela tava com câncer e faleceu dia 20 de agosto 2020 .por isso fiquei curioso vou ler e analizar o salmo. Obrigado

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *