fbpx

Jesus anda sobre as águas 

Jesus anda sobre as águas 

Ás vezes, parece que quando mais precisamos de uma resposta de Deus, nada acontece. Em situações difíceis nossa fé se abala e parece que nada do que lemos na Bíblia tem sentido. Vamos à igreja para ouvir algo que nos reanime, mas parece que a Palavra não faz o menor sentido para nós. Neste texto vamos refletir sobre uma das passagens mais conhecidas no Novo Testamento, que relata que Jesus anda sobre as águas para reencontrar seus discípulos no barco. Também é neste trecho bíblico que Pedro anda sobre o mar, mas logo começa a afundar ao sentir os ventos fortes. 

Apesar de tão conhecida essa história, principalmente aos que já estão na igreja há anos, ainda assim, alguns detalhes passam desapercebidos em nossa leitura. Vamos dar uma lida no que está relatado no versículo 22. 

Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Mateus 14:22 

Parece curioso, mas é interessante ler que Jesus teve que insistir para que entrassem no barco. Imagino os discípulos querendo ficar com ele e tal, mas ele insistindo “entrem logo, daqui a pouco a gente se encontra”, ou qualquer coisa do tipo.  

Se você quiser ler o contexto inteiro do relato de quando Jesus anda pelas águas, pode começar lendo desde o versículo 1 de Mateus 14. A história do barco começa a acontecer mesmo a partir deste versículo, o 22, mas ler os versículos anteriores vão te fazer entender o que estava acontecendo e o que os discípulos estavam convivendo com Jesus. 




Ele sabe o que vai acontecer 

Na sequência lemos que Jesus se retirou para orar. Muitas vezes, quando pensamos que Jesus cura, Jesus liberta e até que Jesus anda sobre as águas, nos esquecemos que ele também sentiu sede, chorou e até ficou cansado (como aconteceu quando conheceu a mulher samaritana – João 4). Ele está no controle o tempo todos. Aliás, ele já conhece o final de nossa história, sabe quando chegará o fim de nossas aflições. Nós é que não sabemos, por isso ficamos aflitos. Quando os discípulos entraram no barco não sabiam o que iria acontecer. Jesus sabia, mas mesmo assim não entrou no barco. Parece cruel, mas já pensou que algumas vezes Jesus pode nos deixar “à deriva”? 

Não significa que ele nos abandona, mesmo porque, se está em todos os lugares ao mesmo tempo, sempre está conosco, mas às vezes, ele pode optar por não estar em nosso barco. Talvez para que a gente aprimore nosso jeito de ser, talvez para fazer um milagre lá na frente. Nunca sabemos, mas quando entramos em um barco sem Jesus, ou pensamos que ele não está em nosso barco, ficamos aflitos. Acho que os discípulos estavam passando por isso (não posso afirmar, mas é até divertido imaginar a cena de os discípulos querendo que Jesus entrasse no barco e Jesus não querendo, insistindo para que partissem. 

Quando Jesus não está no barco 

Ao lermos este trecho que relata que Jesus anda sobre as águas para ir do monte de onde orava até o barco dos discípulos, podemos perceber como ficamos perdidos sem Jesus. Os seguidores de Cristo acharam que ele era um fantasma quando o viram se aproximando – versículo 26. Deste trecho podemos tirar muitas ideias legais e curiosas sobre a vida cristã. 

Em primeiro lugar podemos ver que apesar de tanto tempo com Jesus, aqueles homens ainda não o reconheciam e ainda se assustavam com possíveis “fantasmas”. Em nossa caminhada com Cristo isso também pode acontecer, podemos nos assustar com pequenas coisas. Ficar apavorado com medo de coisas que não são terríveis como imaginamos. Os discípulos não viram nenhum fantasma, mas ficaram com medo. Da mesma forma, quando estamos em situações complicadas, como uma tempestade, podemos perder o senso de quem é Jesus e o que ele pode fazer por nós. 

Sem uma fé sólida, quando enfrentamos um problema, ficamos muito apavorados com o que pode acontecer, o que pode ser, o que pode terminar etc. Vemos fantasmas onde não existem. Vemos problemas onde não existem 

Pedro anda sobre as águas 

Em seguida, podemos ler um trecho também muito conhecido, que narra Pedro indo andar sobre as águas com Jesus. Entre os versículos 29 e 30, lemos que Pedro foi, mas logo teve medo, por causa da tempestade e começou a afundar. Certamente, já vimos inúmeras pregações que falam do medo do Pedro, mas esquecemos que pouco antes, somente ele teve coragem de pedir para andar sobre as águas, e andou. Se Jesus anda sobre as águas, nós também podemos, ainda que tenhamos medo ou incertezas, podemos pedir para Cristo segurar em nossas mãos. 

Até imagino os discípulos vendo a cena. Alguns curiosos, outros com admiração e outros ainda com um pouco de medo pensando “ele não vai conseguir”. Curiosamente, a tempestade não parou enquanto Pedro estava com Jesus. 

Quando estamos firmes na fé, de mãos dadas com Cristo, não significa que a tempestade vai parar naquele instante, significa que temos forças para superar e aguentar esta tribulação.  

A tempestade só termina quando voltamos para o barco. Quando estamos na tempestade devemos estender as mãos a Deus, mas isso não significa que a tempestade vai passar naquela hora.  

Nossas experiências vão ajudar outras pessoas. Muitos criticam Pedro porque ele afundou, mas, por outro lado, foi o único discípulo que andou sobre as águas. 

Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Salmos 40:1 

Lembre-se que Jesus anda sobre as águas para ir ao teu encontro. Mesmo que a tempestade pareça não parar, ele está contigo te dando forças. O problema é que focamos a situação, por isso, temos medo. Imagine o fim da tempestade, quando você voltará ao lugar seguro, ao barco. Sua experiência vai servir de exemplo, para que você possa testemunhar que Cristo está contigo na tempestade. Hoje lemos esta passagem e até podemos pensar – Eu queria ter a experiência de Pedro e andar sobre as águas, mas os que estavam ali tiveram medo. Apenas Pedro andou, embora tivesse medo, ele teve uma experiência. Pense que muitos têm medo de ter experiências com Deus. Porque acreditar em Deus quando tudo está bem é fácil. Aliás, foi esta a abordagem de satanás para afrontar Jó. Em Jó 1:10 e 11 podemos ler satanás dizem algo do tipo “você o abençoa em tudo. Se tirares as bênçãos dele, certamente ele te amaldiçoará”. E nós? Nós bendiremos ao Senhor, mesmo quando passarmos por dificuldades ou seremos como os amigos de Jó que, associavam o bem estar da vida com a presença de Deus? Lembre-se que Jesus anda sobre as águas para te dar suporte e esperança que logo a tempestade passa e você voltará ao barco. 

Leia também:

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *