fbpx

Devocional para casal – O cordeiro em sua casa 

Devocional para casal – O cordeiro em sua casa 

Nesta devocional para casal vamos usar como base bíblica as orientações de Deus para o povo hebreu antes que saíssem do Egito. A passagem sobre o Êxodo, as cerimônias de Páscoa, são bem conhecidas como alusão ao Cordeiro de Deus, Jesus, mas neste texto vamos ver como os casais cristãos podem aprender um pouco com o ritual relatado em Êxodo. Devemos viver uma vida de comunhão com Jesus para que nosso lar reflita a glória dele e, assim, possamos ter uma vida em casal, em família abundante. Esperamos que este texto ajude você, e sua igreja, a pensar como nosso relacionamento com Deus reflete diretamente em nosso relacionamento em casa, como casal, como marido e mulher, como pai e mãe e como filhos. 

Antes de ir para as referências bíblicas sobre a Páscoa, vamos lembrar que a vontade de satanás, desde a criação, é acabar com a criação de Deus, mais precisamente com o ser humano. Lemos em Gênesis essa relação de ódio. Desde o início, satanás teve como meta afastar o homem de seu Senhor, e conseguiu (pelo menos temporariamente). Por isso, o casal deve se atentar a isso. Existe um inimigo de nossas almas que deseja separar os casais. Gerar conflitos e dúvidas. Separando as pessoas, gerando conflito, satanás sabe que abre um “rombo” no coração do ser humano. Mágoas, sentimentos e emoções negativos, que tornam o homem mais vulnerável às mentiras e sugestões deste mundo. 




Esteja atento ao que acontece.  

Se você ler Gênesis 3, poderá ver como a serpente se intrometeu na vida do casal Adão e Eva trazendo a ruína. Um detalhe que podemos observar, de acordo com estudiosos, é que Adão e Eva não estavam juntos quando a mulher decidiu experimentar o fruto. Nesta devocional para casal podemos aprender que o casal deve estar atento um ao outro. Não como supervisores, mas como cooperadores para que as tentações e maldades não se instalem entre marido e mulher; noivo e noiva, namorados, enfim. Marido e esposa precisam estar de olho, observando, o que acontece em seu lar. Não devem se isolar, mas andar unido. 

Talvez, se estivessem juntos, Adão e Eva não seriam enganados, mas a serpente esperou que estivessem longe um do outro para armar sua cilada.  Em Eclesiastes lemos sobre esta questão de sermos dois. No capítulo 4 lemos um trecho muito conhecido, muito usado em reflexões para casais e famílias. 

É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se! E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho? Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade. Eclesiastes 4:9-12 

Não tome decisões sem orar 

O que vemos neste curto trecho sobre a queda do homem, é Adão e Eva tomando decisões sem consultarem seu Criador. Mais adiante podemos ler um outro trecho que demonstra como decisões tomadas sem auxílio do Senhor podem nos trazer aborrecimentos. Em Gênesis 13 lemos a história de Ló e Abrão separando as terras que teriam para si. Ló olhou o que era melhor e escolheu para si as terras de Sodoma e Gomorra. Mais pra frente, essa decisão lhe trouxe morte e prejuízos. Neste trecho, em nossa devocional para casal, queremos que o leitor perceba como é importante uma vida de oração, de comunhão com Deus, para que não tomemos decisões erradas. 

Relacionamento pessoal com Deus 

Agora, vamos ao texto da Páscoa, sugerimos que leia o capítulo 12 de Êxodo para esta devocional para casal. Repare que a ordem é para que cada família tomasse um cordeiro para si. Devemos levar Cristo para nossa casa, para nosso lar. Não podemos ir à igreja domingo e deixar Jesus lá na igreja. A palavra pregada deve ser levada para casa. Precisamos criar um vínculo com a palavra de Deus. Muitos casais erram porque acham que estão fazendo de tudo ao ir à igreja domingo, mas quando chegam em casa não há mudanças, não há vida de comunhão com Deus. 

Não deixe de buscar seu relacionamento com o Senhor. Apesar de querermos que nossa família tenha essa comunhão, também precisamos de um relacionamento a sós, íntimo de amor e comunhão. Marido e esposa podem orar juntos, com filhos, mas também precisam adorar a sós, orar sozinhos, terem seus motivos diários para buscarem a Deus. Quando levamos o cordeiro para casa, todos nós devemos manter nosso relacionamento com ele ativo, verdadeiro. Sua rotina diária, em casa, precisa refletir sua fé. Se você tem filhos, eles precisam ver você orando, lendo a bíblia, exercendo o que você crê. 

Uma curiosidade sobre a saída do Egito, é que Moisés mandou construir um tabernáculo, sob as ordens de seu Senhor, mas também resolveu ter uma tenda do encontro; e esta tenda foi uma iniciativa sua, particular. 

Se alimentando do cordeiro inteiro 

Curiosamente, lemos em Êxodo 12:9 que deveriam comer tudo, inclusive as cabeças e os pés. Nesta parte, queremos trazer para esta devocional para casal a importância de ingerir até o que não é apetitoso. Provavelmente, as partes nobres eram comidas primeiro, depois, as entranhas, cabeça e vísceras. Quando queremos levar uma vida a sério com Deus, devemos nos empenhar em fazer até o que não é prazeroso. Nem sempre perdoar o outro é prazeroso. Nem sempre demonstrar misericórdia é bom, mas é isso que devemos praticar em nossa família. A oração, o jejum, a leitura bíblica. Nem sempre estamos com disposição para essas coisas, mas devemos encarar essa prática como um alimento necessário, independente de ser bom ou não. 

Vamos terminar esta devocional para casal incentivando você a pensar como o cordeiro, Jesus, pode se fazer presente em sua vida, em seu lar e seu relacionamento. Viva com misericórdia dentro de sua casa. Casa que tem cordeiro tem que ter graça, louvor, transformação, libertação. Leve o cordeiro para casa e que todos possam se satisfazer neste banquete celestial. 

 Leia também:

 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Devocional para casal – O cordeiro em sua casa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *