fbpx

Estudo bíblico para casal evangélico – arrogância e humildade 

Estudo bíblico para casal evangélico – arrogância e humildade 

Neste estudo bíblico para casal evangélico aprendemos a ser mais humilde e evitar que o egoísmo tome conta de nós. Uma excelente palavra para encontros de casais de sua igreja, e até mesmo para uma devocional em família. esta palavra pode parecer óbvia para quem tem anos de igreja, mas nunca é demais relembrarmos nosso compromisso de servir o próximo, pois foi para isso que Jesus veio, para nos ensinar a servir e amar o próximo. Muitas vezes, no dia a dia, acabamos demonstrando muito mais respeito e paciência com os de fora de nossa casa, e dentro do lar passamos a ser intolerantes e impacientes, com o passar do tempo. 

Se você já frequenta a igreja a alguns anos, deve se lembrar do nome Abigail. No entanto, curiosamente, poucos devem se lembrar, de fato, de sua personalidade. Por outro lado, também aposto que mesmo com anos de conversão, você pouco deve se lembrar de um tal Nabal. Pois é. Neste estudo bíblico para casal evangélico vamos analisar este casal. Isso mesmo, Abigail e Nabal eram marido e mulher, mas você consegue se lembrar o que aconteceu com eles? Se você vai levar este estudo bíblico para casal evangélico para uma célula ou rede de casais, você pode fazer um desafio perguntando às pessoas quem sabe, pelo menos, o livro bíblico que conta a história de Abigail e Nabal. 

Família bíblica rica 

Vamos tomar como base bíblica o trecho de 1 Samuel 25. Leia o capítulo inteiro para basear seu estudo. Ao ler sobre este casal podemos perceber algumas coisas muito simples e particulares. Podemos ver, por exemplo, que estamos falando de uma família rica, com boas condições financeiras. Logo nos primeiros versículos de 1 Samuel 25 podemos ler sobre a prosperidade de Nabal. Também é bem claro a diferença de características entre Nabal e Abigail. Enquanto a mulher era inteligente e formosa, o marido era rude e mau.  




Assim, em muitos casamentos, reúnem-se homem e mulher com diferentes características. Muitas vezes, principalmente no tempo do namoro e nos primeiros anos de casamento, essa diferença é deixada de lado. Ambos vão ignorando, mas aos poucos, se não houver uma adaptação dos dois lados, essas pequenas diferenças vão se acumulando e o casal vai tendo conflito atrás de conflito. Neste testudo bíblico para casal evangélico vamos ver como podemos mudar ou evitar que essas diferenças se acumulem a ponto de causar o divórcio. 

O egoísmo de Nabal 

Vamos dar sequência a este estudo bíblico para casal evangélico falando um pouco sobre Nabal. Se você quer levar esta palavra para sua equipe de casais, você pode listar algumas características de Nabal que podem colocar o casamento em riso. Ele era egoísta, mau, individualista. Quando lhe falaram de Davi, ele fez pouco caso. Àquela altura, eram poucos que não tinham ouvido sobre os feitos de Davi. Sua fama já chegara longe, aliás, basta ver, alguns versículos depois, que sua própria esposa conhecia a história de Davi. Nabal não ignorava a vida de Davi porque era um pobre coitado desinformado. Ele estava ocupado demais cuidando de si de suas coisas. 

Muitas vezes, dentro do casamento, agimos assim, alheio ao que acontece em volta. Nos importamos apenas com nossos afazeres, objetivos, planos e projetos. Ignoramos o sonho do cônjuge, a necessidade dos filhos, as finanças ou os problemas da casa. Pensamos que já trabalhamos muito e não queremos gastar nosso final de semana e as poucas horas de descanso do dia levando filho para curso, preparando a janta, arrumando a casa, trocando a torneira ou levando todos a um passeio pela cidade. Queremos “nos dar prazer”, fazer o que queremos. Jogar vídeo game, ver televisão, ficar na internet, ir para casa da mãe. Queremos fugir de mais afazeres e compromissos. 

Quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez. Provérbios 18:1 

Nabal nos ensina que quando somos egoístas, sem nos importar com o que acontece em nossa volta, podemos abrir nossa casa para o desastre. Davi estava a ponto de destruir tudo o que era de Nabal, e só não fez isso por causa da sabedoria de Abigail. Quando nos preocupamos apenas com o que queremos, abrimos as portas para a destruição familiar. Devemos, diariamente, evitar que nossas vontades egoístas prevaleçam sobre o coletivo no lar.  

Não seja imediatista 

O maior problema para abrir mão de nossa vontade individual para trabalharmos em prol de nossa família é que pensamos que não vale a pena, pois os outros não farão o mesmo. Achamos que vamos nos sacrificar sem reconhecimento, sem receber de volta essa dedicação. Por isso, devemos ter sempre em mente o sacrifício de Cristo, que se deu sem esperar uma recompensa imediata. Ele apenas plantou o amor. Quando decidimos plantar o amor, nem sempre a colheita é imediata. Com o tempo, o amor vai dar seu fruto, basta trabalharmos nossa mente para entender isso. 

Uma boa representação para este estudo bíblico para casal evangélico é o bambu chinês. Depois de plantado este vegetal demora quatro anos para começar a crescer. E, depois deste tempo, cresce até vinte metros em um único ano. Isso porque nos primeiros quatro anos, o bambu só cresce a raiz. Se ele crescesse logo, qualquer vento o derrubaria, pois não teria raiz para se segurar. Plantar o amor e o respeito pode levar tempo, mas quando os frutos surgem são duráveis. 

Quem foi Abigail na Bíblia? 

Por fim, podemos ver como Abigail consolidou seu lar pela humildade. Ela foi aplacar a fúria de Davi oferecendo presentes. Conhecendo a fúria de seu marido, a ponto de chamá-lo de filho de Belial, atuou de forma oculta. Conhecendo os pontos fracos de nossa família podemos trabalhar para evitar que esses pontos fracos sejam evidenciados. Se sabemos que nosso marido é ciumento, devemos evitar situações que isso se aflore, por exemplo. Ou se sabemos que nossa esposa está preocupada com um vazamento na cozinha, devemos nos esforçar para solucionar o problema. 

A iniciativa de trazer a paz para o lar deve ser nossa meta, sempre. Não importa se vão nos reconhecer ou não por isso, não importa se vai demorar a provarmos seus frutos, devemos nos empenhar em não trazer problemas para casa. 

Seja como Abigail 

Vamos finalizar este estudo bíblico para casal evangélico reforçando o caráter pacífico e sábio de Abigail. Não deixe de ler 1 Samuel 25 para se aprofundar na história, que é muito interessante. 

Se você está levando esta palavra para seu grupo de casais, você pode listar mais algumas características de Nabal (que também era muquirana, ignorante, não se esforçava para reconhecer seus erros, não se esforçava pelos outros) e de Abigail (que era pacífica, sábia, humilde, prezava pelo seu marido mesmo sabendo que era mau). Faça também uma lista de como podemos evitar problemas no lar, quais os problemas mais comuns no relacionamento e como podemos evitar que pequenas diferenças se tornem motivos de divórcio. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “Estudo bíblico para casal evangélico – arrogância e humildade 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *