fbpx

Devocional para casais – O casamento do ponto de vista de Deus 

Devocional para casais – O casamento do ponto de vista de Deus 

Nesta devocional para casais vamos refletir sobre a importância do casamento. O grande problema para a igreja é que o casamento hoje parece mais uma amizade. Duas pessoas vivem juntas por um tempo e quando os atritos surgem, basta desfazer o matrimônio. Tudo simples e rápido. Assim, muitos casamentos são desfeitos nos dias atuais. E a igreja aceita essa facilidade da mesma maneira que os não cristãos aceitam.  

Você não precisa criar atritos, ter dor de cabeça, lutar pelo casamento por anos. Basta assinar alguns documentos e tudo está desfeito. Apenas os casais mais antigos ainda aceitam alguma luta para manter o relacionamento. Os casais mais jovens aceitam passivamente a possibilidade do divórcio. 

Para a igreja fica o perigo de encararmos o casamento como os ímpios encaram, como uma amizade, que pode ser desfeita a qualquer momento. O importante, para eles, é ser feliz, cada um seguir o seu caminho sem o peso de um relacionamento por anos, já que “estou infeliz”. Mais da metade dos casamentos, hoje em dia, termina em divórcio. Embora não exista uma estatística oficial sobre a religião dos divorciados, é possível perceber que, mesmo entre as pessoas que confessam ser cristãs e frequentam a igreja, o divórcio tem crescido bastante. Não podemos assumir o risco de enxergar o casamento como algo simplório porque a Bíblia dá uma relevância especial para o casamento. 

O casamento é um pacto com Deus 

O primeiro ponto que precisamos destacar nesta devocional para casal é que o casamento não é um acordo entre pessoas. Não é um contrato que pode ser desfeito se ambas as partes concordarem. Pode parecer chocante sob os olhos da sociedade atual, mas o divórcio não é uma opção bíblica. A não ser que se encaixe nos três casos que as Escrituras mencionam: morte de uma das partes, adultério ou abandono. O fato de “não estar feliz” não legaliza o divórcio aos olhos de Deus. Por isso, Jesus ensinou: 

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. Mateus 19:9 

Portanto, tirando os três casos previsto na Bíblia, os demais casos não são aceitos, aos olhos de Deus, como válidos. Embora a sociedade e o governo aceite um divórcio porque a pessoa se sinta “infeliz”, por exemplo, aos olhos de Deus, isso não é um argumento válido. 

A Bíblia traz várias referências do casamento para falar sobre o relacionamento entre o homem e Deus. Isso nos dá uma dimensão de cono Deus leva o assunto a sério. O casamento na Bíblia não é uma ação social, mas um pacto que envolve o próprio Senhor. 

Não seja indiferente 

Outro aspecto importante, que vou ressaltar nesta devocional para casais é que não podemos ser indiferentes ao que a Bíblia fala sobre o casamento. Em Malaquias 2, lemos uma advertência aos judeus porque se acostumaram a tratar o assunto como uma questão social, sem qualquer importância espiritual. 

O povo de Judá tem sido infiel a Deus, e o povo de Israel e os moradores de Jerusalém fizeram coisas nojentas. O povo de Judá profanou o Templo, que o Senhor ama, e os homens casaram com mulheres que adoram ídolos. Malaquias 2:11 

O fato de israelitas se casarem com estrangeiro idólatra já era algo abominável. Ou seja, o matrimônio reflete uma condição espiritual. Ao ler Malaquias 2 você vai perceber que trata-se de uma advertência severa contra quem tinha uma vida religiosa falsa, inclusive pessoas que adulteravam, mas mantinha sua rotina espiritual. Essas pessoas absorveram as práticas imundas dos povos vizinhos e ainda seguiam uma prática religiosa puramente por obrigação ou desencargo de consciência. 

O nosso comportamento no casamento não pode seguir os padrões e comportamentos do mundo, como se fosse uma vida separada de nossa rotina de fé. O nosso casamento é uma extensão de nossa fé. No casamento devemos praticar também nossa fé, com fidelidade, mansidão, amor ao próximo e exclusividade. 

O ponto de vista de Deus

Neste segundo item, desta devocional para casais, podemos perceber que, do ponto de vista de Deus, o casamento reflete nossa seriedade em relação aos propósitos dele para nossa vida. Ele não nos pede para sermos fiel no casamento somente por conveniência, ele pede isso porque, para ele, a fidelidade é um aspecto importante do caráter do ser humano. Quem não é fiel à esposa ou ao marido não pode ser fiel a Deus, pois quem ama a Deus, mas não ama seu irmão é mentiroso (1 João 4:20). 

O que vimos nesta devocional para casais é que o casamento não é algo banal, evento social, como ensinam por aí. A igreja não pode aceitar o divórcio como uma alternativa válida para o casamento, salvo nos casos mencionados nas Escrituras, pois o divórcio é abominável para Deus. 

Pois o Senhor Todo-Poderoso de Israel diz: — Eu odeio o divórcio; eu odeio o homem que faz uma coisa tão cruel assim. Portanto, tenham cuidado, e que ninguém seja infiel à sua mulher. Malaquias 2:16 

Não trate o casamento como uma forma de ser feliz. Não nos casamos para sermos felizes, mas a satisfação de um relacionamento saudável é que nos traz a alegria. O casamento é um complemento de nosso relacionamento com Deus e não com as pessoas, pois Paulo sugere, ainda, que não nos casemos, para servir melhor a Deus, mas, para não sermos tentados, existe a opção do casamento (1 Coríntios 7). 

O casamento perfeito

Do ponto de vista de Deus, como vimos nesta devocional para casais, o casamento reflete um relacionamento do próprio Criador com a raça humana, e esta aliança não pode ser desfeita por qualquer motivo. Existem padrões estabelecidos para que os casados lutem pelo casamento e se empenhem em manter a união, ainda que isso lhe cause uma infelicidade momentânea, pois a vida cristã não se baseia em nossa felicidade, mas em obedecer às ordens do Senhor, sabendo que nossa leve e momentânea tribulação não se compara com as bênçãos que vamos receber eternamente. 

BAIXAR ESTE DEVOCIONAL PARA CASAL EM PDF

Devocional para casais e livros 

Gostou dessa devocional para casais? Quer se aprofundar no assunto? Então eu recomendo o livro Casamento: princípios da vida a dois, de Ericson Martins. 

Se você faz parte da equipe de casais de sua igreja, recomendo livro Manual do Líder da Equipe de casais, quem pode ser comprado fisicamente, ou na modalidade ebook Kindle. 

Outro livro, específico de devocionais para casais é Casamento Nota 10. 

Para complementar seu estudo sobre esta devocional para casais, leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “Devocional para casais – O casamento do ponto de vista de Deus 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *