Estudo de 1 Coríntios 11 para casais 

Estudo de 1 Coríntios 11 para casais 

Neste estudo bíblico de 1 Coríntios 11 vamos ver como Deus estabelece uma hierarquia no casamento e como devemos trabalhar para que o nosso matrimônio seja abençoado. O maior problema dos relacionamentos hoje, mesmo dentro da igreja cristã, é que queremos adaptar os ensinamentos bíblicos para o que a sociedade nos repassa sobre casamento. A Bíblia é muito clara sobre o relacionamento matrimonial saudável, mas a vida moderna nos leva a acreditar que existem formas “melhores” de construir um relacionamento duradouro. No entanto, basta olhar para os resultados para percebermos que toda forma de relacionamento que foge dos padrões bíblicos não é duradora.  

Por toda a escritura, podemos perceber que existe uma ordem de hierarquia. Na sociedade, na vida política, religiosa e no casamento também. Muitos casamentos entram em colapso porque essa hierarquia é quebrada. Começando nosso estudo de 1 Coríntios 11, vamos analisar o seguinte trecho. 

Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus. 1 Coríntios 11:3 

Em Mateus 19, lemos a explicação de Jesus de que o casamento deveria ser uma aliança eterna, mas, por causa do pecado do homem, foi permitido que o divórcio se tornasse uma opção. Este não era o plano inicial. Neste trecho de 1 Coríntios 11 lemos que uma ordem deve ser estabelecida.  

Hierarquia

Vamos imaginar uma empresa comum. Existe o dono, o gerente e os demais funcionários. Se não há dono, não há emprego para os funcionários; se não há um gerente, tudo fica desorganizado; e se não há funcionários, o trabalho não é feito. Portanto, toda a rede precisa funcionar em harmonia para que a empresa seja bem-sucedida. Em um casamento, todos devem se relacionar dentro de uma ordem para que tudo flua bom. Como você pode ter imaginado, nesta comparação, fica claro que Deus é o dono de tudo. E, goste ou não goste, Ele não está pedindo sua opinião sobre como um casamento deve funcionar. Ele já nos ordenou e orientou sobre isso.  

Essência x Função em 1 Coríntios 11

Talvez, você pense que a Bíblia seja machista em colocar o homem como “cabeça”, elevando sua posição, no entanto, lembre-se que possuir funções diferentes não estabelece que alguém seja melhor que outra pessoa. Assim como, a própria Trindade é constituída por três seres de mesma essência, mas funções diferentes, o casamento é constituído por pessoas com a mesma essência, a mesma importância, mas com funções diferentes. Marido, esposa e crianças são da mesma essência, mas possuem funções diferentes dentro de um lar. Essa é a primeira coisa que podemos observar neste estudo de 1 Coríntios 11. 

O homem tem o dever de estabelecer que a vontade de Deus seja cumprida em sua família. Se Jesus é o “dono da empresa”, o homem seria o gerente. O gerente não tem o poder de fazer o que quiser na empresa. Ele precisa ter certeza que a vontade do dono está sendo feita. O marido precisa ter Cristo como seu líder, seu dono, para que seu lar siga a vontade de Jesus.  

As funções bem estabelecidas ajudam a organizar um local onde o marido sabe sua função, a mulher sabe a sua função e as crianças sabem sua função. A sociedade, no entanto, vem causando grande confusão, não apenas na família, mas em diversos segmentos, como empresarial e até na igreja, onde as funções ficam confusas. Todos podem tudo, ninguém pode contrariar. Minorias punem a opinião da maioria. A maioria se cala com medo de minorias. Assim, existe uma grande confusão e todos passam a ter medo de opinar, de falar, de comandar e de seguir ordens. Ao contrário do que vemos neste estudo de 1 Coríntios 11, a sociedade moderna passa por uma crise de identidade e tudo fica confuso. 

Na família cristã, essa confusão não pode acontecer, pois existe uma ordem estabelecida. 

Respeito ao marido 

Talvez, se você compartilhar nas redes sociais que você é favorável a uma família patriarcal, onde o homem tem o comando, você seja atacado e até “cancelado”. Mas, goste ou não goste, a Bíblia nos mostra que o homem deve ser o responsável por conduzir sua família nos caminhos de Cristo. No entanto, o que vemos em muitos casos, é a mulher fazendo este papel, enquanto seus maridos agem passivamente, ou até contra sua esposa, por ela querer estabelecer um padrão bíblico em sua casa. 

Já vimos, neste estudo de 1 Coríntios 11 para casais, que o versículo três é claro sobre essência e função. Agora, vamos falar de um assunto mais delicado, a mulher precisa entender que o marido é o cabeça e isso tem a ver com respeito. 

Você obedece às regras, leis e respeita um juiz ou policial, por exemplo. E por que você os respeita? Você não precisa concordar com uma lei, mas precisa cumpri-la. Talvez, você não goste de um juiz, mas precisa respeitá-lo. O respeito que a esposa precisa ter pelo marido não é opcional. 

Curiosamente, em nenhuma passagem bíblica lemos que a mulher deve amar seu marido. Essa relação é sempre relatada com honra e respeito. Esta é a forma que o homem se sente amado, através da honra e do respeito. Já reparou quem, normalmente, quando uma mulher se queixa de seu marido diz “ele não me ama” e quando um homem se queixa de sua esposa, diz “ela não me respeita”? Esse é, portanto, a necessidade do homem, saber que está sendo respeitado. 

Jesus é o cabeça em 1 Coríntios 11

Concluindo este estudo de 1 Coríntios 11, vamos destacar que a submissão da mulher não é ilimitada. Ela está vinculada com a submissão do marido a Cristo. É óbvio que um homem submisso a Cristo transmite à sua esposa segurança. A mulher se sente amada quando se sente segura a seu marido e a submissão é uma consequência inegável. Nós somos submissos a Cristo porque confiamos nele e sabemos que Ele não vai usar sua autoridade para nos humilhar ou castigar. Olhando para Cristo, este é o tipo de autoridade que o marido deve ter. 

Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito. Efésios 5:33 

No versículo acima lemos, contudo, que o marido precisa amar a mulher como a si mesmo. Vimos, anteriormente, que o homem se sente amado sendo respeitado. Da mesma forma, seu amor à esposa se traduz em respeito. No entanto, muitas mulheres não se sentem amadas apenas pelo respeito, elas precisam de atitudes que representam este respeito. A melhor forma de fazer isso é representando Cristo em seu lar. Uma vida de oração, dedicação, perdão e gratidão levam o marido a uma nova atmosfera em seu lar, onde a mulher vai sentir-se confiante e amada por seu marido. 

Eu termino este estudo de 1 Coríntios 11 para casais lembrando que homem e mulher possuem a mesma essência, mas diferentes funções no lar. O marido precisa, dessa forma, ser respeitado pela esposa. É assim que ele se sente amado. E a esposa se sente amada e segura quando o marido tem Cristo como sua referência de comportamento. 

Para baixar este estudo sobre 1 Coríntios 11 em PDF CLIQUE AQUI

Aprofunde seu estudo sobre casais 

Se você é uma pessoa estudiosa e quer aprofundar seus estudos sobre o relacionamento entre marido e mulher, recomendo, dessa forma, que adquira o livro Devocionais para casais. 

Para estudar especificamente o livro de 1 Coríntios, no entanto, recomendo o estudo de Hernandes Dias Lopes, sobre esta carta. 
Porém, para quem é líder de casais, o melhor livro, sem dúvidas é o Manual do Líder da Equipe de Casais, disponível com desconto na Editora Uiclap. No entanto, se preferir, você também pode comprar pela Amazon. 

Para complementar seu estudo de 1 Coríntios 11 leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *