fbpx

Estudo sobre Adão e Eva para casais: Expectativa x realidade 

Estudo sobre Adão e Eva para casais: Expectativa x realidade 

Uma das principais origens de problemas no casamento é a expectativa não alcançada. Neste estudo sobre Adão e Eva vamos ver como o primeiro casal da humanidade também passou por esta situação. Em geral, o ser humano tem essa tendência de imaginar situações perfeitas. Quando essas expectativas não são alcançadas existe uma sensação de frustração. No casamento isso também é comum e pode gerar muitos problemas se essa questão não for identificada. É preciso que o casal tenha autoconhecimento e confiança para que possa se abrir ao outro sem criar contendas ou sem que um dos dois se sinta envergonhado. O assunto exige maturidade e direcionamento do Espírito Santo. 

Gênesis 3 traz o relato que, comumente, chamamos de a queda do homem. Neste trecho, o autor explica, rapidamente, como se deu a queda do homem, até então sem pecados. Desde o momento em que homem e mulher comeram do fruto proibido, ambos se tornaram escravos do pecado, deixando este legado ao ser humano. Vamos ler alguns trechos durante este estudo sobre Adão e Eva para ver como este relado pode te ajudar a edificar seu casamento, evitando que você e sua esposa, ou marido, cometam erros que podem acabar com o relacionamento.  

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE ADÃO E EVA EM PDF

A expectativa 

A serpente inicia sua manipulação de pensamento criando uma expectativa em Eva. 

Disse a serpente à mulher: “Certamente não morrerão! Deus sabe que, no dia em que dele comerem, seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal”. Gênesis 3:4,5 

Neste trecho podemos perceber que a serpente gera um desejo em Eva “ser como Deus, conhecedor do bem e do mal”. Com esta fala, a serpente coloca no coração de Eva uma expectativa, um desejo que ela não tinha até então. Agora, segundo a serpente, ela poderia ser como o próprio Criador e conhecer o bem e o mal. 

Ainda nos dias atuais, somos levados a criar essa expectativa em nosso casamento. Somos levados a crer em um ambiente perfeito, situação financeira perfeita, relacionamento perfeito, cônjuge perfeito. Após algum tempo de casamento, algumas coisas passam a não ser tão “perfeitas”. Pode ser que a relação com a sogra seja irritante, pode ser que o serviço doméstico fique mais cansativo, pode ser que a relação sexual fique mais “monótona”. E assim, a expectativa inicial não é alcançada. 

O primeiro ponto que desejo destacar neste estudo sobre Adão e Eva é que você deve ter cuidado para que não crie expectativas que não possam ser alcançadas em seu relacionamento. O casamento precisa ser uma união de crescimento, aceitação e constante transformação. Aceite a realidade de sua rotina, de sua família. Não fique o tempo inteiro sonhando com uma vida que não é sua. Construa seus sonhos e planeje seu futuro com ajuda de Deus. Que Ele seja a luz de seu caminho, para que você construa um plano que Ele aprova e não um plano que seja apenas o desejo de seu coração. 

A comparação 

Após esse despertar para o desejo. Eva analisou a fruta e percebeu que ela poderia ser agradável. Outro versículo que quero destacar neste estudo sobre Adão e Eva para casais é o seguinte: 

Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também. Gênesis 3:6 

Eva nunca tinha comido aquela fruta, mas, apenas ao olhá-la teve desejo e julgou ser agradável ao paladar. Não sabemos como era a aparência da fruta, mas, possivelmente Eva a comparou com outras que já havia comido. Ela julgou que aquela fruta diferente seria boa. 

Em nosso casamento também não podemos cair no erro da comparação. Achar que um outro casal tem uma vida melhor, que outro homem é mais bem sucedido que o nosso marido, que outra mulher é mais dedicada ao lar que a nossa esposa e assim por diante. A comparação é uma bomba relógio. Uma hora você cai na armadilha do pecado por estar insatisfeito com o que você tem. 

A comparação é sempre acompanhada da insatisfação. Não fique comparando sua família, sua rotina, seu lar com os outros. Seja grato a Deus pelo que Ele te oferece. Se você julga que tem algo que precisa melhorar em sua casa, em seu relacionamento, ore a Deus, peça sabedoria. 

Cultivo 

Outro ponto a se destacar neste estudo sobre Adão e Eva para casais é que, após serem expulsos do Édem, o casal precisou cultivar. 

Por isso o Senhor Deus o mandou embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado. Gênesis 3:23 

O casamento é um contínuo cultivo. Não devemos parar de trabalhar. O papel do homem e da mulher é trabalharem por um relacionamento saudável. Não será tudo sempre perfeito, sempre acharemos que tem uma área que poderia ser melhor e isso exige trabalho, cultivo. 

Ao invés de ficar criando expectativas em nossas cabeças e comparando nossa vida com a dos outros, temos que trabalhar em nosso relacionamento, com conversa, sinceridade, arrependimento e reconhecimento de nossas falhas. 

Quero terminar este estudo sobre Adão e Eva para casais reforçando que nosso papel no casamento é cultivar, trabalhar, e isso é constante. A partir do momento que criamos expectativas ou comparações, abrimos a porta para o pecado e para quebras de aliança no relacionamento. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE ADÃO E EVA EM PDF

Para complementar seu estudo sobre Adão e Eva para casais, recomendo que você leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *