fbpx

Gálatas 5:13 – Libertos para servir 

Gálatas 5:13 – Libertos para servir 

Gálatas 5:13 traz um dos maiores ensinamentos de Paulo para a igreja: fomos chamados para ser livres, mas livres para servir e não para usar essa liberdade para nos entregarmos à natureza humana. Na verdade, enquanto não dominarmos nossa natureza, não somos livres, somos escravos. Neste estudo vamos ver como podemos usar a nossa verdadeira liberdade, que Cristo nos oferece, a custo de seu sangue, para engrandecer o nome de Jesus e não o nosso. Acho que essa reflexão pode render um bom estudo para jovens ou para células que realizam estudos paralelos. Fomos escolhidos para sua obra, para servir e pregar a liberdade. 

Vamos tomar como base para esta reflexão o trecho bíblico a seguir 

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:13 e14 

No trecho acima, Paulo está reforçando que os novos convertidos gentios, ou seja, que não eram judeus, não eram obrigados a seguir as leias de Moisés. Ainda assim, ele toma o cuidado de nos advertir para que não tomemos essa liberdade como pretexto para pecar. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE GÁLATAS 5:13 EM PDF

Você é livre 

Ao ler o capítulo cinco de Gálatas desde o começo, percebemos que Paulo está falando sobre a liberdade de pregar o evangelho sem o peso da lei mosaica. Alguns judeus convertidos insistiam que todo gentio que se convertesse ao cristianismo deveria passar a seguir as leis judaicas, como se estivessem se convertendo ao judaísmo. Paulo deixa claro que somos livres para pregar o evangelho. Os gentios podiam pregar o amor de Jesus e seus feitos sem a necessidade de cumprir os rituais da antiga aliança. Embora possa parecer óbvio hoje, na época isso não era tão claro, mesmo porque o próprio Jesus se submeteu à lei, assim como seus discípulos. 

O que você pode observar em Gálatas 5:13 é que você, hoje, é livre para pregar o evangelho, pelo poder do Espírito Santo. Quando nos colocamos sobre o poder do Espírito Santo, sabendo que é Ele que coordena nossas vidas, nossa pregação é livre. Não estamos atados às leis humanas. Você pode ser novo convertido e não se sentir seguro, ou até mesmo ter anos de evangelho, mas ainda assim não se sentir seguro para pregar o evangelho ou testemunhar de Cristo para as pessoas, mas você recebe essa liberdade pelo poder do Espírito Santo que te capacita. Coloque-se sob sua autoridade para testemunhar o poder de Jesus. 

Você, pelo sacrifício de Jesus, é livre do pecado. O que podemos lembrar, em Gálatas 5:13 é que, acima de tudo, você agora tem poder para ser livre do pecado. O mesmo Espírito que te dá autoridade para pregar o evangelho, te dá o poder para vencer o pecado. 

Não use a liberdade para pecar 

Em seguida, ainda em Gálatas 5:13, ele destaca que não devemos usar essa liberdade que Jesus nos deu como desculpa para pecar. Paulo é bem cauteloso em suas palavras, para que não houvesse erro de interpretação. Nossa liberdade é concretizada na vitória que temos sobre o pecado, para que não estejamos sobre os desejos de nossa carne, mas sob o poder do Espírito. 

Não podemos usar a desculpa de liberdade para pecar. Não podemos usar a liberdade para atender aos nossos desejos da carne, evitando a transformação em nosso ser. Podemos usar a desculpa da liberdade para rejeitar nossos erros. Com o discurso de que “Deus me fez assim. Eu sou assim mesmo, ou Deus me ama assim como sou”, muitas vezes, não aceitamos que precisamos mudar nosso caráter, nossa personalidade, nossa forma de agir, de pensar ou falar, por exemplo. A liberdade que Deus nos deu é justamente para vencermos nossa natureza herdada de Adão para passar a viver conforme a nova natureza de Jesus. Isso fica claro ao ler Gálatas 5:13. 

Sirva uns aos outros como em Gálatas 5:13

Acredito que o ponto chave de Gálatas 5:13 é a ordem de servir uns aos outros, pois assim demonstramos nosso amor e nossa forma de agir com liberdade, mas sem dar ocasião à carne. Quando servimos uns aos outros, usamos nossa liberdade para abençoar e não para levar algum tipo de constrangimento ou carga. Temos a liberdade de nos vestir como quisermos? Sim, mas nossa forma de vestir não constrange alguém? Somos livres para orientar e dar opinião? Sim, mas nossa forma de falar demonstra amor ou raiva? Percebe que a liberdade que Jesus nos deu deve ser medida pelo quanto que servimos? Quanto usamos essa liberdade para servir uns aos outros por amor? 

A verdadeira liberdade é nos colocarmos como instrumento nas mãos de Deus para abençoar outras vidas, servindo uns aos outros. Servir aos outros é a melhor forma de controlar e vencer nossa carne. 

Em Gálatas 5:13 temos uma boa passagem sobre vencer o pecado através do amor ao próximo. No versículo seguinte, Paulo conclui este raciocínio, afirmando que nossa liberdade se resume em amar e servir ao próximo. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE GÁLATAS 5:13 EM PDF

Para complementar seu estudo sobre Gálatas 5:13, você pode ler também: 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “Gálatas 5:13 – Libertos para servir 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *