fbpx

Princípio do amor em João 3:16 

Princípio do amor em João 3:16 

Nesta reflexão sobre João 3:16 vamos analisar como o amor de Deus se reflete em ações. Através de nossas palavras e ações demonstramos nosso amor a Deus. Vamos analisar, neste texto, como devemos expressar nosso amor e como devemos nos comportar para demonstrar nossa verdadeira conversão a Deus. Este estudo é direcionado fazer jovens e adolescentes refletirem sobre o significado do amor e desta palavra que parece ter sido banalizada.  

Hoje em dia, tudo pode ser aceito em nome do “amor”, mas, você aprenderá que o verdadeiro amor também exige mudança de postura e comportamento adequado, demonstrado através de atitudes. 

Entendendo João 3:16 

Para iniciar o nosso estudo sobre João 3:16 vamos, portanto, utilizar a versão Almeida Corrigida. 

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16 

Aqui lemos o versículo bíblico mais conhecido no mundo. Desde os tempos mais remotos João 3:16 é considerado um dos principais trechos do Novo Testamento. Por isso, ano após ano, teólogos e estudiosos consideram este trecho como um resumo de toda a Bíblia.  

A maneira correta 

Embora a maior parte das versões tragam o termo “de tal maneira”, o termo grego que o autor usa aqui pode ser melhor traduzido por “desta maneira”, indicando uma forma objetiva, apontando apenas uma maneira. Hoje em dia, a sociedade prega que todos podem amar como bem entender. Isso é muito utilizado para defender, por exemplo, o homossexualismo é forma de amar e que todos devem aceitar como correta por todos os grupos religiosos. No entanto, o amor verdadeiro não se demonstra apenas pela forma que nos sentimos bem, pela forma que queremos.  

No entanto, muitos cristãos estão sendo confundidos pelo conceito de amor. Achamos que, por Deus nos amar, Ele nos aceita como somos, sem necessidade de mudanças.  

Porém, devemos, primeiro, pensar que Ele nos ama e fez o que foi necessário para demonstrar este amor, entregou seu Filho. Por isso, devemos fazer o que for necessário para demonstrar nosso amor a Ele, fazer o que for necessário para mostrar este amor. 

Amor é ação

Embora a gente pense em amor como algo passivo, no entanto, no conceito da cultura judaica, o amor é uma ação. As escrituras sempre relacionam o amor a uma ação, pois não se trata de um conceito passivo, mas ativo.  

Dessa forma, demonstramos nosso amor através de atitudes, de ação. Nosso amor a Deus é revelado através de mudança daquilo que contradiz a Bíblia. Não é verdadeiro dizer que amamos a Deus, quando não há mudança no modo de viver. Quem diz que ama a Deus, mas anda nas trevas, não se converte, continua na escuridão. Não podemos confundir amar ao próximo com aceitar seus erros, pois o amor também é demonstrado através da correção.  

Adoração 

João 3:16 nos traz, portanto, um conceito básico do cristianismo, o de redenção. A Torah (os cinco primeiros livros da Bíblia) sempre faz uma relação da redenção com adoração. Dessa forma, o maior propósito desta demonstração de amor é suscitar a adoração.  

Se somos gratos a Deus e entendemos essa redenção, a adoração é resultado desta compreensão. Correspondemos o amor de Deus através da adoração. A adoração é o primeiro sinal de arrependimento. Quando compreendemos o amor de Deus, nossa primeira reação é adorá-lo.  

Inevitavelmente, a verdadeira adoração leva a um olhar para a grandiosidade, perfeição e amor de Deus. Os verdadeiros adoradores compreendem que não podemos amar a Deus tendo atitudes que não lhe agradam.  

Para compreender este sentido de atitudes como demonstração de amor, imagine um casal, o qual a esposa não gosta que o marido fume. Ele diz, então que parou de fumar, mas continua fumando escondido. Será que ele está realmente se importando com os sentimentos de sua esposa, ou está dando prioridade para sua vontade própria? A única maneira deste marido demonstrar amor e respeito à sua esposa é parando de fumar. Da mesma forma, a única maneira que demonstramos amor a Deus é mudando comportamentos que Ele condena. Isso faz parte de uma verdadeira adoração. 

Verdadeiro adorador

Os verdadeiros adoradores não podem louvar a Deus no domingo e falar palavrões nos demais dias; levantar as mãos no templo, e depois usá-las para cometer roubo, por exemplo. A relação direta entre amar e adorar nos leva a desejar mudar nosso comportamento, para adequar àquilo que as Escrituras nos orientam 

Em João 3:16 aprendemos que o amor de Deus não foi demonstrado através de um sentimento ou carinho especial, mas foi demonstrado através de uma ação, que resultou em um sacrifício. Nosso amor a Deus é revelado através de ações que, muitas vezes, requerem um sacrifício. 

A vida eterna 

No final de João 3:16 lemos uma promessa, a vida eterna. Além da graça do sacrifício de Jesus, lemos a promessa da vida eterna e uma única condição: crer. Aqui, lemos que Deus não entregou seu filho para um grupo seleto de “escolhidos”. Para os judeus da época, essa revelação era revolucionária, pois, eles entendiam que a revelação de Deus era um privilégio de Israel. Agora, Jesus explica, em João 3:16 que a criação toda tem “direito” a um relacionamento eterno com Deus, através da fé em Jesus. 

Para uma compreensão do contexto, recomendo que leia João 3 do início ao versículo 21. Pois, falsos mestres podem te induzir a reafirmar que Deus amou todos, portanto aceita a todos. Lendo o contexto inteiro, lemos que Jesus estava ensinando a Nicodemos uma mudança de mentalidade, a necessidade de sair das trevas para enxergar a luz. Por isso, ele explica logo adiante. 

Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. João 3:20 

Jesus fala de obras rejeitadas. O amor a Deus é revelado ao se buscar obras aprovadas. Para saber quais são as obras rejeitadas precisamos ler sua Palavra e buscar comunhão com o Espírito Santo, que nos ensina todas as coisas. 

A redenção e a vida eterna estão à disposição de todos aqueles que desejam crer em Jesus e que estejam dispostos a deixarem as obras reprovadas. 

Em João 3:16 lemos sobre o amor de Deus, que se deu uma forma correta, demonstrada através de uma atitude, que resultou em um sacrifício. Devemos corresponder este amor, da mesma forma, através de atitudes, de obras aprovadas, que, muitas vezes, vai demandar sacrifícios por nossa parte. 

Você está disposto a demonstrar seu amor a Deus através de mudança de comportamento e de sacrificar sua própria vontade para agradar a Deus? 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE JOÃO 3:16 EM PDF

Complemente seu estudo de João 3:16 

Se você trabalha com jovens ou adolescentes e quer mais modelos e estudos, recomento que adquira o livro 40 Esboços de Pregações para Jovens. 

Outro excelente livro para quem trabalha com jovens é O Segredo da Alegria, de Charles Spurgeon. 

Uma Bíblia muito usado por líderes de adolescentes é a Bíblia das Descobertas Versão Para Adolescentes. 

Em nosso site, para complementar seu estudo sobre João 3:16, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *