fbpx

João capítulo 1 – Não rejeite a luz 

João capítulo 1 – Não rejeite a luz 

Neste estudo sobre João capítulo 1, vamos analisar como o mundo rejeita a luz e o verbo que esteve entre nós. Como cristãos, precisamos estar atentos aos nossos hábitos, às nossas crenças e valores para que também não rejeitemos Jesus, mesmo estando tão próximo a ele. Acho que este estudo pode ser muito bem direcionado a um culto de jovens, adolescentes ou como uma palavra evangelística, para reforçar os atributos de Deus e fazer que as pessoas pensem em seu relacionamento com Deus. Ao ler João capítulo 1, lemos um rico material teológico, que nos apresenta Jesus como eterno e criador e isso deve ficar bem claro em sua mente, enquanto estuda este texto. 

Para complementar seu estudo, recomendo que leia João capítulo 1 em sua Bíblia. Repare que o autor faz claras referências a Gênesis. Seu objetivo é mostrar que a criação revela um relacionamento entre Pai e Filho, e que Jesus não foi criado, portanto ele é eterno. Se Jesus é eterno, ele tem os mesmos atributos de Deus. Após apresentar o Verbo, Jesus, como autor, ou coautor, da criação, João nos apresenta Jesus como luz. 

Analisando João Capítulo 1

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE JOÃO 1 EM PDF

 

Nele havia a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. João 1:4,5 

Repare a preocupação do discípulo em demonstrar que existe um contraste entre a luz e as trevas, entre o Criador e o próprio mundo criado. Em seguida, ele escreve. 

{O Verbo} era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem. Estava no mundo e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o reconheceu. João 1:9-10 

Parece estranho, mas o mundo criado por Deus não o reconheceu. Isso é o resultado do pecado no mundo. Vamos analisar os versos seguintes. 

Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Mas a todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus. João 1:11-13 

João segue nos apresentando a mesma verdade: Jesus criou o mundo, mas o mundo o rejeitou. No entanto, puramente pela misericórdia de Deus, o mundo ganhou uma “segunda chance” em Jesus.  

Vamos analisar três pontos observados até aqui, em João capítulo 1. 

O mundo em trevas 

Comparando o texto de João capítulo 1 com Gênesis podemos ver que o termo luz traz uma associação com as trevas, um contraste claro. Em Gênesis, também lemos sobre um mundo em trevas. 

No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra estava informe e vazia; as trevas cobriam o abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Gênesis 1:1,2 

Aqui também podemos observar um contraste entre o mundo e seu Criador. A terra era vazia e sem forma. As trevas cobriam o abismo. Assim como lemos em João, o mundo, sem a ação de Deus está em trevas. É exatamente isso que vemos ao nosso redor até hoje. 

Sem o padrão de Deus, o mundo se perde em linhas de pensamento, filosofias e ideologias. Política, casamento, educação, direitos humanos, comportamento ou criação de filhos são alguns exemplos de como existem diferentes formas de pensamento, todas com suas “bases científicas”. Sem o padrão de Deus, não sabemos qual a direção certa, que caminho seguir. Estamos cada vez mais perdidos em novas ideias e metodologias para tudo. Quando tiramos a Bíblia, Deus, de nosso padrão tudo é subjetivo, variável e momentâneo. Uma verdade hoje já não será amanhã.  

Com o avanço do naturalismo, crença de que só existe o mundo observável, que tira Deus do mundo, a depressão em jovens aumentou, assim como a taxa de suicídio, crimes hediondos, divórcios ou acesso à pornografia, por exemplo. Tudo se tornou relativo e o homem perdeu sua razão de existir. Se não há um Criador, se tudo se resume às leis naturais, o padrão moral e social é relativo.  

O mundo rejeitou a luz 

Quando apresentamos o padrão bíblico, no entanto, apesar de toda a confusão mental e social que observamos, o mundo continua rejeitando a luz, exatamente como lemos em João capítulo 1. Apesar de até reconhecerem certa confusão global, o homem continua rejeitando a luz, seu próprio Criador. Políticos, estudiosos e até líderes religiosos procuram respostas naturais. Isso porque a luz exige mudança de postura, de comportamento, reconhecimento de falhas e erros que o homem não deseja. 

À luz da Bíblia percebemos que somos pecadores e que nosso padrão moral é decaído. Por isso, os homens não desejam a luz, pois não querem lutar contra o pecado. Negar a existência de Deus é, hoje, o melhor caminho para quem não reconhece a necessidade de arrependimento. As pessoas não deixam de crer em Deus “por causa da ciência”. Isso é só uma desculpa para fugir da luz. E por que as pessoas querem fugir da luz? Por que não querem ser confrontados com seus pecados. 

Por que muitos jovens saem da igreja? Podemos concluir, portanto, que a vaidade de não querer reconhecer os próprios pecados é o que afasta os homens da igreja. 

A luz brilha para todos 

Em João capítulo 1 lemos, claramente, que a luz veio para todos. 

  • Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. João 1:9 

Diante disso, devemos refletir como reagimos diante da luz?  

Dessa forma, alguns animais que vivem nas trevas se escondem ao ver a luz. Se assustam e não deseja se expor. Será que é assim que reagimos quando a luz revela nossos pecados? Nos escondemos e evitamos a luz, preferindo ficar nas trevas? 

Quero terminar, portanto, este estudo sobre João capítulo 1 pedindo para você pensar sobre como você reage quando a luz revela os seus pecados. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE JOÃO 1 EM PDF

Para complementar seu estudo sobre João capítulo 1, recomendo que você leia também: 

 
Compartilhe

Um comentário em “João capítulo 1 – Não rejeite a luz 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *