fbpx

Estudo sobre João 15 – Seja estável para frutificar 

Estudo sobre João 15 – Seja estável para frutificar 

Neste estudo bíblico de João 15, vamos ver como é importante termos um relacionamento estável com Deus para que geremos frutos. Para este estudo, vamos analisar João 15:1 a 10. Este é um dos discursos de Jesus mais conhecidos. Ao mesmo tempo que ele nos alerta sobre a impossibilidade de gerarmos frutos fora de Cristo, ele nos revela a verdadeira personalidade de Jesus, como o messias que nos garante a vida.  

Quem tem décadas de evangelho, precisa confessar que nem sempre é fácil manter a fé. Todos nós passamos por questionamentos internos e indecisões sobre o que acreditamos, por que acreditamos e como exercemos nossa fé.  

BAIXAR ESTE ESTUDO DE JOÃO 15 EM PDF

Este estudo pode servir de base para uma ministração para jovens e adolescentes que ainda precisam entender a necessidade de serem firmes na fé. Para a igreja, em geral, vale a reflexão para que a nossa fé seja estável, seja verdadeira, apesar das dificuldades que podemos enfrentar.  

Em todo o livro de João vamos ler Jesus dizendo várias vezes “Eu sou”. Neste trecho ele afirma “Eu sou a videira”, no versículo 5. Essa repetição nos mostra a relação de Jesus com o “Eu sou” revelado a Moisés. João 15 nos mostra que precisamos ter um relacionamento saudável e estável com Jesus, a nossa videira. Outra observação que quero fazer é que, por toda a Bíblia, percebemos analogias do Reino de Deus com questões da agricultura. Naquela época, a agricultura era comum a todos. Portanto, alguns conceitos que eram facilmente entendidos naqueles tempos, hoje em dia, passa desapercebido por nós. No versículo 2, por exemplo, lemos: 

Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. João 15:2

Aqui podemos ver uma rotina comum da agricultura, a poda. Jesus está nos dizendo que existem dois propósitos para a poda. Um deles é tirar os ramos infrutíferos, o outro objetivo é podar os ramos frutíferos, para gerar mais frutos. Por tanto, existem apenas dois caminhos para os cristãos, ou nós damos muitos frutos ou não geramos frutos nenhum. Assim como lemos em Apocalipse, existe o quente e o frio, o morno é lançado fora. Precisamos gerar fruto com constância, com frequência, com estabilidade. Nossos frutos precisam ser constantes. 

Você será podado 

Em mais de vinte anos de conversão, vi muitos cristãos instáveis na fé. Querem ser religiosos, mas não ficam em nenhuma igreja. Depois começam a frequentar alguma igreja, mas logo acham defeitos e mudam, assim seguem instáveis. O resultado, obviamente, não gera frutos. Em João 15, estamos lendo sobre ramos que estão em Jesus e não geram frutos. Não estamos lendo sobre os ramos ao redor, mas que estão em Jesus. Isso é uma referência aos cristãos, convertidos, mas que não geram frutos. Estes, que não geram frutos, são inconstantes e serão lançados no fogo. 

Por outro lado, quem gera fruto também será podado. Para crescermos na fé, precisamos ser constantes, mas precisamos entender que também passaremos por tempos difíceis. O que lemos em João 15 é uma orientação para que, mesmo nos dias difíceis, permaneçamos em Jesus. 

Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. João 15:3 e 4 

De tempos e tempos, passamos por uma poda, que são os momentos difíceis, de vacas magras. Isso não significa que estamos com pecado oculto ou fazendo tudo errado. Deus nos ajuda a dar mais frutos, por isso, precisamos dessas podas. Não podemos viver de frutos do passado. De tempos em tempos, precisamos gerar frutos e a única forma de isso acontecer é passando pela poda. Por tanto, seguir os caminhos de Jesus não significa não passar por dificuldades. O que lemos em João 15 é que todos passamos por podas. O que precisamos fazer é permanecer em Cristo para gerar novos frutos. Os frutos velhos, nos galhos apodrecem com o tempo. Os frutos antigos não servem para sempre. 

Seja estável 

Ao ler João 15 até o versículo 10, repare que Jesus nos ensina a permanecer nele. Do versículo 4 ao 10, Jesus repete essa necessidade de permanecermos nele sete vezes. O alvo deste ensinamento, que não deixa de ser um tipo de parábola, é a necessidade de permanecermos firmes em Jesus. Ou seja, devemos ter uma fé estável. Só é possível dar frutos se formos estáveis.  

Aliás, este ensinamento de João 15 serve para todas as áreas de nossa vida. Para dar frutos no seu trabalho, você precisa ser estável, confiável, ter um alvo. Algumas pessoas, buscando sucesso repentino mudam de profissão a cada dois ou três anos. Nunca geram frutos, pois são instáveis. Até que você gere frutos, você precisa ser estável. A estabilidade vem antes dos frutos. Você precisa ser estável no seu casamento, no seu estudo, no seu temperamento, ou em suas crenças, por exemplo, se você quiser dar bons frutos, como lemos em João 15. 

No começo do texto, eu mencionei que este é um bom estudo para jovens e adolescentes, justamente, porque eles enfrentam esse problema de estabilidade em suas emoções, em suas crenças e seus sentimentos. Os frutos só virão se permanecermos firmes, estáveis em Jesus. 

O problema é que queremos os frutos no nosso tempo, mas Deus sabe quando estamos preparados para gerar bons frutos. Ele sabe quando você está pronto para assumir um cargo que exige mais responsabilidade, para ter filhos, casar-se, para viajar em uma ação missionária ou assumir um ministério. Por isso, Jesus disse que quando estamos firmes nele, podemos pedir o que quisermos. 

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. João 15:7 

Quando estamos em Jesus, nossos pedidos são coerentes com sua vontade e não com nossos desejos. Hoje vemos muitos pastores e cantores cristãos cometerem muitas heresias, por quê? Talvez, porque tenham desejado gerar frutos em seu tempo e não no tempo de Deus. Basta tocar um instrumento que recém-convertidos se tornam astros gospel, por exemplo. Quando estamos em Cristo, Ele muda o que queremos, o que pedimos porque nossa mente é moldada pela vontade perfeita de Deus. Para isso, precisamos de estabilidade. Nossas emoções e nossas atitudes precisam ser confiáveis e estáveis. 

Permanecer em Jesus. Este é o grande ensinamento de João 15. Amando uns aos outros e amando o Senhor acima das nossas emoções e vontades.

  • Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. João 15:9 

Se você deseja dar bons frutos para o Reino de Deus, lembre-se que você ser uma pessoa estável, confiável e com a mente moldada por Cristo e não pelas suas emoções e desejos. 

BAIXAR ESTE ESTUDO DE JOÃO 15 EM PDF

Dicas extras 

Para se aprofundar em estudos que te ajudem a criar bases sólidas para sua fé, a leitura de alguns livros pode te ajudar. 

Com estes livros, além de se aprofundar no estudo sobre santidade, você vai adquirir um conhecimento mais profundo sobre um relacionamento intencional com Deus. 

Para complementar seu estudo de João 15, recomendo que você leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *