fbpx

Meu marido não é cristão. Como lidar com isso?

Meu marido não é cristão. Como lidar com isso?

Se você é uma cristã que está enfrentando problemas no casamento porque o marido não é cristão este texto vai ajudar você a lidar com esta situação delicada. Acima de tudo, lembre-se que você precisa de amor e paciência para mostrar ao seu marido que o desejo que você tem de convertê-lo é para o bem dele mesmo. Muitos casais enfrentam problemas de relacionamento quando lidam com religiões diferentes. Este é um assunto muito delicado, que exige sabedoria e fé para lidar diariamente com diferentes tipos de ponto de vista em um assunto íntimo como a fé.  

Se a sua igreja realiza reuniões de grupo de mulheres, este estudo pode ser levado em uma dessas reuniões também. Também pode ser aproveitado em reuniões de célula ou outros pequenos grupos de estudo. Ao compartilhar nossa fé, estamos multiplicando as armas para que as famílias sejam fortalecidas, e não divididas.  

Meu marido não é cristão

Em primeiro lugar, ao analisar este dilema que muitas cristãs enfrentam – meu marido não é cristão – devemos perceber os diferentes contextos que levam cada um a ter uma fé, uma religião, diferente. Alguns casais já entram no casamento com esta diferença, um é cristão e o outro não, um é católico e o outro evangélico e assim por diante.

Em outros casos, que é até mais comum, um dos dois, normalmente a esposa, se converte primeiro e deseja que o cônjuge siga a mesma fé. É aí que começam os conflitos, em especial quando falamos de uma igreja evangélica, que é vista com muito preconceito.

O marido logo questiona o dízimo, não quer que a mulher “dê dinheiro para o pastor”, não quer ir para igreja no domingo, no dia que ele quer ver futebol, quer sair com os amigos, ir aos churrascos etc. Essa mudança de rotina, muitas vezes, é uma barreira maior do que a fé em si. Por incrível que pareça, muitas pessoas não querem acompanhar seu (sua) parceiro(a) na igreja porque têm medo de mudarem sua rotina. 

Outra situação comum em casamentos é quando o marido até segue a mesma fé, mas é “mais frio”. Não quer assumir responsabilidades, quer ir à igreja apenas uma vez por semana, e olhe lá. Portanto, além do problema da situação – meu marido não é cristão – existe também a situação – meu marido não é cristão como eu. 

Não desanime 

Recomendamos que você, leitor(a), dê uma lida em Apocalipse 21:1 a 4. Aqui lemos que o Senhor enxugará todas as nossas lágrimas. Tudo aqui na Terra passará, mas a vida eterna não, por isso, mantenha seu foco no que é eterno. Não crie contendas e nem aponte acusações e defeitos em seu marido, como ameaças, dizendo que “ele vai par ao inferno” e coisas do tipo. Demonstre que você é nova criatura, com amor e respeito. Assim como Cristo nos amou, quando ainda éramos pecadores, tenha em sua mente que tratar seu marido como inimigo não é a solução, pois nossa luta não é contra carne, mas é nas regiões espirituais. A Bíblia nos ensina que o amor é maior, e mais importante, do que a própria fé e esperança. Ainda que você não tenha mais esperanças que seu marido se converta um dia, não perca o amor. 

Se o seu caso é– meu marido não é cristão como eu gostaria – não desanime. Ajude-o a andar em santidade e não abandonar a fé. Talvez, falte a ele uma experiência forte com o Senhor. De repente, ele esteja frequentando a igreja mais como um ritual religioso do que por amor acima de tudo. Ore, peça a Deus que seu marido seja cheio do Espírito Santo. Deixe sempre claro que seu marido é a pessoa mais importante para você. Sabemos que normalmente nosso amor aos filhos é mais intenso, mas não deixe de revelar ao seu marido que você o considera importante. Ainda que você tenha filhos e sinta um “amor diferente”, mais intenso, por eles (alguns dizem que é um amor maior, mas preferimos dizer que é diferente), nunca deixe de dizer ao seu marido como você o admira. Isso fará que ele perceba que tudo o que ele faz é muito importante para você. 

Esperança e fé 

Se quiser, leia também  6:14 a 21.  

Em Tiago 5:7 a 11 lemos sobre a paciência 

Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera. Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo. Irmãos, não se queixem uns dos outros para não serem julgados por Deus. O Juiz está perto, pronto para vir. Lembrem dos profetas que falaram em nome do Senhor e os tomem como exemplo de paciência nos momentos de sofrimento. E nós achamos que eles foram felizes por terem suportado o sofrimento com paciência. Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia. Tiago 5:7 a 11

Nossa vida com Cristo jamais terá fim. Quando se sentir abandonada por seu cônjuge, desvalorizada, lembre-se que teremos uma vida eterna com nosso Salvador. Seja prudente e sábia para falar do amor de Cristo. Algumas mulheres quando enfrentam esse conflito – meu marido não é cristão – acabam agindo pela emoção, batendo boca, apontando os erros e condenando tudo o que o marido faz. Isso cria uma barreira no marido que o faz rejeitar ainda mais o cristianismo, o evangelho. 

Entendendo o homem 

Uma poderosa arma para ajudar seu marido a se converter e ter uma nova vida em Cristo é compreender a mente do homem, por isso, vale algumas dicas sobre o que levam os homens a serem mais resistentes ao evangelho. 

  • Não querem passar o domingo na igreja. Querem tirar um dia para si. 
  • Não querem ser vistos como “ignorantes e até mesmo pobres”, pois essa é a visão que muitos têm do cristão, principalmente o evangélico. No trabalho, no bar ou no futebol que frequenta, por exemplo, a igreja é visto como “coisa de ignorante, de cabecinha”. 
  • Têm medo de terem seus pecados confrontados. Não querem largar a cerveja, cigarro ou outros vícios. 
  • São opostos ao dízimo. 

Desta forma, contorne estes pensamentos, conversando, aos poucos, sobre o benefício da fé. Comece falando que basta um único dia para te acompanhar no culto. Diga que todos querem conhecê-lo, que você sempre fala dele. E fale mesmo, mas sempre ressalte aspectos positivos dele e não apenas os negativos. Isso vai servir de exercício para você mesma olhar para ele com bons olhos, relembrando suas qualidades. 

Convide-o para visitar e não frequentar 

Para lidar com essas dificuldades, você pode seguir algumas dessas dicas. 

A princípio, convide-o para ir à igreja por um domingo apenas. Tente combinar com ele um domingo (ou outro dia da semana) para ele visitar a igreja. Diga que não é preciso que ele vá sempre. Você só quer que ele conheça as pessoas, o local. Assim, ele vai se programar para “um dia apenas”, tirando dele o peso de “ir todo domingo à igreja”. Pode parecer nada, mas você já quebra nele uma grande barreira. Visitando a igreja, ele vai ver que as pessoas ali são carinhosas, amigáveis e alegres. Sem falar, do principal, a Palavra pode tocá-lo neste único dia.   

Este convite para visitar pode ser uma porta aberta para que ele passe a frequentar sua igreja. Após a visita, tente não “forçar a barra”, tente deixá-lo confortável. Pergunte se ele gostou e mencione uma parte do culto que você gostou. Por exemplo, “quando o pastor falou de perdão, lembrei de um dia, que precisei perdoar fulana. Foi difícil pra mim, mas depois foi muito bom”.  

Torne o dia agradável. Você já pode se programar para ir à uma pizzaria depois do culto, por exemplo, para tornar a noite agradável. Seja amorosa. Mostre a ele sua alegria em tê-la contigo. Apresente-o ao pessoal da igreja com elogios e alegria. Mostre que está orgulhosa dele.  

Este momento único precisa ser especial. Seu marido precisa ver que sua vida é muito preciosa e que sua fé torna você melhor, uma esposa melhor, uma mãe melhor. 

Se você tem este trauma – meu marido não é cristão – ore, peça a Deus sabedoria, demonstre amor, seja respeitosa e reflita sobre as passagens bíblicas de conflito, como José e seus irmãos. Outro texto importante é o capitulo 21 de Apocalipse, que nos revela sobre a eternidade, e nos dá forças para lidar com nossas aflições e ansiedades. 

Temos outros textos que podem te ajudar com o dilema de dizer, meu marido não é cristão.  

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *