fbpx

Ministração para mulheres: A mulher sábia

Ministração para mulheres: A mulher sábia

Nesta ministração para mulheres, queremos abordar mais um pouco sobre a mulher sábia. Se você procura uma palavra para levar para o grupo de casais de sua igreja, pode utilizar este estudo como base. Esta palavra é mais direcionada às esposas, mas também pode ser levada aos casais, em geral, para que todos compreendam sobre a importância de o casal estar em sintonia para realizar suas tarefas e chegar aos objetivos. É preciso força e coragem para assumir seu papel, através da oração, vigilância, submissão e sabedoria. A mulher sábia é a pedra pilar de seu lar. Nesta leitura vamos analisar como a mulher deve se comportar diante das adversidades e complexidades da vida moderna. 

Para a sociedade moderna a noção de colocar a mulher como submissa ao homem é uma afronta à capacidade feminina, muitas vezes tratada como abuso e imposições de uma sociedade machista. Mas quando lemos a Bíblia com cuidado, podemos ver que a referência nos traz que o homem também deve amar a esposa se entregando por ela, como Cristo se entregou pela igreja. Quem se entrega está igualmente compromissado. Por isso, a submissão a um marido que se entrega à esposa não é questão de impotência, mas de justiça e equilíbrio do lar. Quando a mulher está disposta a assumir seu papel no lar, independente do que os outros falam, está tomando um passo importante para o fortalecimento do lar. Repare que a obediência, entre marido e mulher, é mútuo. 

Sejam obedientes uns aos outros, pelo respeito que têm por Cristo. Efésios 5:21 

Mais adiante vamos ao trecho bíblico que vamos usar como base para essa ministração para mulheres. 

Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor. Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo. Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido. Efésios 5:22 a 24 

Vamos abordar duas questões fundamentais nesta ministração para mulheres: o que é ser obediente e o que significa ser o corpo. 

Ser obediente 

Vamos começar essa ministração para mulheres falando de obediência, pois a mulher sábia é obediente. A obediência ao marido não tem que ser um sacrifício para a mulher, mas uma consequência de uma vida que se constrói em conjunto. Muitas mulheres enfrentam muitos dilemas na questão da obediência quando se convertem depois de casadas e convivem com um marido que não segue a Cristo. Neste caso, a esposa tem um papel mais desafiador que é equilibrar sua fé sem desonrar seu marido. Paulo também orienta sobre isso. 

E, se uma mulher cristã é casada com um homem que não é cristão, e ele concorda em continuar vivendo com ela, que ela não se divorcie dele. 1 Coríntios 7:13 

Trazendo para a vida moderna, podemos entender que a mulher cristã pode ser uma grande testemunha do amor de Cristo em seu lar, servindo e amando ainda mais sua família, em especial o marido (que normalmente tem o coração mais duro), 

A obediência, neste caso, precisa ser feita com carinho e amor. Por isso é necessário ser uma mulher sábia. O homem é mais resistente ao Evangelho por diversos motivos, por isso a mulher precisa ter sabedoria para servir como testemunha do amor de Cristo. Para ganhar o marido não convertido a mulher sábia vai demonstrar mais amor, mais dedicação, para que o marido se sinta valorizado e perceba que houve uma mudança em termos de amor. 

Se você está preparando uma ministração para mulheres, você pode usar algum exemplo de como você, ou sua esposa, demonstra respeito e amor ao marido com dedicação e fazendo coisas que cativem o marido. 

A mulher que já é casada com um marido cristão não foge desta linha. Demonstrar amor, passando mais tempo com o marido e demonstrando que está fazendo de tudo para que o lar seja um local aonde o marido goste de ficar, é a melhor forma de fazer o marido ser recíproco. 

A melhor forma de “ganhar” o marido não é apontando seus defeitos e o que precisa mudar, mas sim ressaltando suas qualidades e demonstrando amor e dedicação. Isso quebranta o coração, fazendo que o marido reconheça os esforços da esposa. 

Para a mulher não casada, a obediência também é a melhor forma de demonstrar sua submissão a Deus, pois quem não consegue ser submissa a Deus, não conseguirá ser submissa ao marido. É preciso trabalhar o caráter, a personalidade, a dedicação para compreender que desta forma estará, acima de tudo, agradando o coração de Deus. 

Ser o corpo 

Na segunda parte desta ministração para mulheres vamos compreender o que o corpo tem de importância na sua relação com “a cabeça”. Paulo refere-se às esposas como o corpo do marido, assim como a igreja é o corpo de Cristo. Do lado masculino, precisamos destacar que a função do cabeça é guiar, proteger e se entregar ao corpo, pois foi isso que Jesus fez pela sua igreja, nos guiou, nos protegeu e se entregou por nós. Assim, o corpo, sadio segue a cabeça. 

Ser o corpo, no caso da mulher sábia, é compreender que precisa seguir o direcionamento do marido, que deve assumir as responsabilidades do lar. A mulher sábia, que compreender o papel do corpo, precisa saber que seu papel não é criticar quando é contrariada, se vingar em atitudes e nem mesmo se calar quando coisas erradas estiverem na eminência de serem realizadas.  

Quero destacar nessa ministração para mulheres, que a mulher deve se envolver na vida do marido no sentido de harmonizar tudo. Vida profissional e familiar precisam se encaixar. Não podemos deixar que a vida profissional tire nosso tempo com a família. Não só da mulher, mas do marido também, por isso, a mulher sábia precisa estudar como envolver seu marido nessa jornada. Cada família tem sua rotina de horários, com filhos ou não, por isso não podemos dar um guia, mas podemos entender que, assim como a mulher sábia de Provérbios 31, a mulher moderna precisa ter comprometimento com o desenvolvimento do lar. Se empenhando no trabalho do lar, na educação do filho e em sua vida com o marido. Não é fácil. É cansativo. Por isso, é preciso saber administrar seu tempo, listar as prioridades e envolver todos nas tarefas domésticas. Se filhos e marido ajudam no lar, todos serão beneficiados com uma família mais unida, comprometida, que reconhece os esforços uns dos outros e que terão mais tempo para desfrutarem juntos. 

Um bom exemplo para esta ministração para mulheres é da mulher de Noé, que se empenhou com seu marido em sua obra, assim como os filhos. Não podemos enxergar que determinada tarefa é exclusivo do marido ou da esposa. Todos precisamos nos empenhar. Se isso não acontece em seu lar, não faça imposições, mas demonstre, através de ações que o envolvimento de todos é benéfico para todos. Converse com amor, comece solicitando pequenas tarefas. Elogie sempre, mesmo que não fique como você gostaria, mas demonstre apreço, pois lembre-se que as tarefas domésticas são entediantes para  a maioria dos maridos e dos filhos e criticá-los é só mais um passo para que desistam de vez. 

Se você está preparando uma ministração para mulheres para a sua igreja, você pode ler Provérbios 31 e destacar a obediência da mulher sábia e sua dedicação, como corpo da família, em suas tarefas. Também é notável como ela é dedicada e empenhada em ser um exemplo. Caso queira complementar sua ministração para mulheres, fale também de dedicação e como a mulher pode ser um exemplo para toda família. Cite exemplos de sua esposa (se você for o marido), ou de sua mãe, por exemplo, de coisas que aprendeu com elas e como você mudou de postura percebendo sua dedicação. Se você é uma mulher casada, tente ver com seu marido o que ele aprendeu com você, para enriquecer sua palavra com exemplos pessoais e próximos à sua realidade. 

Para complementar sua ministração para mulheres, você pode ler também: 

Se você é líder, ou envolvido de alguma forma, no grupo de casais de sua igreja. Os textos a seguir também podem te ajudar: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *