fbpx

Estudo bíblico sobre casamento – Palavras de ânimo

Estudo bíblico sobre casamento – Palavras de ânimo

Neste estudo bíblico sobre casamento vamos entender como é importante dizer palavras animadoras para o cônjuge. Uma prática que é simples, mas que tem grandes influencias, no mundo espiritual e no material também. Este texto pode servir de base para uma pregação ou ministração na rede de casais de sua igreja. Se você é líder de casais, ou prega para este público, pode usar este texto como base para sua ministração. Aqui vamos ver como encorajar o marido ou a esposa, como casar nossas palavras como nossas ações e como é importante olhar para nós mesmos quando falamos. Precisamos nos vigiar, o tempo todo, para não começar a ser um murmurador. 

Vamos começar este estudo bíblico sobre casamento refletindo em como é importante nos mantermos motivados e proferir palavras de ânimos. A Bíblia nos orienta, em diversas passagens, que devemos ter palavras positivas. Não se trata de “poder oculto”, mas em uma maneira de encararmos os desafios da nossa vida com gratidão no peito. Os hebreus, quando chegaram à terra prometida, cometeram o erro de não acreditarem que seriam capazes de vencer o exército inimigo e conquistar a região. A ingratidão, e o medo, impediram que o povo tomasse posse da promessa naquele momento. Josué e Calebe, por outro lado, com sua atitude animadora, foram os únicos a entrarem em Canaã. Este é apenas um exemplo de que as palavras de ânimo são importantes para motivar as pessoas em situações delicadas e difíceis. Além disso, a Bíblia nos ensina que quem tem palavras de vida é um abençoador. 

A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos. Provérbios 10:11 

No casamento, manter o diálogo com palavras positivas é fundamental para que a relação seja sempre saudável. 

Encorajamento 

Nosso primeiro tópico, neste estudo sobre casamento, vai ser a importância que a Bíblia dá ao encorajamento. Ao escrever aos efésios, Paulo orienta que o cristão deve manter em sua boca palavras de edificação. 

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. Efésios 4:29 

Dentro de nosso lar, em nosso relacionamento, com nossa esposa, ou com nosso marido, precisamos ter em nossos lábios, frases que animem nosso (a) parceiro (a) e que motivem a se empenharem naquilo que fazem. Pense em como você pode motivar e encorajar seu cônjuge. 

Pequenos gestos podem fazer muita diferença e algumas palavras também, por isso, se esforce em motivar seu marido, ou sua esposa. Sempre que pedir para fazer algo, como separar uma roupa, pegar a toalha, um garfo ou atender o telefone, peça por favor, depois diga obrigado. Por menor que seja a ação, mantenha o “por favor e o obrigado” sempre na ponta da língua. Seja gentil em suas palavras, no tom de voz e na sua gesticulação. Lembre-se que mais do que palavras, nossa comunicação se dá em gestos e tonalidade. Mantenha a serenidade e a paz em sua casa. Diariamente, pense em como dizer palavras, elogios e agradecimentos, que podem motivar seu cônjuge. 

Se você está usando este estudo bíblico sobre casamento para montar um sermão, neste momento, você pode dar algum exemplo pessoal de como a utilização de palavras de motivação de sua esposa (ou seu marido) já te ajudaram a superar um momento de tristeza ou de dificuldade. 

Pensamento positivo 

Para termos sempre palavras de ânimo, precisamos sempre pensar de forma positiva. Não se trata de um “poder misterioso”, ou algo assim. O próprio Senhor nos encoraja o tempo todo com palavras de ânimo, de bênção.  

Porque tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. Romanos 15:4 

Neste trecho, Paulo está nos ensinado que Deus sempre teve misericórdia de nós e de nossas limitações, por isso, sempre usou palavras de ânimo para nos consolar e nos motivar. O casamento precisa ser um relacionamento onde um encontre no outro palavras de ânimo, um porto seguro, um lugar confortável. 

A vida já nos reserva muitas aflições, por isso, precisamos de alguém par anos consolar e nos ajudar em situações adversas, por precisamos ter a prática de consolar e motivar nosso(a) parceiro(a) com palavras positivas. 

Vigie-se 

Para termos palavras abençoadoras em nossos lábios, precisamos viver de forma simples, pura, buscando momentos positivos para consolar, inclusive, nossa própria vida.  

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8 

Se você está realizando um esboço de pregação, com base neste estudo bíblico sobre casamento, você pode citar alguns exemplos de como podemos ocupar nossa vida com o que é de boa fama e que tem virtude. Devemos tomar cuidado com os programas de televisão que vemos, os sites que acessamos, as conversas e piadinhas que fazemos e até com as músicas que ouvimos. Precisamos ocupar nossa vida com que traz conhecimento e edificação, como livros, estudos, programas instrutivos etc. 

Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros. Romanos 14:19 

Quantos problemas nos cercam, não é verdade? Se além das dificuldades da vida ainda tivermos que lidar com pessoas malhumoradas, que vivem reclamando de tudo, murmuram contra todos e que são críticos, minimalistas e detalhistas em tudo, nossa vida fica difícil demais, muito carregada. 

Tenha como objetivo em seu relacionamento ser uma referência, para seu marido ou sua esposa, como alguém que sabe como te dar um bom ânimo, como um suporte para seus familiares. 

Começando esses hábitos em casa, logo, em todo lugar teremos essas mesmas virtudes. 

Lembre-se que você mesmo gosta de ouvir palavras de ânimo, de conforto e de conselhos, por isso, ofereça isso também em sua casa. Mude seus hábitos, vigie suas palavras e tenha como objetivo edificar sua casa. 

Se você quer complementar seu estudo bíblico sobre casamento, leia também: 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *