fbpx

Aplicando a parábola do semeador em seu casamento 

Aplicando a parábola do semeador em seu casamento 

Neste estudo bíblico sobre a parábola do semeador, você vai aprender a aplicar seus ensinamentos na sua rotina matrimonial. Normalmente, olhamos para esta parábola apenas como um ensinamento para nossa vida espiritual. No entanto, mudando o ponto de vista para nosso casamento, podemos ver que precisamos aplicar as verdades ensinadas nesta parábola em nossa casa também.

Por isso, se você é casado, pode utilizar este estudo para aplicar em seu relacionamento. Se, na sua igreja tem um departamento de casais, você pode usar este estudo como base para uma palestra. Compartilhe com outros casais ou com os líderes de casais de sua congregação. 

A parábola do semeador é aplicada, claramente, para o ensinamento sobre o reino de Deus, mas o seu princípio pode ser aplicado em todas as áreas de nossa vida. Para manter seu relacionamento bem estruturado, ou para restabelecer um casamento forte, uma família forte, os princípios da parábola do semeador podem, e devem, ser aplicados em nossa vida.

Assim como, o solo do seu coração deve estar preparado para receber o evangelho, o seu coração também precisa estar preparado para cultivar um relacionamento com sua família, sua esposa ou seu marido.

Neste estudo, portanto, vamos ver como este ensinamento é muito importante para manter nossa família debaixo da graça de Deus.  

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Sementes à beira do caminho

Para acompanhar melhor este estudo sobre a parábola do semeador, leia Mateus 13. Jesus começa explicando a mensagem da seguinte forma: 

As pessoas que ouvem a mensagem do Reino, mas não a entendem, são como as sementes que foram semeadas na beira do caminho. O Maligno vem e tira o que foi semeado no coração delas. Mateus 13:19  

Em nosso casamento não podemos ter este tipo de atitude, que aprende coisas boas, que muda de comportamento, mas tudo temporariamente.

A pessoa está convicta em si que sua forma de pensar é correta, que seus erros não são erros, pois ele justifica tudo. Não muda sua maneira de ser. Continua dominador, preguiçoso, ama mais a si que sua família, não reconhece erros, joga a culpa nos outros e assim por diante.

Dentro do casamento, precisamos fazer uma auto avalição como marido ou como esposa com frequência. Precisamos, dessa forma, analisar nossa personalidade e mudar postura e a forma de agir, conforme a Palavra de Deus. 

Coração rochoso 

Em seguida, explicando a parábola do semeador, Jesus fala do solo rochoso, referindo-se aos que mudam por pouco tempo. Pessoas que aceitam o evangelho com alegria, mas logo o abandonam porque não tem raiz. Assim, no casamento, muitas vezes mudamos, reconhecemos nossos erros, nos comprometemos a mudar, mas tudo de forma passageira. Não podemos deixar, dessa forma, que uma mudança real crie raiz em nosso coração, em nosso relacionamento. 

Precisamos refletir a Cristo dentro de casa, com a pessoa que dizemos que amamos, se não mudamos com nossa família, não mudamos com mais ninguém. Precisamos enxergar em nós o que precisa ser mudado em definitivo, não podemos “para de pecar” temporariamente. Ou seja, você não pode se rum bom marido, ou uma boa esposa, temporariamente. 

Coração espinhoso 

A parábola do semeador segue fazendo referência às sementes que caíram nos espinhos. 

Outras pessoas são parecidas com as sementes que foram semeadas no meio dos espinhos. Elas ouvem a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a ilusão das riquezas sufocam a mensagem, e essas pessoas não produzem frutos. Mateus 13:22  

Aqui Jesus fala de pessoas que também aceitam o arrependimento, mas logo não tomam uma iniciativa porque pensam no que os outros vão falar e pensar. Fala também das tentações e ilusões que o mundo oferece. 

Aplicando este tipo de solo da parábola do semeador em nosso casamento, podemos refletir sobre a falta de comprometimento porque abrimos brecha para o pecado e valorizamos mais nossas amizades e o que outras pessoas falam que é “normal e bom”. Pessoas querem Jesus, mas não querem abandonar o pecado. No casamento, ou seguimos os ensinos bíblicos ou estamos fadado ao desconhecido, ao que é errado, mas o mundo exalta como certo. 

Para o seu casamento seguir firme, você precisa adotar o que a Bíblia diz que é certo, e deixar de lado a perspectiva de amigos e do mundo sobre como um casamento deve ser direcionado. 

Coração fértil da parábola do semeador

Por fim, Jesus fala sobre o terreno fértil, que dá bons frutos. 

E as sementes que foram semeadas em terra boa são aquelas pessoas que ouvem, e entendem a mensagem, e produzem uma grande colheita: umas, cem; outras, sessenta; e ainda outras, trinta vezes mais do que foi semeado. Mateus 13:23  

O casamento que dá bons frutos é aquele o qual marido e mulher seguem os conselhos bíblicos e servem de exemplos para outros casamentos, além de construírem uma base forte para seus filhos, um lar onde a vontade de Deus prevalece. 

Em nosso relacionamento, precisamos ter um solo fértil para a Palavra de Deus, para que isso gere em nós uma transformação profunda também em nosso casamento. Não podemos deixar que a semente perca vida dentro de nossa própria casa. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Se você é líder de casais, adquira o nosso livro, pela Amazon, o Manual do Líder da Equipe de Casais CLICANDO AQUI 

Para complementar seu estudo sobre a parábola do semeador em seu lar, leia também: 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Aplicando a parábola do semeador em seu casamento 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *