fbpx

Estudo bíblico sobre Jonas 

Estudo bíblico sobre Jonas 

Neste estudo bíblico sobre Jonas, vamos analisar como este homem tentou fugir de sua responsabilidade, exatamente como muitos de nós fazemos, quando precisamos assumir riscos e iniciar um trabalho que não vemos reconhecimento, ou reciprocidade. A maioria de nós, principalmente os mais jovens, procura o reconhecimento de nossas ações o tempo todo. Nas redes sociais queremos os “Likes” e os seguidores. No entanto, quando o trabalho não rende esses “likes”, o jovem passa a entender que não vale a pena o esforço. Neste estudo bíblico sobre Jonas vamos refletir em nosso relacionamento com Deus. 

Vamos focar este estudo bíblico sobre Jonas no trecho que ele foge de Nínive, se arrepende e volta a pregar naquela cidade. 

Se preferir, abra uma obra janela com o texto de Jonas, clicando aqui. Dessa forma você consegue acompanhar melhor o estudo.

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE JONAS EM PDF

Ao ler os primeiros capítulos do livro de Jonas, nos deparamos uma história curiosa. O profeta recebeu uma instrução de Deus, mas decidiu, por conta própria não atender ao chamado. Podemos começar este estudo bíblico sobre Jonas, dessa forma, analisando este contexto inicial. Nínive era uma cidade importante daquela época, capital do reino da Assíria. Assim, para ir até lá, Jonas sabia que enfrentaria uma grande oposição.

Muitas vezes, nós nos comportamos da mesma maneira, não queremos enfrentar situações de conflito, por isso, é mais fácil aceitar o que a sociedade prega como normal e aceitável, pois isso não gera conflito. Para não gerar desgaste, queremos “atualizar” a Bíblia ou dar interpretações que agradem as pessoas e suas convicções. 

Jonas não queria enfrentar Nínive 

A primeira etapa da vida de Jonas foi a fuga para Társis. Ou seja, ele estava disposto a fugir de sua luta a qualquer custo. Ele não apenas ficou parado, onde já estava, mas decidiu ir para Espanha. Vamos começar este estudo bíblico sobre Jonas, lembrando que ele viveu na época de Jeroboão (2 Reis 14:25), um rei que não agradou ao Senhor. Portanto, Jonas vivia em uma comunidade já corrompida. Ainda assim, o rei conseguiu algumas conquistas. Talvez, na mente de Jonas, ele percebia que o que era mau conseguia prosperar. Para Jonas, talvez, quem lutava contra a maldade não era ouvido. 

Em situações assim, achamos que é melhor ficar quieto, para não gerar conflito, pois os que pensam diferente de nós são maioria. É muito fácil se posicionar quando estamos com a maioria, com outras pessoas que pensam como nós. No entanto, o problema é quando a gente precisa se posicionar contra a maioria. Jonas não queria um conflito interno e nem um conflito externo. Não são poucas vezes que deixamos de fazer a vontade de Deus com medo de um conflito externo. 

Jonas só foi se afundando 

Uma curiosidade que quero destacar neste estudo bíblico sobre Jonas é que lemos que Jonas só foi “descendo” cada vez mais. Começamos vendo isso, no versículo 3, onde diz que Jonas desceu para Jope. O termo desceu significa que a cidade era litorânea e Jonas, precisou descer as montanhas, como quem está em São Paulo precisa descer a serra para ir a Santos, por exemplo. Depois, ele desceu para o porão. Por fim, desceu ao mar, onde foi engolido por uma baleia. Essa sequência de descidas nos faz refletir que, quando fugimos de Deus, só caímos, descemos.  

Sair da correção, fugir da comunhão, viver em pecado, só faz a nossa vida cair. Decaímos moralmente. Nossos padrões ficam cada vez mais baixos. Quando abandonamos o propósito de Deus para nós, nosso padrão moral cai. Fugir da vontade de Deus é fugir dos seus padrões estabelecidos.  

Deus nos ensina a orar 

Na barriga do grande peixe, Jonas aprendeu que a única solução era orar. O terceiro ponto que vou destacar neste estudo bíblico sobre Jonas é que ele foi levado a um lugar em que a única coisa que poderia fazer era orar. Depois de passar pela tempestade, Jonas acreditou que a solução seria ser lançado ao mar. Ele não sabia que um grande peixe (sabemos que baleia não é peixe pelas classificações biológicas atuais, mas vou usar este termo também, junto com baleia) o engoliria, sua morte era certa, morreria afogado. Ser engolido por uma baleia foi uma provisão para que Deus mostrasse a ele que ainda havia uma solução. A solução não era morrer afogado, era ir para Nínive. 

Quer ressaltar, portanto, neste estudo bíblico sobre Jonas, que, algumas situações nos leva onde a única coisa que podemos fazer é orar. Quando tudo está ruim em nossa vida, só nos resta orar. A vontade de Deus é que possamos compreender que devemos depender dele somente e isso significa que, algumas vezes, viveremos dias de solidão e angústia, como Jonas no ventre do peixe. 

Jonas fez em um dia o percurso de três dias 

Quando o o peixe vomitou Jonas, finalmente, ele foi para a cidade que deveria ter ido desde o começo. No capítulo 3, lemos que a cidade era tão grande que uma pessoa levava três dias para percorrê-la a pé. Jonas, no entanto, fez tudo em apenas um dia. Isso nos mostra sua convicção para fazer a obra. Agora, ele estava tão comprometido em pregar a palavra de Deus, que ele resolveu focar sua mensagem. 

Quando entendemos o que Deus espera de nós, temos pressa em cumprir o propósito. Terminamos este estudo bíblico sobre Jonas refletindo sobre o quão comprometido estamos com a obra de Deus? 

Você está disposto a fazer a obra de Deus com gratidão, comprometimento e dedicação? Pense no que você pode fazer pelo Reino de Deus e não se demore, nem fuja, como Jonas tentou, mas tenha ânimo e coragem, como Jonas teve após ser engolido pela baleia. 

BAIXAR ESTE ESTUDO SOBRE JONAS EM PDF

Para complementar seu estudo bíblico sobre Jonas, leia também: 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *