fbpx

Reflexão para casal em crise – 5 passos para resolver os conflitos 

Reflexão para casal em crise – 5 passos para resolver os conflitos 

Nesta reflexão para casal em crise, listamos cinco passos para resolver conflitos através da conversa. A bíblia nos traz inúmeras orientações sobre família, casais e conflitos. Selecionamos alguns versículos bíblicos que vão nos ajudar a achar um caminho sensato para a mediação de conflitos. Este estudo pode ser lido de forma independente, ou até mesmo por líderes de casais cristãos que desejam levar uma reflexão para casal em crise para sua reunião. Através destes cinco passos simples, é possível que grandes pontos de desacordo diminuam ao ponto de não serem mais problemas para o convívio do casal e para que haja a restauração da unidade no lar. 

Todos nós, em algum momento, nos deparamos com algum conflito. No trabalho, em casa, com vizinhos e até na igreja. Em situações assim, normalmente, encaramos um dilema comum a todos. Muitas coisas passam pelas nossas cabeças, pensamos o que falar, como falar, ou se realmente precisamos falar. Com ajuda da bíblia podemos encontrar um guia para lidar com os conflitos e adversidades. Esses 5 passos servem como reflexão para o casal em crise, para que possam superar este problema de forma sábia e serena. Ao invés de “pagar na mesma moeda” e tomar atitudes que podemos nos arrepender mais tarde, devemos manter os pensamentos em ordem, ou tentar o máximo possível, para chegar a uma solução que seja boa para todos. 

Vamos utilizar para esta reflexão para casal em crise a versão da Nova Bíblia Viva, que contém uma linguagem contemporânea. 

1- Falar ou calar? 

Tão logo nos deparamos com uma situação de conflito, precisamos saber se precisamos mesmo responder, tocar no assunto, conversar ou se é melhor ficar quieto e deixar o problema passar por si, caindo no esquecimento. 

O tolo logo explode de raiva por qualquer motivo, mas o homem sábio nunca perde a cabeça e ignora o insulto. Provérbios 12:16 

No versículo acima temos uma orientação para que ignoremos o insulto. Em algumas situações, o melhor a fazer é deixar o momento de raiva passar. É difícil, principalmente quando a situação é com nosso cônjuge, mas devemos nos esforçar para nunca reagir de imediato. Precisamos ter na mente, o objetivo de não ser reativo. 

O ódio só produz brigas e confusão; mas o amor esquece e perdoa todas as ofensas. Provérbios 10:12 

Quando há um ponto de discórdia, precisamos iniciar a conversa sem o ódio impregnado em nós. Alguns assuntos entre casais precisam ser conversados e acertados, mas não podemos fazer isso em momento de raiva. A bíblia também nos orienta a conversar francamente. 

Como duas lâminas de ferro ficam mais afiadas quando são esfregadas uma contra a outra, assim dois amigos que discutem seus problemas com sinceridade acabam mais amigos e mais maduros do que antes. Provérbios 27:17 

O casal precisa sempre conversar sobre os mais diversos assuntos para “se afiarem”, mas não com ódio ou coração duro, pois quando batemos de frente, não conseguimos nem mesmo criar argumentos, só queremos mostrar que estamos certos. 

  • Portanto, ao tomar a decisão de iniciar uma conversa com sua esposa, ou seu marido, ore e peça orientação a Deus para que você saiba o que falar e como falar, bem como o que não deve falar. Reflita sobre: 
    Qual a minha motivação para tocar neste assunto? 
  • Qual a minha responsabilidade neste problema? 
  • Estou sendo amável e pacífico? 
  • Qual a importância deste assunto para o nosso relacionamento? 
  • Este assunto é importante para minha fé, par ao relacionamento do casal com Deus? 
  • Como posso falar sobre o assunto sem ser chato? 

Antes de abrir sua boca, pense nestes pontos acima. 

2- Seja respeitoso 

O livro de Salmos também nos dá grandes dicas sobre o relacionamento. Neste tópico de nossa reflexão para casal em crise vamos falar sobre abordar o assunto de forma pacífica. 

Desejo que as palavras da minha boca e os meus pensamentos íntimos sejam sempre agradáveis ao Senhor, minha Rocha e meu Libertador! Provérbios 19:14 

Jesus nos ensina a tirar a trave de nosso olho antes de falar do cisco nos olhos dos outros. 

E por que se preocupar com um cisco no olho de um irmão, quando você tem uma tábua no seu próprio olho? Mateus 7:3 

Essa dica nos ensina a refletir sobre nós mesmos antes de iniciar a conversa. Devemos assumir nossos erros, nossas falhas. Ao começar a conversar com seu marido, ou sua esposa, para resolver um conflito, comece assumindo sua responsabilidade. Ainda que ache que tenha 100% de razão sobre o assunto, se houve um conflito, você poderia ter evitado, então comece com frases do tipo: 

  • Eu sei que fiquei nervoso (a) 
  • Eu não deveria ter reagido como aconteceu 
  • Eu sei que errei 
  • Se eu estivesse no seu lugar também teria ficado chateado 

Iniciando a conversa assumindo seu papel de culpa, você “desarma” o cônjuge para uma conversa saudável.  

3- Escolha bem as palavras 

Não podemos tocar em um assunto que gera conflito falando o que passa pela cabeça, por isso, as brigas acontecem de imediato. Assim que um conflito começa, as pessoas começam a dizer o que vem na cabeça. As brigas de trânsito, por exemplo, são sempre assim. Basta uma “fechada” ou um esbarrão para os motoristas começarem a se agredir verbalmente. 

Há mais esperança na vida para um irresponsável do que para um homem que se precipita para falar. Provérbios 29:20 

Repare que o precipitar ao falar acaba abrindo as comportas da contenda, por isso, a tranquilidade é a melhor forma de abordar um assunto. Esteja preparado para ouvir, tenha cautela com suas palavras. 

Inicie a conversa de forma amistosa, aborde o tópico de forma gentil, reconheça alguma falha sua, saiba expor seus pensamentos e sentimento. Não comece dizendo “você foi muito grosso, você é muito fria, sua mãe sempre traz problemas”. Inicie a conversa com frases do tipo “eu sei que me irritei, eu estava nervosa, por isso, falei aquilo, eu estava cansado, por isso, reagi mal”. 

A bíblia nos ensina a ser bondoso mesmo com quem erra. 

Irmãos, se alguém for vencido por algum pecado, vocês, que são espirituais, devem ajudá-lo, com mansidão e humildade, a voltar ao caminho certo, lembrando-se que da próxima vez poderá ser um de vocês a ser tentado. Gálatas 6:1 

Não seja reativo. A calma nos faz escolher bem as palavras e a forma de nos expressarmos. Até mesmo o tom de voz precisa ser bem utilizado para demonstrar tranquilidade. 

4- Saiba escutar 

Nosso quarto tópico desta reflexão para casal em crise é praticar o ouvir. A paciência exige muito de nós mesmos, pois o domínio próprio em momentos de conflitos é quase impraticável, embora não seja impossível. 

O homem paciente vale mais que um guerreiro que venceu muitas batalhas, porque vale muito mais controlar as próprias emoções do que conquistar uma cidade. Provérbios 16:32 

Prepare-se para ouvir algo que talvez você não goste ou discorde. Todo conflito implica que os envolvidos se achem certos, por isso, em algum detalhe é possível que o ponto de vista de seu marido, ou esposa, seja contrário ao seu. Neste momento é que você precisa ter sabedoria para refletir sobre aquilo, saber colocar suas ponderações e chegar a um acordo. Esteja preparado para abrir mão de alguma coisa em troca de que o outro abra mão de algo também. 

Por isso, é importante ter em mente, os tópicos mais emergentes e as divergências mais significativas, pois resolvendo isso, outros assuntos ficam mais fáceis de serem resolvidos. 

5- Termine bem 

Não deixe a conversa acabar em nova briga. Esforce-se para que o fim da conversa seja agradável e pacífico. 

Dar fim a uma briga não é vergonha, é honra; só os tolos fazem questão de brigar. Provérbios 20:3  

Deixe claro que seu objetivo não é encontrar um culpado, mas sim chegar a um acordo. Tenha bom ânimo para reconciliar o problema. 

Ao finalizar a conversa tenha em mente algumas questões como: 

  • O ponto principal foi abordado? 
  • Independente de ter sido resolvido a questão, os dois estão mais calmos? 
  • Se o mesmo assunto precisar ser resolvido de novo, os ânimos estarão mais calmos? 
  • Se o assunto foi resolvido, está claro que novos conflitos poderão ser resolvidos com conversa? 

Esperamos que esta reflexão para casal em crise ajude você, ou seu grupo, a resolver possíveis conflitos em seu lar. Se você tem experiências que deseja compartilhar, ou se quer contribuir com mais dicas, deixe seu comentário abaixo. 

Em nosso site, temos inúmeros textos que podem ajudar o casal em crise a chegar a um acordo, ou para que os casais evitem chegar a este ponto. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

4 comentários sobre “Reflexão para casal em crise – 5 passos para resolver os conflitos 

  1. Se quizerem podem publicar sim… As coisas boas de Deus tem que sempre serem vistas e ouvidas. Parabéns pelo site, mensagens, convites enfim, TUDO QUE LEVA PESSOAS A SE AMAREM vem de Deus e essa riqueza poucos tem. “mais alegria colocas em meu coração… E “Deus me deu motivo de riso e todo aquele que O ouvir vai sorrir comigo…” SARA.

     
  2. O que fazer quando o marido tem uma amiga e a esposa não aceita e mesmo assim ele a faz engolir essa amizade e ainda dá presente pra amiga?

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *