fbpx

Palavra para casais – nutrindo um ao outro

Palavra para casais – nutrindo um ao outro

Esta palavra para casais é fundamental para todo cristão. Uma linha simples, mas muito bem focada, que serve para devocionais em casal, ou como base para uma ministração para casais. Vamos focar que a mudança de postura é fundamental para que um casamento seja mantido. Muitas vezes, ouvimos a frase “felizes para sempre” como se fosse um passe de mágica, mas ser feliz em casal é algo que exige dedicação e mudança de pensamento sobre o que é viver em dois, e construir uma família. Quando investimos tempo e dedicação ao lar, então podemos observar e colher seus devidos frutos. 

Diversas passagens bíblicas nos ensinam que colhemos o que plantamos. Isso é uma das verdades absolutas mais conhecidas em nossa vida. Quando decidimos que queremos um casamento feliz, uma família abençoada, devemos plantar as sementes que nos possibilitem isso, pois é necessário nutrir essa semente. Muitas vezes queremos ler uma receita pronta sobre um casamento feliz, mas nos frustramos porque os textos genéricos não levam em consideração pequenas diferenças que existem entre casais. Casais recém-casados e casais com 30 anos de casamento possuem rotinas diferentes. Casais que são cristãos desde o início, e casais que se converteram depois de já estarem casados – ambos com manias e rotinas diferentes – também devem ser trabalhados de formas diferentes, mas quando falamos em casamento segundo os conceitos bíblicos, algumas coisas não mudam, e uma delas e a necessidade de nutrir o relacionamento. 

Dedicação exclusiva 

Vamos começar esta palavra para casais com uma passagem muito conhecida. 

Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela. Efésios 5:25  

Se você estiver desenvolvendo uma palavra para casais para sua igreja, recomendamos que leia até o versículo 32. 

Via de regra, podemos dizer que a maior parte dos maridos cristãos está disposta a se entregar por sua esposa, e vice-versa. No entanto, muitas vezes pensamos nisso de forma isolada, algo do tipo “se UM DIA, eu precisar fazer um sacrifício por minha esposa eu faço isso”. No entanto, não pensamos em fazer isso diariamente. Em nos entregar todos os dias por amor ao nosso cônjuge. 

Basicamente, isso significa que devemos pensar em algo além de nossas necessidades. Quando pensamos em vida a dois, pensamos em um agradar ao outro. Levar para passear, fazer a comida ou criar uma noite romântica. Mas devemos pensar em como podemos, e devemos, satisfazer a outra pessoa em nosso casamento. 

Podemos pensar em pequenas coisas que aliviam a rotina de nossa esposa, ou nosso marido. 

O que te faz feliz? 

Para nutrir nosso relacionamento, precisamos pensar em como podemos agradar nosso parceiro e também no que deixa a outra pessoa chateada. E isso exige algumas mudanças pessoais. Deixar de colocar a toalha molhada na cama, arrumar a torneira, jogar menos vídeo game, nos dedicarmos mais a uma alimentação saudável, diminuir o tempo que passamos na televisão, estudar melhor a vida financeira e assim por diante. 

Algo importante para nosso relacionamento é saber o que pode deixar nosso cônjuge infeliz, justamente para evitar momentos desagradáveis. 

Nutrindo o cônjuge 

Sabendo o que agrada ou desagrada nosso parceiro, é possível tomar ações, e decisões, que contribuam para o seu crescimento. E queremos voltar essa palavra para casais para esta questão de nos dedicarmos um ao outro. 

Se der esses conselhos aos irmãos na fé, você será um bom servo de Cristo Jesus, alimentando-se espiritualmente com as doutrinas da fé e com o verdadeiro ensinamento que você tem seguido. 1Timóteo 4:6  

A orientação de Paulo é que o cristão se dedique a nutrir espiritualmente um ao outro. Esse relacionamento no casal é fundamental. O sucesso do casamento cristão é um apoiar ao outro em seu relacionamento com Cristo. 

Devemos motivar momentos de oração, estudo bíblico, devocionais, participar na igreja e outras ações que nos aproximam de Deus. 

Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo. Salmos 1:3  

Precisamos ter a iniciativa de buscar para o nosso casamento uma nutrição adequada, um crescimento e comprometimento com a palavra de Deus, em um relacionamento maduro e progressivo. 

Não desanime 

Na última parte dessa palavra para casais vamos motivar o leitor a fazer sua parte. Ainda que pareça que seus esforços pareçam não estar dando frutos, você não pode desistir e achar que sua semente não pode deixar de ser jogada ao solo. Assim como na parábola do bom semeador, o problema não era a semente, o seu trabalho não é o problema. Se o solo impede que a semente gere frutos, não desanime. Busque a Deus, e pense em como plantar sua semente, e preparar o terreno para que ela frutifique. 

Após ler esta palavra para casais, pense no que você pode fazer para abençoar seu marido, ou sua esposa, nesta semana. Pense em como você pode servi-lo diariamente com amor e dedicação. Pense em como pode agradar e evitar que seu parceiro fique chateado com pequenas coisas ao seu redor. Deixe seu ambiente calmo e propício ao descanso. 

Se você deseja complementar essa palavra para casais com dicas de como podemos servir um ao outro dentro de nosso casamento, deixe um comentário com sua sugestão. 

Em nosso site temos dezenas de palavras para casais que podem abençoar seu casamento. Eis alguns exemplos: 

 
Compartilhe

2 comentários sobre “Palavra para casais – nutrindo um ao outro

  1. amei os temas e a forma como foi abordados cada um deles
    as leituras Bíblicas como base, para da embasamento aos temas.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *