fbpx

O poder de ter uma vida com Deus para superar as incertezas

O poder de ter uma vida com Deus para superar as incertezas

No decorrer de nossa vida com Deus, muitas vezes nos esquecemos que Ele nos enviou seu filho Jesus para termos o poder de vencer as tribulações desta vida por meio da fé. Com as adversidades, dúvidas e a própria rotina de nossas vidas, parece que esquecemos que o Senhor tem prazer em nos abençoar e nos dá o poder para vencer o mal deste mundo. Mesmo sabendo disso, passamos a ter uma vida mais morna na fé. Passamos a viver como em piloto automático, sem grandes ações influenciadoras em nossa rotina. Neste texto, vamos ver que Jesus morreu na cruz para nos dar este poder para vencer o mundo. 

Faz parte da natureza humana buscar a racionalidade e uma relação de causa e consequência para tudo em nossa vida. Desde a escola, depois na faculdade, por fim nossa vida profissional, aprendemos a lidar com problemas, planejamentos e compreender o mundo de uma forma racional. Nossas emoções, nossos sentimentos, tudo passa a ser avaliado dentro de um campo lógico e racional. Diante disso, nossa vida segue, e, obviamente, as dúvidas surgem, os problemas aparecem e nossa cabeça fica cheia de dúvidas. Problemas na família, no trabalho, em casa, na saúde. Parece que nossa fé não é o suficiente para manter os problemas longe de nós. 

As aflições 

Cristo nos ensinou que, em nossa vida com Deus, teremos aflições, mas Ele venceu o mundo. O que Ele nos ensinou é que, ao invés de não ter aflições, nós saberemos lidar com essas aflições. Quando lemos que devemos dar graças a Deus em tudo (1 Tessalonicenses 5:18), muitas vezes temos dificuldades em compreender como agradecer pelos problemas. Na verdade, devemos pensar em louvar e dar graças a Deus, apesar dos problemas. Pois, a vontade de Deus é que nossa fé seja fortalecida. 

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Timóteo 1:7 

Jesus não morreu na cruz para termos uma vida mediana, como os que não tem fé. Ele morreu na cruz para nos oferecer uma vida cheia de ousadia na fé. No poder para encarar os problemas da vida de uma maneira diferente. Não pensando apenas na relação custo-benefício, ou na relação causa-consequência. Se vivermos conforme o pensamento de causa-consequência, ficaremos desanimados e nossa fé se esmorecerá. 

Quando abrimos espaço para questionamentos e dúvidas, o poder de viver pela fé diminui. E viver pela fé é viver não conforme o que vemos, mas conforme o que cremos. 

Não há lógica 

Para os que não creem em Deus, a fé é infundada, pois como alguém pode viver conforme o padrão de algo que não vemos?  

Um bom exemplo sobre a consequência da falta de fé é o de Zacarias, pai de João Batista, que não creu no poder de Deus e ficou mudo até o nascimento de seu filho. Talvez, dessa forma ele tenha aprendido a ouvir mais e falar menos. Nossa jornada de uma vida com Deus precisa ser assim também. Ouvir mais e falar menos.  

Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos. Provérbios 3:5-8 

Jesus disse aos discípulos que eles estavam crendo porque viram, mas são bem-aventurados os que creem sem ver. Este é mais um exemplo de como devemos levar uma vida com Deus de intimidade e conforto, sem nos apoiarmos na lógica, nas racionalidades que nos impõem diariamente. Crer sem ver é o maior exercício de fé em nossa vida. 

Muitas vezes nos pegamos fazendo exigências para acreditarmos no poder de Deus. Assim como Tomé, que exigiu tocar nas feridas de Jesus, queremos milagres, condições, situações para termos uma vida com Deus integral. Não aceitamos as situações adversas ao padrão que acreditamos ser o ideal para nós. 

Saudades do Egito 

Quando perdemos o conceito de fé, crer no que não podemos ver, começamos a perder o real sentido do que Deus tem a nos oferecer. Quando Jesus morreu na cruz, ele estava nos oferecendo uma oportunidade para termos uma vida de fé verdadeira, com poder para curar, para passar pelas tribulações, para superar as dúvidas, abandonar vícios, vencer o mundo. Quando olhamos apenas para as situações de uma forma lógica e racional, perdemos a oportunidade de viver o sobrenatural. 

Quando os hebreus saíram do Egito e começaram a passar pelas dificuldades, começaram a ter saudades do Egito. Por incrível que pareça. Queriam voltar a terra onde foram escravos. Quando queremos viver pela razão somente, passamos a ser escravos da relação custo-benefício. A falta de fé nos leva a uma vida fria, sem padrões, sem pilares. A vida racional não segue padrões porque vive conforme a cultura vigente. Atualmente, seria a cobiça, busca pelo prazer pessoal, soberba e ganância. Esses são os sentimentos e padrões que a vida racional nos traz, pois a racionalidade nos faz viver para nós mesmos, para satisfação pessoal. Precisamos ver que somos recompensados rapidamente pelas nossas ações. 

Lembre-se das promessas de Deus. Independentemente do que você pensa, Ele segue sendo o Senhor de tudo, pois não é moldado conforme nossas filosofias.  

Para termos uma vida com Deus plena precisamos entender que nossa rotina precisa ser de poder e dedicação conforme nossa fé. Quando queremos resolver as coisas do nosso jeito, passamos a ser insatisfeito com o que temos. Passamos a reclamar e questionar Deus sobre seus feitos. 

Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1:37 

Precisamos colocar nossa fé acima da racionalidade.  

Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Tiago 1:6 

Precisamos mergulhar em nossa fé. Compreender que Deus tem o melhor, pois Jesus morreu na cruz para nos garantir o melhor. Não duvide que a vontade de Deus é te dar o melhor, te oferecer a vitória e os meios para superar as adversidades, fortalecendo a fé, por isso, não nos afasta dos problemas, mas nos dá condições para superá-los. 

Se você tem suas experiências sobre o poder de ter uma vida com Deus, não deixe de compartilhar conosco, para que os leitores vejam como vale a pena uma vida de fé e amor ao próximo.  

Em nosso site existem centenas de outros sites que podem te ajudar a ter uma vida com Deus. Eis alguns exemplos. 

Como defender a fé quando falarem que Deus não existe 

 

 
Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *