fbpx

6 passos para obter a felicidade no casamento cristão 

6 passos para obter a felicidade no casamento cristão 

Selecionamos para este texto algumas dicas para o casamento cristão, seja para pessoas casadas há anos, ou para recém casados. É sempre bom refletir nessas coisas e pensar que temos que assumir a responsabilidade de manter nosso relacionamento em alto nível. Usamos algumas referências bíblicas que devem ser aplicadas em todo casamento cristão. Com o passar do tempo, a tendência é irmos relaxando e, sem perceber, deixarmos pequenas coisas invadirem nosso lar, com isso deixamos de valoriza coisas, como valorizávamos no começo. Este texto também serve de guia para quem deseja levar um estudo para o grupo de casais da igreja. A felicidade no casamento cristão é o resultado de uma busca contínua em aplicar os princípios bíblicos em nossa família. 

 

Quando o casamento começa, tudo é novo, tudo parece divertido e bom. Montamos nossa casa com carinho, escolhemos nossa roupa de cama, toalhas, utensílios de cozinha e tudo mais com muito carinho. Estamos iniciando uma nova família, cheias de sonhos e propósitos. Pequenas coisas ganham uma dimensão grande. Caminhar, ir à padaria, fazer compras juntos, fazer a janta, planejar a primeira viagem. Tudo é divertido e prazeroso, mas com o passar do tempo, algumas coisas já não são tão divertidas, como fazer a janta, depois tem a louça para lavar, a torneira precisa ser concertada, precisamos comprar um edredom novo, uma panela de pressão nova. Isso sem falar quando um problema financeiro aparece, um desemprego, ou um imprevisto na saúde. É aí que precisamos lutar para manter nosso casamento abençoado. 

Com o tempo, a gente começa a comparar, mesmo sem querer, o nosso casamento com o dos outros. É involuntário, quase que inconsciente. Se não comparamos com outros, comparamos com nossa própria perspectiva, nossa expectativa. O lugar que íamos no começo do casamento já não tem mais graça. Ir ao mercado já começa a ser um peso. E coisas piores podem acontecer. Podemos achar que a moça do trabalho é sempre simpática e bem humorada, o rapaz do outro setor é mais calmo e tem interesses mais parecidos com o nosso, por exemplo. Precisamos querer ter um casamento feliz. Precisamos lutar para enxergar as qualidades e pontos positivos em nosso relacionamento. 

Vamos listar seis dicas para que o casamento cristão se mantenha agradável com o passar do tempo. 

1- Herança de Deus 

Viver um casamento é plano de Deus para que nossa solidão não nos leve ao desânimo, tristeza e até ao abandono da fé. Deus nos deu nosso(a) parceiro(a), justamente, como um presente para podermos viver dias felizes nesta terra, por isso, precisamos mudar alguns hábitos e algumas escolhas, para que o nosso foco não seja no que estamos deixando de ganhar, mas sim no que temos recebido. 

Enquanto você viver neste mundo de ilusões, aproveite a vida com a mulher que você ama. Pois isso é tudo o que você vai receber pelos seus trabalhos nesta vida dura que Deus lhe deu.  Eclesiastes 9:9  

O versículo acima nos mostra que Deus nos deu a mulher que casamos como uma oportunidade para superar a vida dura do dia a dia.  

Caso você esteja fazendo um esboço de pregação sobre o casamento cristão, você pode ressaltar que não existe nada mais prazeroso do que se sentir bem em casa. Chegar em casa, depois do trabalho, e saber que vai encontrar uma pessoa amorosa, cuidadosa, honesta, que sabe conversar, que vai te animar, que vai te motivar, que vai de ajudar.  

2- Apreciação mútua 

A Bíblia também nos ensina que o casal deve se admirar. Isso faz parte da rotina do casal. Quando “nos acostumamos” com nosso cônjuge, podemos cair no erro de sempre achar outras pessoas mais atraentes. O mundo está cheio de pessoas bonitas, se nossos olhos e nossa mente não compreender que nosso cônjuge é a pessoa ideal para nós, sempre estaremos insatisfeitos. Por isso, pessoas lindas, que se casam com pessoas lindas, cometem adultério. Chegou uma hora que deixou de admirar o cônjuge.  

Eu sou do meu amado, e ele me quer. Cântico dos Cânticos 7:10 

Se você estiver preparando uma pregação, ou um estudo para os casais de sua igreja, você pode ler Cânticos 7:1 a 4. Você também pode procurar na internet, por exemplo, algum casal famoso, de pessoas bonitas, que se separaram depois de adultério. 

O casal precisa conversar sobre suas satisfações, sentimentais, emocionais e sexuais. Precisa ter intimidade para se abrir, falar de seus medos e seus desejos. Isso cria um clima de reciprocidade e confiança. Se um homem não pode se abrir com sua esposa, com quem fará isso? Se uma mulher tem que reprimir seus sentimentos em sua casa, como se sentirá segura? 

3- Alegrando-se com o simples 

Outro problema que muitos casais passam é que tarefas que eram prazerosas no começo, viram rotina e muitos ficam entediados, como ir ao mercado juntos, ir a um determinado lugar ou coisa assim. Parece que pequenas coisas que eram agradáveis perderam o encanto. 

Venha, querido, vamos para o campo; vamos passar a noite nas plantações de uvas. Vamos levantar cedo e olhar as parreiras, para ver se elas já começaram a brotar. Veremos se as flores estão se abrindo e se as romãzeiras já estão em flor. Ali eu lhe darei o meu amor. Cântico dos Cânticos 7:11-12  

O casamento cristão precisa manter essa chama acessa. O casal tem que lutar para não deixar que a rotina seja um desgaste. É preciso continuar se alegrando com coisas simples 

Caso esteja levando este estudo sobre o casamento cristão para a rede de casais em sua igreja, você pode listar, por exemplo cinco a dez coisas simples que o casal pode fazer com prazer, como ir ao mercado com calma, deitar e ouvir louvores juntos por algum tempo, orar juntos, lerem o mesmo livro e conversarem sobre o que estão aprendendo com a leitura etc. 

4- A felicidade no casamento, ao satisfazer o outro 

Um erro que muitos cometem ao se casarem e buscar sua felicidade, quando deveríamos ter por objetivo dar felicidade ao outro. Quando buscamos nossa felicidade, com o tempo ficamos insatisfeitos e frustrados, mas quando temos alegria em servir o outro, nossa fonte nunca se esgota, pois não tem como parar de servir ao outro. 

Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas. Mateus 7:12  

A comunicação é fundamental no casamento cristão. Saber o que o outro gosta é importante, justamente, para satisfazer o outro. Em seu esboço de pregação, você pode listar algumas coisas como deixar o outro ver televisão quando você também quer ver (mas não sair para o computador ou outra tv, mas verem juntos mesmo um programa que você não gosta muito, só para fazer companhia para seu cônjuge), fazer um almoço ou janta especial, fazer uma tarefa no lar que o outro costuma fazer etc. 

5- Voltando ao início 

Assim como na própria fé, o casamento cristão deve sempre ter o desejo de voltar “ao primeiro amor”. Marido e mulher precisam ter prazer em conquistar, e reconquistar, um ao outro diariamente, com gestos de bondade, carinho, mudança de caráter, mudança de postura e esforço em abrir mão de sua vontade para agradar o outro. 

Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no princípio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar. Apocalipse 2:5  

Apesar do versículo acima não ser especificamente sobre o casamento, podemos ler a orientação de que devemos nos arrepender de hábitos errados, para que a luz em nossa vida, a presença de Deus, não nos seja tirada. Devemos fazer o que fazíamos no começo, servir com amor, resolver as coisas sem murmuração, ter a boa vontade de abrir mão de nossas vontades egoístas, ter disposição para ouvir e mudar o que precisa ser mudado. 

6- Admiração 

Por fim, o casal precisa sempre se admirar. Ninguém quer conviver com alguém que não acha interessante. Se uma mulher acha seu marido egoísta e impositivo, com o tempo, vai se cansar e seu “radar” para encontrar alguém mais carinhoso e gentil vai ser acionado sem que ela mesma perceba. Por isso, muitas pessoas casadas se sentem atraídas por outras, pois começam a admirar algo que não encontram em seu cônjuge. 

Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou, amorosa como uma corça, graciosa como uma cabra selvagem. Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz! Provérbios 5:18-19  

Para mantar a felicidade no casamento, precisamos manter nossa admiração pela esposa, ou pelo marido, e nos esforçarmos para ser alguém admirável ao nosso parceiro. Por isso, a comunicação é fundamental, para que o casal saiba o que o outro gosta, o que precisa ser melhorado, o que precisamos mudar. 

Esperamos que estes seis passos para obter a felicidade no casamento cristão ajudem você a ter um relacionamento saudável e duradouro com seu cônjuge. 

Temos dezenas de outros textos para fortalecer o casamento cristão. Eis alguns exemplos. 

 

 
Compartilhe

Um comentário em “6 passos para obter a felicidade no casamento cristão 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *