fbpx

A importância da busca do Espírito Santo em casal

A importância da busca do Espírito Santo em casal

Este texto sobre a busca do Espírito Santo é fundamental para casais, líderes de casais e reflexão pessoal. Nos faz pensar sobre nossa responsabilidade em realizar uma busca em família pelo agir do Espírito Santo. A Bíblia nos orienta que a salvação é individual (Romanos 14:12), mas quando vivemos em família, devemos buscar juntos o mesmo compromisso. Por isso, o relacionamento com pessoas que tenham a mesma fé que nós é tão importante. Além disso, com ajuda do Espírito Santo é possível criar um ambiente de amor e comunhão em nosso lar, onde podemos ser referência de cristianismo um para o outro. 

Não importa se você é novo na fé, ou já tem anos de igreja, a busca do Espírito Santo é uma constante no relacionamento cristão. Quem já experimentou Seu poder sabe como é impactante na vida de uma pessoa essa ação sobrenatural. Agora, poder aplicar isso em nossa família, começando pelo casal, é uma excelente forma de trazer para nossa casa o ambiente que somente o Senhor pode oferecer em nossa rotina. Com uma sociedade conturbada e uma rotina de trabalho, muitas vezes cansativa e extenuante, nosso lar precisa ser um lugar de refúgio, de paz; deve ser um local propício à busca do Espírito Santo. 

Mesmo nível 

Convivendo há anos na igreja, é possível observar que em alguns casos, o “nível” de fé, vamos dizer assim, entre marido e mulher é bem diferente. Claro que existem casais que se converteram em épocas diferentes e que apenas um cônjuge é cristão, mas não nos referimos a estas situações. Casais com tempos semelhantes de conversão e de vida cristã que possuem vidas cristãs distintas não são raros de serem vistos na igreja. Normalmente, é a esposa que busca mais de Deus, que se envolve na obra e que busca o agir de Deus com mais empenho. Precisamos adotar em nosso lar, um nível equilibrado de busca pela santidade. 

Marido e mulher precisam ter o mesmo compromisso na busca do Espírito Santo. As rotinas são diferentes, os trabalhos, a dedicação ao lar, principalmente quando já se tem filhos, mas é preciso que ambos tenham a disposição de se envolverem mais com a vida espiritual, lendo a Bíblia, orando, frequentando a igreja, lendo livros cristãos e se esvaziando de outras coisas como novela, futebol ou vídeo games. 

Louvor 

Uma boa maneira de começar a busca do Espírito Santo como casal é através de louvores. Ouvindo em casa, no carro. A todo momento, ao invés de televisores ligados como plano de fundo, funcionando como “som ambiente”, podemos deixar um louvor ligado.  

Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão. Salmos 34:1 

O casal deve ter em sua rotina o hábito de ouvir louvores e até conversarem sobre isso. Um informar ao outro uma música nova que ouviu e gostou. Um perguntar pro outro que cantor, ou que banda cristã, ele(a) gosta. Pequenas conversas e perguntas sobre louvor e adoração ajudam o casal a alinhar seus pensamentos e atitudes em relação a isso.  

Oração e gratidão 

O casal também precisa se dedicar à oração. Ambos precisam saber que é bom orar sozinho, mas também é bom orar como casais. Assim, durante este período, conversam um pouco sobre suas aflições, sobre seus anseios e sobre suas expectativas. Quando oramos sozinhos, entregamos nosso coração a Deus de uma forma mais íntima, mas quando oramos com mais alguém estamos abrindo nosso coração a outra pessoa, e também estamos conhecendo melhor a outra pessoa. 

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. 1 Pedro 5:7 

Durante o período de oração, o casal tem a oportunidade de demonstrar um coração grato, se desprendendo de suas ansiedades. Enquanto oram juntos, um aconselha o outro, um acalma o outro; quebrantamos nosso coração. O casal pode aproveitar o momento para pedirem para serem cheios do Espírito de Deus. 

Além da oração em dupla, o casal deve ter um tempo para que orem a sós. Com a rotina de oração, a família vai aprendendo a separar seu tempo para oração em família (ou em casal, no nosso caso), um tempo para oração sozinho e assim por diante. 

Lar cheio do Espírito 

Em Efésios 5, provavelmente o texto mais conhecido sobre o relacionamento marido-mulher, Paulo lista os deveres do marido e os deveres das esposas. No entanto, tudo parte do princípio da busca do Espírito Santo. 

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito. Efésios 5:18 

Quando marido e mulher se empenham em se encherem do Espírito de Deus, praticar os ensinamentos de Paulo fica mais fácil, pois o próprio Espírito nos guia a tomar nossas decisões e a agir conforme a vontade do Eterno. 

Quando ambos buscam ao Senhor com a mesma intensidade, o lar se torna um ambiente agradável e propício à manifestação do poder de Deus. O casal que pratica a busca do Espírito Santo em unidade vai colher os frutos também em conjunto, em um ambiente mais saudável, amistoso e pacífico. Além disso, quanto mais uma família se dedica em conhecer o Senhor, mais todos se engajam em se apoiarem e se ajudarem a manter esta rotina no lar. 

A rotina

A rotina que começa pelo casal, inevitavelmente se estende aos filhos. Independentemente da idade, filhos que observam seus pais em um relacionamento saudável vão buscar o mesmo para si. Os pais vão poder deixar uma herança aos seus filhos de busca pela santidade e por consagração a Deus, que só vai firmar ainda mais a fé do filho. 

A busca do Espírito Santo em casal faz o relacionamento se fortalecer e amadurecer. Ambos começam a trabalhar com um propósito, com um objetivo em comum, a manifestação da glória de Deus. 

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. Efésios 5:21 

A ação de Deus no lar faz que a família tenha um modo de viver que valoriza a paz, a boa relação de uns com os outros. O amor ao próximo é a principal característica do cristão, e isso começa em casa. Sujeitar um ao outro é a melhor forma de demonstrar que estamos com um coração disposto ao agir de Deus. A busca do Espírito Santo também tem essa responsabilidade diária, de demonstrar nosso amor e respeito em casal, um pelo outro. 

Se você tem, em sua casa, uma rotina de busca do Espírito Santo em casal que queira compartilhar, deixe seu comentário e compartilhe com outros leitores, como é possível trazer para casa um ambiente favorável à manifestação da glória de Deus. 

Leia também:

 
Compartilhe

Um comentário em “A importância da busca do Espírito Santo em casal

  1. Prezados/as, aprendi muito com este estudo.
    Hoje à noite, teremos uma reflexão sobre a ação do ESPIRTIO SANTO no casamento e este texto me ajudou a refletir sobre o meu próprio casamento. Agradecida.

     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *